Ana Sofia Ventura

Interna de Medicina Interna
Hospital Fernando Fonseca
Programa de Gestão para Jovens Médicos

No momento atual de permanente e imprevisível reestruturação da área da Saúde, exige-se aos médicos, a par da prestação de cuidados de saúde de qualidade, que tenham uma compreensão alargada da medicina, nomeadamente da sua vertente sócio-económica, de forma a poderem ser parceiros ativos na liderança da gestão clínica e das organizações em que estão integrados. Neste sentido, torna-se premente a aquisição de novas competências nas áreas da gestão e economia dos cuidados de saúde, da gestão de pessoas e equipas, de liderança, decisão e preparação para a mudança.
A participação no YMLP, organizado por uma equipa e instituição de excelência, foi uma experiência excelente e que recomendo vivamente pois não só me deu um bom insight destas novas competências necessárias como me ofereceu uma nova perspetiva sobre aquele que deve ser o meu papel nas instituições da saúde: não apenas médica/operacional mas também elemento crítico, criativo e ativo na promoção de estratégias de mudança positiva, eficiente, responsável e eticamente aceitável, a bem do doente, da qualidade do serviço prestado e do próprio sistema de saúde.

David Cordeiro Sousa

Ophthalmology Internal, Hospital de Santa Maria
Young Medical Leaders Program

Tive a oportunidade de frequentar o YMLP durante o ano comum, alguns meses antes de escolher a especialidade. O sucesso em Medicina não é mais - se alguma vez o foi - ciência de um só homem, mas o resultado de uma optimizada rede de colaboração entre todos os que estão envolvidos na prestação de cuidados. A gestão em saúde é parte essencial dessa rede, e os gestores das unidades de saúde corresponsáveis no melhor cuidado do doente.

Ouvir, compreender, pensar e explorar os temas do curso, com docentes inspiradores e profissionais, permite desenvolver um visão diferente e complementar, que certamente influenciará as nossas decisões de futuro.

Numa palavra: fantástico!

Diana Penha

Radiology Intern, Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
Young Medical Leaders Program

No presente contexto da medicina moderna, os desafios que se colocam à classe médica não se limitam ao foro diagnóstico e terapêutico, mas estendem-se ao palco da gestão e liderança no conceito de um serviço médico de qualidade integrada com controlo eficaz do custo-beneficio e salvaguardando o interesse dos doentes. 

De facto, o YMLP desenvolvido por vários formadores de exímia qualidade e pedagogia, constituiu para mim jovem médica uma base estrutural fundamental. Foi através desta pós-graduação que interiorizei e consolidei conceitos de liderança, marketing, ética e trabalho em equipa. 

Por outro lado, através das especificidades ministradas de economia em saúde, modelos de financiamento e competências de gestão, considero que esta pós-graduação conferiu uma larga capacitação no desenvolvimento da critica construtiva, pró-activa e dirigida à inovação para o médico enquanto profissional holístico. 

Claramente recomendo e desafio todos os jovens médicos a mudarem o paradigma de pensamento e a aceitarem o impulso do YMLP, assumindo a aprendizagem, a inovação e a capacitação numa gestão médica de mudança.

Frederico Furriel

Assistente Hospitalar de Urologia
Centro Hospitalar de Leiria
Programa de Gestão para Jovens Médicos

Quando terminei o internato, apercebi-me que, apesar das bem exercitadas competências técnico-científicas médicas, me sentia pouco preparado para abordar outros desafios com que o médico moderno crescentemente se defronta: os desafios da gestão e optimização de um sistema de saúde cada vez mais exigente e em transformação constante. O curso YMLP pareceu-me uma excelente forma de abrir os meus horizontes para essas áreas, e foi uma aposta ganha. Pelo corpo docente entusiasta, pela interactividade das aulas, e pela partilha de experiências com os colegas, recomendo-o vivamente a qualquer jovem médico.

Magna Correia

Allergy and Clinical Immunology Resident
Hospital Central do Funchal, SESARAME. P.E.
Programa de Gestão para Jovens Médicos

São cada vez maiores os desafios inerentes ao Internato Médico em Portugal. Aliás, é do conhecimento geral que se exige cada vez mais, e mais precocemente, aos jovens médicos portugueses, uma consequência daquilo que tem sido a enorme evolução da Medicina e do Sistema Nacional de Saúde (SNS) ao longo dos últimos anos. Diariamente são lançados desafios constantes e como que de repente é-nos pedido que aprendamos não só a ser bons clínicos, mas também exímios investigadores, epidemiologistas, matemáticos e gestores. Gestor das nossas atividades clinicas, do material que temos à nossa disposição, dos espaços físicos e como não poderia deixar de ser do nosso próprio tempo! A frequência da 6ª edição do programa Young Medical Leaders Program (YMLP) constitui para mim a força motriz que necessitava para acompanhar esta mudança de paradigma. Com este programa pude compreender, integrar e consolidar muitas questões que pairavam na minha mente. Compreender o percurso e evolução do SNS em Portugal, bem como das Políticas e Economia em Saúde, conceitos inovadores de liderança, marketing, ética e trabalho em equipa entre outros foram os que mais me marcaram. Acredito que o YMLP me capacitou de ferramentas que não esquecerei e que levo comigo para a prática clínica do dia-a-dia. Termino lançando o repto a todos os jovens médicos a aceitarem o desafio da mudança e a preparem-se para ser os líderes do amanhã!

Miguel Bigotte Vieira

Internal Nephrology, Centro Hospitalar Lisboa Norte
Young Medical Leaders Program

O Young Medical Leaders Program destaca-se pela atualidade, importância e objetividade dos temas abordados tendo a garantia de qualidade da Católica Lisbon School of Business & Economics. Considero que me permitiu ter formação em disciplinas fundamentais para compreender a organização do sector da Saúde em Portugal. Realço a qualidade e o entusiasmo dos Formadores selecionados, que se destacam pelos seus sólidos conhecimentos teóricos e experiência prática em Gestão em Saúde.

Contactos

Formação de Executivos - Programas de Inscrição Aberta

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt

Tel: (+351) 217 214 220