Tânia Sousa
E-mail: tania.sousa@ucp.pt
Tel: (+351) 217 227 801
1ª edição: início a 6 de maio de 2019
Calendário: download aqui
Horário: Seg. e Qua. 17h30 – 21h
Duração: 57 horas
Um dos grandes desafios das empresas da era digital, sejam start-ups, empresas criadas nesta década, ou empresas do século passado com processos de transformação digital bem sucedidos, é como conseguir lidar com um vasto conjunto de iniciativas digitais originárias em muitas áreas diferentes, de modo a conseguir “entregar” os projectos ao ritmo esperado, com a qualidade necessária, cumprindo a legislação existente e dentro do custo previsto.
Os métodos clássicos associados a abordagens waterfall, em que se esperava que fosse possível ter uma especificação rigorosa no início do desenvolvimento, não são de todo aplicáveis num mundo em que as soluções são custom-centered, orientadas a criar experiências de utilização competitivas. Ainda menos o são quando, em vez de produtos, se pretende desenvolver novos serviços digitais, requerendo a combinação de uma interface excelente com um conjunto de processos de back-office, de cujo bom desempenho fica a depender a experiência de utilizador final. A ponte entre o “negócio” e as equipas de desenvolvimento é cada vez mais dificil de estabelecer e frequentemente responsável por atrasos, atritos e no final resultados abaixo do desejado.
Adicionalmente, a utilização das novas tecnologias de inteligência artificial e big data origina novos problemas, nomeadamente no mundo da ética e dos direitos das pessoas, até agora inexistentes. A única forma de lidar com estas exigências é incluí-las no design desde o primeiro momento.
Olhando para as empresas lideres digitais, constata-se que fazem uso de competências que não faziam parte dos curricula até agora. Do design thinking à gestão de projecto Agile, do service design and prototyping ou strategic cost management, são disciplinas que emergiram e se consolidaram nos últimos anos, e são ferramentas indispensáveis neste novo mundo.
O Programa Digital Acceleration tem por objectivo dotar os participantes dos conhecimentos essenciais nestas novas áreas, capacitando-os para liderar desenvolvimento de novos produtos e serviços, ao longo de todo o ciclo de vida (from cradle to grave), introduzindo no momento certo a análise económica estratégica, de modo a tomar decisões informadas e sustentadas. Trata-se de um programa experiencial, em que os participantes são convidados a concretizar um projecto concreto, utilizando as ferramentas e métodos apresentados, até chegar a um protótipo real.
O programa é estruturado de modo a ter uma sequência de módulos que acompanha o desenvolvimento do Projecto, permitindo assim um entrusamento completo entre a prática e a teoria. Os momentos essenciais do método são vividos em aulas práticas, para geração de insigths, descoberta de soluções e teste dos protótipos.
Cada equipa tem um Coach que acompanha o projecto ao longo do tempo do Programa, até ao resultado final.
O Programa pressupõe que os participantes já têm ideias consolidadas de Digital Transformation e/ou de Design Thinking, conhecendo a linguagem e as ferramentas essenciais.
O âmbito alargado do programa permite desenvolver gestores capazes de desempenhar o papel de líderes digitais que terão um impacto profundo na execução da estratégia das organizações. Mais concretamente o Programa permite: