O programa de Gestão de Produtos Digitais e IA da CATÓLICA-LISBON | Executive Education foi desenvolvido para capacitar gestores e profissionais a liderar a criação e gestão de produtos digitais numa era impulsionada pela Inteligência Artificial. Com uma duração total de 21 horas, o programa decorre em formato online e combina conhecimento estratégico, práticas aplicadas e metodologias inovadoras centradas no utilizador e potenciadas pela IA.

A Importância da Gestão de Produtos Digitais:

Segundo a Forbes, desde 2000 até 2020, cerca de 52% das empresas na lista Fortune 500 tornaram-se obsoletas, dado que muitas delas não tinham a capacidade de acompanhar a evolução digital. É, assim, vital que existam profissionais qualificados em desenvolver, lançar e gerir produtos digitais, podendo integrar este conhecimento no seu dia-a-dia, e contribuindo para que as suas organizações consigam acompanhar o rápido ritmo da transformação digital, obtendo vantagens em relação aos seus concorrentes.

 

Para quem é este programa?

Este programa é ideal para profissionais que:

O programa GPD-IA destina-se a gestores de produto, líderes de inovação, empreendedores e profissionais das áreas de tecnologia, marketing, design ou estratégia que pretendem adquirir uma visão integrada sobre a gestão de produtos digitais e o papel da Inteligência Artificial no desenvolvimento e crescimento de produtos.

Benefícios para si

  • Desenvolver competências de gestão de produto digital, desde a ideação à execução e crescimento;
  • Aplicar técnicas de Inteligência Artificial para otimizar processos de descoberta, prototipagem e decisão;
  • Compreender e aplicar frameworks de priorização, métricas de sucesso e estratégias de monetização;
  • Promover a liderança e a colaboração eficaz em equipas multifuncionais;
  • Capacitar profissionais para utilizar a IA como ferramenta de alavancagem estratégica e operacional.

 

Estrutura do Programa

Descubra os módulos de aprendizagem e liberte todo o seu potencial.

keyboard_arrow_up O papel do Product Manager e o trabalho com equipas multifuncionais
Setting the Pace
keyboard_arrow_up Compreender utilizadores e definir oportunidades
  • Principais competências digitais onde as organizações devem investir para tirar partido da revolução tecnológica;
  • Como tirar partido das novas tecnologias para transformar as organizações, tendo como objetivo aumentar as vendas, reduzir custos, ou criar novos negócios;
  • Principais competências digitais a considerar na transformação digital de uma organização;
  • Papel da experiência do cliente, a gestão de operações digitais e o modelo de negócio na transformação digital de uma organização.
keyboard_arrow_up Validação e prototipagem com IA e Vibe Coding
  • Visão e estratégia de um produto digital;
  • O que os potenciais clientes procuram em produtos digitais;
  • Desenhar um processo com o objectivo de traduzir as necessidades dos clientes em produtos que resolvem problemas, usando diferentes frameworks, tais como: Jobs-to-be-done, Personas, Entrevistas com users e Value proposition canvas.
keyboard_arrow_up Priorização, criação e execução de uma estratégia de produto
  • Criar e validar um protótipo com potenciais clientes do produto;
  • Metodologia de Design Thinking e processo de Design Sprint:
  • Problema / oportunidade;
  • Exploração de ideias e restrição de ideias à de maior potencial;
  • Criação de um storyboard, protótipo;
  • Condução de entrevistas com potenciais clientes para validar se o produto está a resolver o problema identificado;
  • Incorporação das descobertas num documento de requisitos do produto.
keyboard_arrow_up Gerir e ter sucesso numa equipa de produto
Desenvolver websites e aplicativos rapidamente e sem recorrer a programação.
keyboard_arrow_up Crescer em liderança de produto e usar IA para alavancar
keyboard_arrow_up Apresentações de grupo.
Metodologias de Desenvolvimento Agile (Scrum e Kanban) garantindo entregas contínuas segundo o roadmap definido.

Direção do Programa

 

Quer saber mais?

Contacte a program manager: