Passar para o conteúdo principal

Gestão de Operações e de Informação e Análise de Big Data

O grupo de Gestão de Operações e de Informação e Análise de Big Data é um dos mais heterogéneos das oito áreas de investigação no CUBE, abarcando temas que vão desde a gestão de informação às operações, tecnologia, inovação e cadeias de fornecimento, até ao controlo e robótica. 

Os investigadores desta área no CUBE são autores de mais de 40 publicações em revistas científicas desde 2013, incluindo em revistas científicas de topo, como a Information Systems Research, a Management Science, a Management Information Systems Quarterly, a Research Policy ou o Strategic Management Journal. O seu trabalho já foi reconhecido com prémios prestigiados, incluindo, recentemente, dois Best Track Paper Awards da Association of Information Systems em 2017 para Miguel Godinho de Matos e Filipa Reis, uma menção honrosa da Manufacturing & Service Operations Management na sua "Practice-Based Competition" para Laura Wagner em 2019, e ainda um prémio Sandy Slaughter Early Career Award, atribuído pela Informs a Miguel Godinho de Matos

Os membros do grupo de Gestão de Operações e Informação e Análise de Big Data também se fazem representar nalgumas das conferências internacionais mais importantes dos seus campos. Já foram convidados a dar palestras em escolas como a MIT Sloan, a Harvard Business School, a Cornell University, a Copehangen Business School ou a Rotterdam School of Management. A CATÓLICA-LISBON também já recebeu conferências nesta área, como a Open & User Innovation Conference em 2015, e o Digital Economy Workshop em 2019.

Principais áreas de investigação

Os temas variados de investigação abordados pelos membros deste grupo incluem, no caso de Miguel Godinho de Matos e Filipa Reis, as formas como a digitalização muda os comportamentos de compra dos consumidores e as estratégias de distribuição das empresas, usando a data science para retirar conclusões sobre as indústrias criativas ou as redes sociais.

Laura Wagner, por sua vez, estuda as operações das empresas e a forma como as responsabilidades após a compra afetam o seu negócio. Por exemplo, já estudou como as empresas poderiam aumentar os seus lucros em cenários em que os consumidores pudessem devolver produtos, ou como os problemas de qualidade e segurança que resultam da venda de contrafação podem ser mitigados através da inventoria, da adoção de tecnologia e da partilha de informação. 

O grupo também inclui a área de controlo e robótica, que é o foco de Pedro Encarnação e dos seus projetos sobre o uso de robôs para a inclusão de crianças com deficiência na sala de aula, ou sobre estratégias de controlo de Veículos Aéreos Não-Tripulados. 

Membros da equipa

Projetos

Título: The impact of digitization on creative industries
Investigador Principal (PI): Miguel Godinho de Matos
Financiamento: Private

Título: Big Data for Media: Supply, Demand and Consumer Retention in the Age of Big Data
Investigador Principal (PI): Miguel Godinho de Matos
Financiamento: Private

Título: UARPIE - Using Assistive Robots to Promote Inclusive Education / Utilização de robôs de apoio para promover a educação inclusiva
Investigador Principal (PI): Pedro Encarnação
Financiamento: FCT, Fundação PT. 

ALTA DIGITAL