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Communication and Interpersonal Impact

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Executive Education - Programas de Inscrição Aberta

Ana Marisa Santos

E-mail: ana.marisa.santos@ucp.pt

Tel: (+351) 215 906 011

Mais informações

1ª Edição*: início a 13 de abril de 2021

Calendário: download aqui

*Candidaturas abertas até 6 de abril de 2021

Horário: 3ª feira, das 14H às 18H e 5ª feira, das 9H às 18H

Duração do Programa: 5 semanas | total de 46 horas
 

Apresentação

“Se falares a um homem numa linguagem que ele compreenda, a tua mensagem entra na sua cabeça. Se lhe falares na sua própria linguagem, a tua mensagem entra-lhe diretamente no coração. “

(Nelson Mandela)


Acontece a todos nós - quando achamos que temos tudo sob controlo da nossa função, de repente temos que:

  • Comunicar uma nova ideia a uma chefia...
  • Conseguir o apoio dos colegas para um projeto transversal...
  • Motivar a equipa para uma mudança...

E agora o que fazer? Será que estamos preparados para comunicar com qualquer pessoa na nossa organização? Será que sabemos adaptar o nosso estilo comunicacional ao estilo da outra pessoa? Será que conseguimos apresentar a nossa mensagem com impacto e de forma persuasiva?

Muitos de nós achamos que basta bom senso e experiência para lidar com estes desafios, mas infelizmente tal pode não ser suficiente. Existem princípios, estratégias e ferramentas que é fundamental conhecer para não corrermos o risco de termos muita experiência em cometer os mesmos erros de forma continuada. No entanto, até estes instrumentos têm as suas limitações, principalmente se não forem integrados num mindset diferente, numa nova forma de estar na vida organizacional em que se quer genuinamente compreender o outro e as suas necessidades para que assim sermos compreendidos, adotando uma lógica de cooperação criativa e criação de valor (coopetição).

Contudo, não sejamos ingénuos, este é um caminho com inúmeros obstáculos, dificuldades e desafios, onde os conflitos e os choques são inevitáveis, onde mais do que os evitar o que conta é geri-los, aprendendo com os erros e aceitando que não se trata de obter vitórias ou mitigar derrotas, mas sim de aproveitar oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem.

O primeiro passo para esta mudança de atitude é conhecermo-nos melhor a nós próprios, para assim percebermos quais os nossos pontos fortes bem como as nossas áreas de melhoria. Tal pressupõe uma atitude de genuíno desejo de desenvolvimento, obrigando a disciplina e compromisso pessoal para tentar em cada dia fazer diferente e melhor do que no dia anterior.

 

OBJETIVOS

  • Interiorizar a importância crucial das competências de relacionamento interpessoal;
  • Perceber o impacto da forma como comunicamos na capacidade de persuadir;
  • Saber verdadeiramente escutar para perceber e não apenas para responder;
  • Conseguir usar a empatia para compreender e transmitir emoções;
  • Saber alavancar a comunicação não-verbal para reforçar a mensagem;
  • Melhorar a forma como comunicamos de forma cooperativa em contexto virtual;
  • Conseguir gerir e resolver conflitos sem criar vencedores e vencidos.

 

METODOLOGIA

Para desenvolver competências comportamentais é necessário seguir uma metodologia que contemple os seguintes aspetos:

  • Compreender os conceitos que estão na base dessa competência;
  • Ter oportunidades para praticar essa competência;
  • Receber feedback;
  • Usar essa competência repetidamente para a adicionar ao reportório individual.

Sendo assim, este programa segue uma abordagem experiencial em que as competências e respetivos conceitos subjacentes são apresentados de forma estruturada e sequencial, proporcionando aos participantes múltiplos cenários de aplicação através de mini-casos, role-plays, vídeos pedagógicos e gamification (p.e. kahoot sessions). Estas atividades práticas permitirão que cada participante experiencie os conceitos, modelos e ferramentas apresentados nos vários módulos, recebendo feedback tantos dos outros participantes como dos docentes.

Para complementar e potenciar esta metodologia experiencial, o programa dispõe duma ferramenta de Feedback 360º que os participantes irão utilizar e analisar, nomeadamente numa sessão de coaching individual.

Testemunho

Victor Rezendes

Gerente
Agraçor, S.A.
Programa Avançado de Gestão para Executivos
"O PAGE, foi um marco na minha vida profissional!"

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