Passar para o conteúdo principal

10 anos após a crise financeira - o que mudou?

No dia 17 de setembro, a CATÓLICA-LISBON lançou a nova iniciativa Dean’s Speaker Series, com um dos temas mais discutidos no momento.

Convidado por Nuno Fernandes, o nosso Diretor, para debater o tema "10 anos depois da crise financeira - o que mudou?", o convidado especial na primeira edição desta iniciativa foi o Ministro das Finanças e Presidente do Eurogrupo, Mário Centeno.

Num auditório a abarrotar, as duas distintas autoridades neste tema dispunham-se a efetuar uma análise detalhada da crise financeira que eclodiu em 2008 com a queda do Lehman Brothers, a crise do euro e a ajuda da troika. A conversa acabou por ser muito mais ampla e abordar também outras questões atuais e algumas tentativas de "futurologia financeira".

Mário Centeno começou por introduzir a questão da crise financeira e como esta de repente assumiu tais proporções que "forçaram" Portugal a solicitar assistência económica e financeira à "troika".

O ministro das Finanças também aproveitou a oportunidade para falar sobre as perspetivas atuais tanto em Portugal como internacionalmente. Para Mário Centeno, a pressão dos mercados financeiros em Itália certamente diminuirá quando os planos fiscais do governo para 2019 forem conhecidos.

O Presidente do Eurogrupo deixou uma nota de confiança, ao mesmo tempo que assegurou que esta pressão e desconfiança nos mercados não afetariam a dívida pública portuguesa.

O público envolveu-se muito ativamente com perguntas interessantes e atentas, levando a um agradável final depois de um dia agitado.

Fique atento ao próximo evento no início de novembro!

ALTA DIGITAL