Performance e Controlo de Gestão (PCG)

Formação de Executivos - Programas de Inscrição Aberta

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt

Tel: (+351) 217 214 220

22ª Edição: início a 25 de março de 2022

Horário: 6ª feiras, 17h-20h30 e sábados, 9h30-13h

Duração: 4 meses | total de 81 horas

candidaturas a decorrer

Apresentação

Este programa visa conferir aos participantes uma sensibilidade acrescida para a importância da Performance e Controlo de Gestão no sucesso das organizações modernas, num enquadramento caracterizado por mudança acelerada.

Será inicialmente abordada a dinâmica cíclica da gestão moderna relevando o papel preponderante dos Sistemas de Informação de Gestão no suporte do processo de tomada de decisão, mormente em organizações complexas e descentralizadas.

Neste contexto serão abordados temas como, A-B M (Activity based management), Análise de Contribuições por segmentos, Definição de Preços de Transferência Internos, Accountability, Orçamentalogia e Análise de Desvios, entre outros.

Desta vertente do Controlo, eminentemente financeira e retrospetiva, evoluir-se-á para uma abordagem estratégica do Controlo de Gestão na perspetiva da avaliação da performance, suportada em KPI's, com destaque para o tema de vanguarda, o Balanced Scorecard, sendo focadas, igualmente, neste contexto, as questões dos Incentivos e da Ética.

O programa encerrará com uma abordagem prospetiva das perspetivas e correspondentes tendências na conceção de modelos de Avaliação de Performance e Controlo de Gestão.

Principais Benefícios

• Facultar o domínio de critérios e métodos state-of-the-art para avaliação da performance;
  • Dotas as empresas com capacidades acrescidas na vertente estratégica do Controlo;
  • Estimular a aplicação prática das competências desenvolvidas na conceção e dinamização de modelos de Avaliação da Performance e Controlo de Gestão;
  • Contribuir para o reforço de uma cultura de rigor e excelência na gestão da empresa.

Metodologia

Assumindo uma orientação acentuadamente prática, o Programa de Performance e Controlo de Gestão visa o desenvolvimento de competências em avaliação da performance e controlo de gestão em duas vertentes fundamentais: o domínio das técnicas e instrumentos, e a "sensibilidade" indispensável à sua aplicação na resolução de situações concretas. Os temas a abordar são desenvolvidos por um corpo docente de elevada qualidade técnico-científica e longa experiência prática.

Testemunho

António Côrte-Real

Controller
Prysmian Group
Programa de Performance e Controlo de Gestão
"Aconselho vivamente a frequência do Programa de Performance e Controlo de Gestão para quem necessite e queira munir-se de um conjunto de ferramentas para uma melhor adaptação às constantes mutações e exigências do mercado."
ALTA DIGITAL