Press News & Events

O ano ainda agora começou e já há uma mão cheia de desafios para os próximos meses

Terça, Fevereiro 6, 2018 - 10:36

A Católica Lisbon School of Business & Economics lançou um inquérito a cerca de 25 mil pessoas para apurar quais julgam ser os principais desafios para Portugal em 2018. Os inquiridos puderam ordenar por importância 15 temas.

Dos resultados, foi apurado que quase 55% dos respondentes escolhem o envelhecimento da população como desafio, mas a preocupação com este tema é maior entre os mais jovens. 54,3% dos respondentes referem a qualidade da justiça como um dos desafios principais. 45,7% dos respondentes manifestam preocupações com a competitividade das empresas. Quase 40% dos respondentes preocupam-se com a excessiva burocracia e 37% com a dependência do Estado.

Os desafios relacionados com a organização do Estado e a situação política do País não parecem ser a primeira preocupação dos respondentes (tirando obviamente a situação da justiça).

Os desafios relacionados com situação política externa também são remetidos para uma avaliação marginal (Brexit, situação em Espanha, refugiados, etc).

Os respondentes ao inquérito têm entre os 17 e os 71 anos, sendo que a média de idades é de 34.2. Da amostra, 43% são licenciados, 25% são mestrados, 28% concluíram apenas o secundário, 2% têm doutoramento e 2% apenas o ensino básico. Os respondentes com ensino superior estão maioritariamente no universo da economia e gestão.

Alguns dos desafios considerados mais prementes para o país este ano vão ser trabalhados pela Faculdade que, através da iniciativa Knowledge@CatólicaLisbon, pretende ser um veículo de divulgação do conhecimento científico que é produzido na Escola, com verdadeiro impacto na sociedade.

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...