Press News & Events

Ter uma “marca pessoal”: uma necessidade e não uma moda

Sexta, Outubro 6, 2017 - 16:01
Publicação
Observador

Ter uma “marca pessoal” deixou de ser uma moda para se tornar num dos factores críticos de sucesso para uma carreira e um dos principais aceleradores para ajudar a atingir os objectivos profissionais.

Imagine que o mercado de trabalho é uma grande superfície, onde as bolachas e os sumos deram lugar a uma panóplia de profissionais. Lá no meio, numa das prateleiras, está você. O que levaria uma empresa a escolhê-lo a si em vez da pessoa que está ao seu lado? O que é o caracteriza, o que é o que diferencia dos outros, que história tem para contar?

Cada vez mais, é preciso que encare a sua carreira como se fosse um produto (ou serviço) que quer vender às empresas com quem pretende colaborar. É muito interessante ver que esta tendência surge da crescente preferência dos profissionais em serem prestadores de serviços. Muitos recém-licenciados, e mesmo profissionais à procura de novos desafios, ou que pretendem “dar um salto” na sua carreira, preferem hoje ter uma relação com as empresas como freelancers e não como colaboradores internos. Esta é uma realidade que pode ser igualmente vantajosa para as empresas.

Neste contexto, assumir o controlo da sua carreira profissional, ser capaz de criar e saber gerir a sua “marca pessoal” são competências cruciais para aumentar o seu valor enquanto profissional e potenciar o seu sucesso. Ser uma marca exige saber exactamente:

  • Qual é a sua oferta de valor e o que o diferencia de outras “marcas pessoais”;
  • Qual é o custo da sua experiência e do seu percurso;
  • Que canais deve utilizar para vender a sua “marca” e que abordagem deve ter com cada um;
  • Como é que se deve “anunciar” e como é que deve comunicar a sua “marca”.

Para isso, é preciso conhecer-se muito bem, saber quais são as suas competências, adquirir ferramentas e técnicas de comunicação e entender como utilizar o marketing na sua “promoção pessoal”. É preciso saber que necessidade do mercado é que a sua marca vai colmatar (ou criar); estudar o mercado e a concorrência. E é fundamental conhecer bem o seu público-alvo: para saber como deve posicionar a sua marca, precisa definir a quem quer chegar, que empresas quer “atrair”, que lugar quer ocupar.

Existem múltiplas formas de promover a sua “marca pessoal”. O segredo está em saber qual é o mix certo para que a sua “marca” saia vencedora. Por exemplo, definindo quais são as redes sociais onde deve estar, que conteúdos deve partilhar, ou quem deve aceitar na sua rede. O mesmo acontece offline: escolher os eventos ou momentos onde a sua “marca” deve aparecer, encontrar outras “marcas” com quem possa fazer parcerias para aumentar o seu valor, ou identificar hipóteses de cross-selling.

Em síntese, ser uma “marca” forte exige contar uma história autêntica, coerente e que desperte alguma emoção ou curiosidade. Daí que, quando se fala sobre que novas competências devem os profissionais ter, o “personal branding” (ou marketing pessoal) será sem dúvida uma delas.

Num contexto difícil como o actual mercado de trabalho, não podemos dar-nos ao luxo de desperdiçar valor relativamente ao que somos enquanto profissionais, pelo que investir em formação que nos dê as ferramentas necessárias neste campo, faz todo o sentido.

Ter uma “marca pessoal” deixou de ser uma moda para se tornar num dos factores críticos de sucesso para uma carreira e um dos principais aceleradores que o pode ajudar a atingir os seus objectivos profissionais.

Isabel Viegas, Teaching Assistant at  Católica Lisbon School of Business & Economics

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...