
Mariana Carreira
Alumna de Gestão 1988-94

Sou Mariana Carreira, licenciada em Gestão em 1994 pela CATÓLICA-LISBON. Comecei a minha carreira na Caixagest como gestora de fundos de investimento onde estive 3 anos; os 10 anos seguintes trabalhei numa empresa na área do retalho e representações em que fui responsável pela reorganização e modernização da área de retalho; lancei a rede de lojas de retalho monomarca de marcas internacionais e acabei por ser CFO dessa empresa até ao meu momento de mudança de Vida!!!
O que o levou a seguir um caminho diferente?
Depois de nascer o meu terceiro filho, decidi que não queria continuar a trabalhar da forma como trabalhava. Apesar de adorar números, descobri que o meu verdadeiro interesse estava nas pessoas. Sentia uma vontade crescente de transformar, de forma concreta e direta, a vida de outras pessoas. Mais do que um trabalho, procurava um propósito. Queria acordar todos os dias com entusiasmo, sabendo que estava a fazer algo significativo.

Sabia que queria fazer alguma coisa na área social ou para crianças ou para pessoas mais velhas. Decidi ir estudar e inscrevi-me num mestrado na Nova Medical School – Saúde e Envelhecimento… Ainda a fazer o mestrado fui desafiada para a Make-A-Wish, embora nada tivesse a ver com o que estava a estudar, achei que a missão da Make-A-Wish era transformadora. Em 2009 a MAKE-A-WISH não era conhecida em Portugal, mas era uma organização mundial com uma missão incrível. Com o apoio da minha família e amigos, aceitei o desafio. Assim começou uma jornada de 14 anos dedicados à realização de mais de 2.000 desejos, ajudando a transformar vidas. Esta experiência transformou-me profundamente como pessoa. O contacto diário com a fragilidade da vida mudou a minha forma de ver o mundo. Tornei-me mais grata, passei a valorizar o presente, a viver no aqui e agora. Entendi o verdadeiro impacto de ajudar e como isso nos faz bem — tornei-me mais generosa e mais focada no essencial. Acredito, hoje, que o que levamos desta vida são as relações, as pessoas com quem partilhamos momentos e interagimos. Aprendi a ver sempre o copo meio cheio e a encarar cada obstáculo não como um problema, mas como um desafio.
O seu "Lado C" Hoje...

Desde setembro de 2024 que deixei o dia a dia da MAKE-A-WISH. Faço agora parte do Conselho de Administração. Depois de 14 anos de intenso trabalho, construção e boas parcerias e amigos, achei que era tempo de construir outro projeto que, igualmente, pudesse transformar vidas.
Fui desafiada para “construir” uma nova Fundação ligada ao envelhecimento, ao combate à solidão das pessoas mais velhas e à Literacia para a Longevidade – a Fundação ALEGRIA DE VIVER que tem como missão trabalhar junto das comunidades proporcionando melhoria na qualidade de vida, conforto e momentos de alegria a pessoas seniores, combatendo a solidão e incentivando a um envelhecimento digno, ativo e saudável.
A minha formação na CATÓLICA-LISBON foi, sem dúvida, uma das grandes bases do meu percurso, tanto pessoal como profissional. A licenciatura em Gestão, complementada por programas executivos como o AMP, não só ampliou os meus conhecimentos técnicos, como também me permitiu construir uma rede de amizades e contactos que foram essenciais para o crescimento da Make-A-Wish e continuam a ser um apoio incondicional no desenvolvimento da Fundação Alegria de Viver.

O foco e a razão do nascimento da ALEGRIA DE VIVER foi o combate à solidão não desejada das pessoas mais velhas ajudando a encontrar o seu propósito de Vida. Acreditamos que, independentemente da idade, todos têm algo a ensinar e a oferecer à sua comunidade, mas a missão da Fundação quer ir mais além. A Fundação tem também como ambição repensar a forma como todos iremos viver a nossa Vida Longa, como vamos também pensar, projetar e planear todas as várias fases da Vida; educar e formar para a importância da harmonia entre as várias gerações; consciencializar que as opções que fazemos desde cedo terão consequências na qualidade de vida com que iremos viver a nossa longevidade. Queremos criar comunidades locais freguesia a freguesia – de entreajuda e interação intergeracional, garantindo que cada dia seja vivido com significado e propósito. O nosso compromisso é trabalhar incansavelmente para que “todos os dias contem”.

Acredito que a pessoa que sou hoje, foi marcada pela formação e pela rede de amigos e contatos que tive o privilégio de encontrar na CATÓLICA-LISBON. Aprendi a ser empreendedora, a ser resiliente, a ser persistente, ambiciosa, a perceber que tudo é possível, a ser focada a querer transformar o mundo e a nunca desistir dos meus sonhos!! E acreditar que JUNTOS podemos transformar VIDAS e fazer com que TODOS OS DIAS CONTEM!!!