Passar para o conteúdo principal

Big Data: Data Science and Business Analytics

Contactos

Formação de Executivos - Programas de Inscrição Aberta

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt

Tel: (+351) 217 214 220

 

 

Mais informações

3ª edição: iniciou a 20 de abril de 2018
Calendário: download aqui

4ª edição: início a 5 de abril de 2019
Calendário: download aqui

Horário: 6ª feiras, 17h-21h e sábados, 9h30-13h30

Duração do programa: 70 horas

CANDIDATURAS A DECORRER

Apresentação

Com o avanço dos sistemas de informação a quantidade de dados
disponíveis e relevantes para a atividades das empresas atingiu
dimensões incalculáveis, sendo por isso vital o seu tratamento
e análise para suportar decisões estratégicas
.

Este programa visa proporcionar aos analistas de dados uma visão
detalhada dos conceitos e metodologias de investigação científica que
incidem sobre o processamento e análise de Big Data e que podem
ser aplicadas e implementadas em contextos da indústria,
com impacto direto no desempenho das empresas.

O programa propõe a combinação de aulas teóricas com sessões práticas
estando desenhado para orientar os participantes ao longo das
fases típicas de um projeto de análise de dados
. Inicia com a
compreensão do negócio, seguindo-se a recolha de dados e interpretação
de estatísticas descritivas, passando para modelos de previsão simples
e avançados, concluindo com a elaboração de experiencias aleatórias
para tentar estabelecer efeitos causais de alterações de procedimentos
ou políticas empresariais.


Principais Benefício

  • Aprender a utilizar sistemas de processamento de Big Data (Hadoop, Hive, Spark);
  • Aprender a utilizar uma infraestrutura de computação na cloud que é replicável em qualquer contexto empresarial;
  • Utilizar as mais recentes teorias de análise de dados, incluindo métodos de previsão e de dedução causal;
  • Utilizar uma linguagem de programação de estatística para pôr em prática os novos métodos de machine learning e modelação causal (linguagem R);
  • Saber como avaliar o valor dos ativos de dados da empresa e como medir o efeito das mudanças no seu negócio.

Metodologia

  • O curso é prático e experiencial, na medida em que envolve um caso de estudo do mundo real, onde os participantes são convidados a construir um modelo de machine learning, que preveja o comportamento dos consumidores, e a desenhar uma experiência que visa a implementação organizacional de uma campanha;
  • No final, é analisado o resultado da intervenção desenhada por forma a perceber o seu valor e impacto no negócio.