Managing Difficult Conversations in Business

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Formação de Executivos - Programas de Inscrição Aberta

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt

Tel: (+351) 217 214 220

 

 

Mais informações

2ª edição: início em novembro de 2017

Calendário: brevemente disponível

Horário: 2 dias completos e 2 meios dias

Duração do programa: 24 horas

CANDIDATURAS A DECORRER

Apresentação

Uma das competências mais necessárias para um gestor é conseguir abordar questões difíceis de forma efectiva com os seus colaboradores, colegas, chefias, clientes, fornecedores, parceiros e outros stakeholders. Tal implica perceber perspectivas diferentes, abordar assuntos delicados e dar feedback honesto. Infelizmente, demasiadas vezes acabamos por evitar ou adiar a discussão destas questões difíceis, o que tem como resultado piorar ainda mais a situação. De facto, o que é mais importante – a fonte do desentendimento – normalmente não é óbvio nem fácil de abordar. No entanto, para fortalecer o relacionamento entre as pessoas, aumentar a motivação das equipas e conseguir melhores resultados organizacionais, torna-se essencial que os gestores consigam abordar o que realmente interessa tanto a nível interno com chefias, colegas e colaboradores, como a nível externo com clientes, fornecedores e parceiros.

Infelizmente muitos gestores respondem a este desafio com intenções vagas e generalistas como “vou manter a calma na conversa” ou “vou fazer o meu melhor”. Mas o resultado podem ser sucessivos erros cometidos com muita calma pois o nosso melhor pode não ser suficiente. Ou seja, boas intenções não chegam para resolver situações delicadas, é necessário juntar à boa vontade um conjunto de técnicas que assegurem que se discutem as questões verdadeiramente importantes sem destruir a relação entre as partes.
 

Desenvolver competências para lidar melhor com estas situações interpessoais desafiantes é assim o objectivo deste programa inovador, interactivo e baseado na mais recente ciência comportamental, em que os participantes irão conhecer, analisar e aplicar um método integrado baseado num conjunto de ferramentas de última geração decisivas para transformar uma conversa que tem tudo para correr mal numa conversa baseada no respeito mútuo e focada na resolução do problema.

Principais Benefícios

  • Transformar uma situação competitiva e potencialmente conflituosa numa situação cooperativa e focada na conciliação dos interesses;
  • Ultrapassar os pressupostos e preconceitos negativos associados a interacções interpessoais desafiantes;
  • Planear e conduzir uma conversa difícil;
  • Escutar para compreender perspectivas diferentes das nossas;
  • Aprender a usar as emoções como uma oportunidade para encontrar soluções criativas para benefício mútuo.