A resposta para superar os seus desafios pessoais e profissionais

Contactos

Formação de Executivos - Programas de Inscrição Aberta

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt

Tel: (+351) 217 214 220

 

 

Apresentação

A CATÓLICA-LISBON tem-se distinguido na partilha dos princípios e ferramentas que permitem aos gestores potenciar o sucesso em momentos-chave da sua tomada de decisão. Uma forte competência técnica continua a ser condição essencial de sucesso no contexto volátil e complexo em que vivemos, mas insuficiente. Simultaneamente cresce a necessidade do domínio de competências pessoais complementares, que permitem uma ação mais eficaz e adaptada a uma realidade em mudança rápida - individualmente e no trabalho com outras pessoas.

Procurando sempre inovar e acrescentar valor aos participantes dos seus programas, e acompanhando a tendência global na formação pós-graduada em gestão, a CATÓLICA-LISBON decidiu enriquecer a experiência de aprendizagem proporcionada aos seus alunos, alargando os métodos utilizados, para facilitar a transferência das ferramentas adquiridas ao longo destes cursos para o dia-a-dia de trabalho e proporcionando uma vivência mais rica e integrada dos conhecimentos.

O que é um Learning Group?

Os Learning Groups são uma metodologia de aprendizagem-ação (action learning), inovadora e flexível, que procura ir ao encontro das expectativas de melhoria e desenvolvimento permanentes dos participantes, criando condições para que cada participante encontre novas formas de pensar sobre si próprio, os outros e o que o rodeia: ver uma perspetiva mais alargada das situações, compreender melhor desafios complexos e que tipicamente não têm uma resposta certa, rever e explorar opções para ação, e aprender com a ação implementada entre sessões.

Num Learning Group (LG), um grupo de 6 a 8 pessoas reúne-se periodicamente para apoiar cada um dos participantes no atingimento dos seus objetivos de aprendizagem individuais. As sessões do grupo são facilitadas por um(a) coach e a aprendizagem é conseguida através da partilha de informação e experiências entre os presentes, e da interação gerada durante essa partilha.

Quais as vantagens de participar num Learning Group?

  • Alargar a compreensão dos seus desafios e as suas possibilidades de ação, colocando o seu desafio ao grupo e ouvindo questões, feedback e sugestões, beneficiando da discussão dos desafios dos seus pares;
  • Avançar na resolução ativa dos seus desafios específicos, discutindo a aplicação do conhecimento de forma concreta, colocando-os em ação entre sessões, e refletindo sobre o seu progresso na sessão seguinte;
  • Fortalecer as suas competências interpessoais e de Liderança – a investigação mostra-nos que os participantes dos Learning Groups desenvolvem a capacidade de questionar, escutar, empatizar e exprimir-se com maior clareza e síntese, sendo mais capazes de tomar decisões complexas.

Que desafios se adequam melhor a um learning group?

Cada participante definirá um objetivo de auto-desenvolvimento para o programa, considerando os seguintes critérios:

  • É importante para si e quer trabalhar sobre ele;
  • Pode ter um impacto positivo nas pessoas que o(a) rodeiam;
  • Sente que há espaço de melhoria;
  • É uma mudança que o implica a si: a sua maneira de sentir, pensar e fazer.

Exemplo de objetivos que poderá trabalhar no âmbitos dos Learning Groups:

  • Envolver mais outras pessoas de cujo trabalho depende;
  • Tornar a relação com a sua chefia e pares mais eficaz;
  • Criar um ambiente mais cooperante no seu grupo de trabalho;
  • Estabelecer relações mais positivas com a sua equipa;
  • Melhorar a sua capacidade de gestão do tempo e prioridades;
  • Conseguir mais equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional;
  • Gerir a sua carreira e desenvolver networking interno e externo;
  • Delegar e atingir resultados através de outras pessoas;
  • Criar e gerir uma mudança importante;
  • Gerir relações com múltiplos stakeholders.

Como decorrerá o Learning Group?

As sessões do LG serão facilitadas por um(a) coach e os participantes (6 a 8) serão responsáveis por apresentar os desafios que consideram mais relevantes para o desempenho da sua função.

Os grupos serão constituídos procurando equilibrar interesses comuns e complementaridade de experiências. Serão disponibilizados vários horários, e funcionarão os que convenham ao maior número de participantes.

Também poderão ser constituídos grupos específicos para empresas, através de proposta customizada.