Passar para o conteúdo principal

Data Science for Business

Contactos

Formação de Executivos - Programas de Inscrição Aberta

Mafalda Gato
E-mail: mgato@ucp.pt
Tel: (+351) 215 906 007

Mais informações

6ª edição*: início a 17 de fevereiro de 2022

*Candidaturas abertas até 10 de fevereiro de 2022

Horário: 5ª e 6ª feiras, 17h-21h e sábados, 9h00-13h00

Duração: 5 meses | total de 104 horas

CANDIDATURAS A DECORRER

Apresentação

Com o avanço dos sistemas de informação a quantidade de dados
disponíveis e relevantes para a atividades das empresas atingiu
dimensões incalculáveis, sendo por isso vital o seu tratamento
e análise para suportar decisões estratégicas
.

Este programa visa proporcionar aos analistas de dados uma visão
detalhada dos conceitos e metodologias de investigação científica que
incidem sobre o processamento e análise de Big Data e que podem
ser aplicadas e implementadas em contextos da indústria,
com impacto direto no desempenho das empresas.

O programa propõe a combinação de aulas teóricas com sessões práticas
estando desenhado para orientar os participantes ao longo das
fases típicas de um projeto de análise de dados
. Inicia com a
compreensão do negócio, seguindo-se a recolha de dados e interpretação
de estatísticas descritivas, passando para modelos de previsão simples
e avançados, concluindo com a elaboração de experiencias aleatórias
para tentar estabelecer efeitos causais de alterações de procedimentos
ou políticas empresariais.


Principais Benefícios

  • Aprender a utilizar sistemas de processamento de Big Data (Hadoop, Hive, Spark);
  • Aprender a utilizar uma infraestrutura de computação na cloud que é replicável em qualquer contexto empresarial;
  • Utilizar as mais recentes teorias de análise de dados, incluindo métodos de previsão e de dedução causal;
  • Utilizar uma linguagem de programação de estatística para pôr em prática os novos métodos de machine learning e modelação causal (linguagem R);
  • Saber como avaliar o valor dos ativos de dados da empresa e como medir o efeito das mudanças no seu negócio.

Metodologia

  • O curso é prático e experiencial, na medida em que envolve um caso de estudo do mundo real, onde os participantes são convidados a construir um modelo de machine learning, que preveja o comportamento dos consumidores, e a desenhar uma experiência que visa a implementação organizacional de uma campanha;
  • No final, é analisado o resultado da intervenção desenhada por forma a perceber o seu valor e impacto no negócio.

Avaliação

Os participantes, que optem por avaliação, devem realizar com sucesso todas as etapas da avaliação. A avaliação de conhecimentos compreende a preparação de um trabalho de grupo e a realização de dois exames, adequados à natureza e à estrutura do programa e dos respetivos módulos. O trabalho de grupo tem um peso de 50% na avaliação; os exames (parte I e II) totalizam um peso de 50%.


Certificação

Os participantes licenciados que optem pela avaliação e obtenham uma avaliação positiva no trabalho e nos dois exames (no mínimo 10, numa escala de 0 a 20 valores) e cumpram os requisitos mínimos de assiduidade (80% das sessões contabilizadas em termos do número total de horas do programa) receberão um diploma de Pós-Graduação, com a respetiva nota obtida.

Os participantes não licenciados ou que optem por não efetuar a avaliação, mas cumpram com os requisitos mínimos de assiduidade (80% das sessões contabilizadas em termos do número total de horas do programa), receberão um diploma da Formação de Executivos.


Miguel Godinho Matos, Diretor do Programa, apresenta alguns insights sobre Produtividade nas Empresas:

 
Miguel Godinho Matos, Diretor do Programa, apresenta alguns insights sobre Sistemas de Recomendação de Conteúdo:


Miguel Godinho Matos, Diretor do Programa, apresenta alguns insights sobre Supervised Learning:

 

ALTA DIGITAL