Fixed Income Profiles and Strategies: A Deeper Analysis

Contactos

Formação de Executivos - Programas de Inscrição Aberta

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt

Tel: (+351) 217 214 220

 

 

Mais informações

6ª edição: início a 7 de abril de 2017

Calendário: download aqui

Horário: 6ª feiras e sábados, 9h30-13h e 14h-16h30

Duração do programa: 48,5 horas

candidaturas a decorrer

Apresentação

Este curso pretende o regresso aos fundamentos base de quantificação de risco para os instrumentos associados ao mercado obrigacionista. A atual crise financeira está a induzir uma alteração profunda na análise e gestão de risco por parte de todos os participantes no mercado. Neste sentido, os reguladores estão a elaborar um conjunto de novas regras que deverão minimizar o impacto potencial no balanço das instituições financeiras do andamento do ciclo económico.

Para os bancos, a entrada em vigor do acordo de Basileia III constitui um enorme desafio dado que irá exigir um melhor entendimento dos riscos associados ao valor de mercado dos ativos, ao conceito de probabilidade de incumprimento e à perda decorrente do mesmo de forma a mitigar as suas necessidades de capital e de liquidez.

Para as companhias de seguro, a regulamentação associada a Solvência II traduzir-se-á numa convergência entre as práticas atuárias e de mercado na determinação do valor das responsabilidades com impacto direto, mais uma vez, no capital e obrigando a exercício permanente de gestão entre ativos e passivos.

Por fim, para os tradicionais gestores de fundos e pequenos investidores o processo de acompanhamento de posições de investimento começa a requerer um maior conhecimento da atual dinâmica de mercado, em especial após os últimos desenvolvimentos decorrentes da recente vaga de inovação financeira.
 

Principais Benefícios

  • Os participantes adquirem um conjunto de conhecimentos relativos aos diferentes payouts oferecidos por esta classe de ativos, bem como experiência prática no processo de formação das decisões de investimento;
  • Neste sentido, após cada sessão teórica os participantes serão desafiados a modelizar os respetivos instrumentos financeiros e, partindo deste processo, a implementar uma estratégia de trading com um limite máximo para perdas (valor previamente definido pela metodologia de Value-at-Risk).

Reuters

A monitorização do desempenho da cada estratégia de trading será feita, partindo de movimentos reais de mercado, com recurso ao sistema de posições da Thomson Reuters Eikon. Os participantes terão formação, prestada pela própria Reuters, de como usar um terminal e de como proceder à contabilização de cada posição de trading. Por fim, a análise de correlação do desempenho entre os vários participantes será acompanhada de forma a estimular a criatividade dos mesmos.

 

Metodologia

As sessões decorrerão de uma forma bastante prática, tendo por objetivo a avaliação do desempenho das diferentes estratégias de trading de cada participante.

Testemunho

Nuno Coelho

Portfolio Manager
IGCP, E.P.E.
Fixed Income Profiles and Strategies: A Deeper Analysis
“Conciliando os conceitos teóricos com uma vertente mais prática e aplicada, através da construção de um portfolio simulado, o programa é essencial para nos capacitar e preparar para lidar com o novo contexto global e para ultrapassar os crescentes desafios do setor.”