Learn in Action é um programa obrigatório de desenvolvimento de carreira e competências técnicas, inserido nos planos de estudos, e projetado exclusivamente para nossos alunos de licenciatura. Desenvolve habilidades “práticas” que são um complemento crucial para o conhecimento académico e prepara os alunos para a entrada no mercado de trabalho.

No âmbito deste programa serão desenvolvidas uma série de competências pessoais, bem como a preparação para processos de recrutamento.

Os alunos terão ainda a possibilidade de participar em atividades extracurriculares que desenvolvem competências essenciais para um futuro profissional de sucesso: como estágios, projetos de voluntariado e empreendedorismo.

Planeia o Percurso antes das Inscrições!

Learn in Action é uma componente obrigatória do plano de estudos de todos os alunos de licenciatura. O processo de inscrição decorrerá no inicio de cada trimestre.

De forma a poder completar este requisito os alunos do intake 2018 (e anteriores) devem seguir o percurso definido no seu plano curricular. Consulte o seu plano de estudos aqui e a progressão do seu percurso aqui.

Os alunos do intake 2019 (e seguintes) também devem cumprir um percurso previamente definido (ver quadro mais abaixo), bem como, completar 42 pontos. Podem consultar o número de pontos acumulados aqui e a progressão do seu percurso aqui.

Deverá aceder à  plataforma careerNETwork para se inscrever nas atividades, obter mais informações sobre o processo de pontos atribuídos a cada atividade, consultar os horários, bem como consultar o progresso face à conclusão do programa. Caso não se recorde das suas credenciais de acesso, use o seu e-mail pessoal e clique " Forgot Password", ou deverá entrar em contacto com learninaction.clsbe@ucp.pt.

Depois de se inscrever nos workshops na plataforma careerNETwork, terá de aceder à plataforma Academy para frequentar os workshops.

Após a inscrição nos workshops no careerNETwork, terão de aceder à plataforma Academy para verificarem a informação necessária para os frequentar . Se já se encontram registados no Academy, tenham atenção que a conta de acesso foi atualizada para o novo email institucional (s-nsurname@ucp.pt). Se ainda não criaram conta nesta plataforma, deverão registar-se com o novo email (s-nsurname@ucp.pt) para aceder aos workshops.

Se desconhecerem o vosso email institucional, por favor, verifiquem no E-sca. Por favor, não se esqueçam de o redirecionar para o vosso email pessoal, pois as informações sobre os workshops serão enviadas para lá.

As atividades podem ter diferente duração e irão decorrer em formato blended (misto) com momentos de atividade assíncronos e / ou síncronos. Em momentos assíncronos, deverá realizar as tarefas ao seu próprio ritmo respeitando os prazos definidos pelo formador ou pela empresa. Os momentos síncronos exigirão que esteja presente na data e hora definidas numa sala/ espaço físico ou numa sessão online (Zoom, Teams ou outra plataforma de videoconferência).

Os workshops serão lecionados num sistema híbrido semelhante ao das aulas. Se no dia do workshop tiverem aulas presenciais, deverão assistir ao workshop na sala de aula, se tiverem aulas online, deverão assistir ao workshop online. Por favor, verifiquem o vosso turno com o Student Affairs undergrad.affairs.clsbe@ucp.pt

Para regras e diretrizes mais detalhadas do Learn in Action, consulte o nosso manual aqui.

Consulte a tipologia de eventos abaixo e a oferta em cada trimestre aqui e aqui

Att.: Os alunos não irão receber pontos por workshops repetidos, que já tenham frequentado anteriormente e pelos quais já receberam pontos/ ECTS uma vez.

Explora por Tipo de Actividade

ic-file Created with Sketch.
CV O CV é uma ferramenta essencial para dar a connhecer a sua experiência de modo a que seja selecionado (para um estágio, um clube, um programa de mestrado ...). Deverá fazer o upload do seu currículo e obter feedback da sua advisor. Ou poderá inscrever-se num workshop e obter uma melhor compreensão de como se deve apresentar, bem como as suas experiências passadas.
ic-chat-2-avatars Created with Sketch.
Comunicação Oral e Escrita Familiarizar os alunos com as principais regras e técnicas práticas da comunicação empresarial, nomeadamente estruturação e técnicas de apresentação, por forma a que possam aplicar esses mesmos conhecimentos no dia a dia, nos respetivos trabalhos e, naturalmente, nas apresentações de carácter académico.
ic-team-women Created with Sketch.
Desenvolvimento Pessoal Conseguir um emprego e alcançar uma carreira de sucesso é um processo que envolve diversas competências pessoais. Durante este programa, os alunos terão a oportunidade de se concentrar em algumas destas compatências, escolhendo um (ou mais) workshops como negociação ou comunicação avançada.
ic-handshake Created with Sketch.
Recrutamento Ser selecionado, seja para um estágio, um clube ou um programa de mestrado requer preparação e as ferramentas certas. Os alunos poderão trabalhar o seu currículo, perfil no LinkedIn, preparação para entrevistas e aprender como abordar o mercado. Com uma abordagem prática, irão receber feedback sobre seu desempenho.
ic-loupe Created with Sketch.
Conhecimento de Mercado Informação é poder! Se quiser decidir qual será o seu próximo passo e/ou ser bem sucedido num processo de recrutamento, a melhor opção é obter o máximo de informações possível. Para obter este conhecimento, os alunos devem aprender a relacionar-se, participar em eventos em parceria com empresas, conhecer pessoas diferentes e envolverem-se em programas de estágios e projetos.

Segue o Percurso | Alunos Intake 2019 e 2020

Expand All Collapse all

Os alunos devem fazer o upload do CV na plataforma careerNETwork e obter a sua aprovação.

Através de teoria e exercícios práticos, nomeadamente apresentações seguidas de feedback individualizado, o workshop de Comunicação Oral e Escrita aborda, diversos temas como:

- Estruturação de ideias e apresentações;
- Adequação das mensagens (Audiência, Meio, Objetivo);
- Postura e linguagem gestual;
- Voz e dinamismo;
- Contacto visual;
- Erros comuns: bons e maus slides.

Consulte o syllabus aqui

Ao participar neste workshop, o aluno terá a oportunidade de aplicar as ferramentas de marketing na construção da sua marca pessoal/profissional.

Consulte o syllabus aqui


Este workshop oferece aos alunos uma introdução aos princípios básicos da teoria da negociação e exercícios de role-play aplicados à negociação. Os alunos irão aplicar ferramentas de negociação a uma negociação salarial.

Consulte o syllabus aqui

Um workshop intensivo, divertido e útil com muita Criatividade ... Este workshop parte da ideia de que todos são capazes de ser criativos; a tarefa é descobrir sua própria criatividade, treiná-la e aprender a usá-la.

Syllabus estará disponível brevemente


A gestão do tempo é uma preocupação muito atual. Embora seja uma tarefa difícil de levar a cabo, é possível fazê-lo com sucesso ajudando os alunos a melhor gerirem o stress de conciliar as diferentes facetas da sua vida através ferramentas e ideias para o fazerem de forma independente, sem que para isso tenham de abdicar de boas noites de sono.

Consulte o syllabus aqui

Este workshop está desenhado para transmitir aos alunos de Licenciatura e Mestrado conceitos sobre a preparação e construção do CV. Durante o workshop serão cobertas todas as secções que devem constar num CV e serão apresentadas estratégias para apresentar as experiências de forma clara e objetiva, orientada para a ação e resultados.

Consulte o syllabus aqui

Este workshop está desenhado para transmitir aos alunos de Licenciatura os principais conceitos sobre LinkedIn, para que estes possam criar e manter um perfil completo. No final da sessão, os alunos serão capazes de identificar o tipo de informação que devem incluir no perfil de LinkedIn e como o usar para se tornarem mais competitivos. O workshop está estruturado de forma essencialmente prática, com uma dimensão de exposição teórica breve.

Consulte o syllabus aqui

Este módulo está desenhado para dar aos alunos de Licenciatura ferramentas úteis para a preparação de entrevistas. No final da sessão, os alunos saberão o que devem fazer para garantirem que se destacam dos restantes candidatos e que conseguem o emprego. Com base numa metodologia essencialmente prática, os alunos podem simular as questões mais frequentemente utilizadas em entrevistas e receber feedback da sua performance.

Consulte o syllabus aqui.

Este workshop está desenhado para transmitir aos alunos de Licenciatura conceitos sobre como procurar um estágio.

Ao participar neste workshop, terá a oportunidade de descobrir por onde começar, que recursos tem à sua disposição e o que pode fazer para encontrar o estágio certo para si. Poderá ainda perceber como os processos de recrutamento funcionam e começar a preparar-se para as candidaturas, exponenciando assim as hipóteses de conseguir a posição que procura.

Consulte o syllabus aqui

Através da metodologia de entrevistas de exploração de mercado, é possível conhecer diferentes, funções, tarefas e percursos em diversos setores de atividade. Ao conversar com profissionais convidados sobre o seu percurso, os alunos ganharão novas perspetivas e estarão a enriquecer a sua rede de contactos.

Consulte o syllabus aqui.

Convidados que trabalham em diferentes funções compartilharão a sua experiência - o seu percurso, o que mais apreciam, o que é mais desafiador, como se preparam ... Espera-se que os alunos preparem perguntas e aproveitem esta oportunidade para esclarecer todas as dúvidas sobre possíveis funções.

Para mais informações clique aqui.

As empresas estarão presentes no campus e irão abrir as suas portas aos alunos, de modo a que estes possam ter uma melhor percepção de como se trabalha nestes locais, quais as ofertas que se encontram disponiveis e como se podem candidatar. Existe uma variedade de formatos e os alunos devem aproveitar esta oportunidade única para perceberem a sua futura àrea de especialização.

Consulte os eventos disponíveis aqui.

Experiências profissionais na área da gestão/economia, na sua maioria individuais, em empresas ou outras organizações, com um orientador de estágio.

Outras experiências, como por exemplo, participar em projetos de voluntariado, participar em clubes ou colaborar com departamentos da CATÓLICA-LISBON em atividades da Escola.

Segue o Percurso | Alunos Intake 2021

Expand All Collapse all

Os alunos devem fazer o upload do CV na plataforma careerNETwork e obter a sua aprovação.

Através de teoria e exercícios práticos, nomeadamente apresentações seguidas de feedback individualizado, o workshop de Comunicação Oral e Escrita aborda, diversos temas como:

- Estruturação de ideias e apresentações;
- Adequação das mensagens (Audiência, Meio, Objetivo);
- Postura e linguagem gestual;
- Voz e dinamismo;
- Contacto visual;
- Erros comuns: bons e maus slides.

Consulte o syllabus aqui

Este workshop está desenhado para transmitir aos alunos de Licenciatura e Mestrado conceitos sobre a preparação e construção do CV. Durante o workshop serão cobertas todas as secções que devem constar num CV e serão apresentadas estratégias para apresentar as experiências de forma clara e objetiva, orientada para a ação e resultados.

Consulte o syllabus aqui.

A gestão do tempo é uma preocupação muito atual. Embora seja uma tarefa difícil de levar a cabo, é possível fazê-lo com sucesso ajudando os alunos a melhor gerirem o stress de conciliar as diferentes facetas da sua vida através ferramentas e ideias para o fazerem de forma independente, sem que para isso tenham de abdicar de boas noites de sono.

Consulte o syllabus aqui.

Através da metodologia de entrevistas de exploração de mercado, é possível conhecer diferentes, funções, tarefas e percursos em diversos setores de atividade. Ao conversar com profissionais convidados sobre o seu percurso, os alunos ganharão novas perspetivas e estarão a enriquecer a sua rede de contactos.

Consulte o syllabus aqui.

Este workshop está desenhado para transmitir aos alunos de Licenciatura os principais conceitos sobre LinkedIn, para que estes possam criar e manter um perfil completo. No final da sessão, os alunos serão capazes de identificar o tipo de informação que devem incluir no perfil de LinkedIn e como o usar para se tornarem mais competitivos. O workshop está estruturado de forma essencialmente prática, com uma dimensão de exposição teórica breve.

Consulte o syllabus aqui.

Este módulo está desenhado para dar aos alunos de Licenciatura ferramentas úteis para a preparação de entrevistas. No final da sessão, os alunos saberão o que devem fazer para garantirem que se destacam dos restantes candidatos e que conseguem o emprego. Com base numa metodologia essencialmente prática, os alunos podem simular as questões mais frequentemente utilizadas em entrevistas e receber feedback da sua performance.

Consulte o syllabus aqui.

Este workshop está desenhado para transmitir aos alunos de Licenciatura conceitos sobre como procurar um estágio.

Ao participar neste workshop, terá a oportunidade de descobrir por onde começar, que recursos tem à sua disposição e o que pode fazer para encontrar o estágio certo para si. Poderá ainda perceber como os processos de recrutamento funcionam e começar a preparar-se para as candidaturas, exponenciando assim as hipóteses de conseguir a posição que procura.

Consulte o syllabus aqui.

Este workshop oferece aos alunos uma introdução aos princípios básicos da teoria da negociação e exercícios de role-play aplicados à negociação. Os alunos irão aplicar ferramentas de negociação a uma negociação salarial.

Consulte o syllabus aqui.

Convidados que trabalham em diferentes funções compartilharão a sua experiência - o seu percurso, o que mais apreciam, o que é mais desafiador, como se preparam ... Espera-se que os alunos preparem perguntas e aproveitem esta oportunidade para esclarecer todas as dúvidas sobre possíveis funções.

Para mais informações clique aqui.

As empresas estarão presentes no campus e irão abrir as suas portas aos alunos, de modo a que estes possam ter uma melhor perceção de como se trabalha nestes locais, quais as ofertas que se encontram disponíveis e como se podem candidatar. Existe uma variedade de formatos e os alunos devem aproveitar esta oportunidade única para perceberem a sua futura área de especialização.

Consulte os eventos disponíveis aqui.

Experiências profissionais na área da gestão/economia, na sua maioria individuais, em empresas ou outras organizações, com um orientador de estágio.

Outras experiências, como por exemplo, participar em projetos de voluntariado, participar em clubes ou colaborar com departamentos da CATÓLICA-LISBON em atividades da Escola.

Explora o Mercado de Trabalho | Validações de Experiência

Programa “Hands On” está integrado no Learn in Action da Licenciatura e visa o desenvolvimento, nos alunos, de competências fundamentais de “saber fazer” através de experiências de aprendizagem extra curriculares, nomeadamente da realização de estágios ou projetos.

Este tipo de experiências proporciona também aos alunos uma diferenciação do seu CV, tornando-o mais atrativo para os recrutadores.

Poderá obter informações sobre como validar as suas experiências aqui e validar as mesmas aqui.

Justificação de Faltas

As faltas de comparência a actividados do programa Learn in Action só serão validadas caso submeta para apreciação um comprovativo de ausência aqui

O formulário de justificação deve ser enviado dentro de dois dias após a data do workshop/ actividade de recrutamento. Caso necessário, os documentos comprovativos podem ser disponibilizados posteriormente, mas sempre dentro do prazo de 5 dias úteis após a data da atividade do workshop / actividade de recrutamento. No final desse período, a justificação de ausência será automaticamente declarada inválida.

Certificado

Uma vez que o Certificado de Conlusão de Licenciatura não enumera todas as atividades realizadas durante o programa Learn in Action, os alunos podem solicitar ao Careers & Talent Office que emita um Certificado Learn in Action que identifique todas essas informações.

Assim, após a sua graduação, os alunos podem solicitar este certificado específico enviando um e-mail para learninaction.clsbe@ucp.pt
 

  • Contact us
  • Information request
ALTA DIGITAL