O investigador de ciência comportamental Richard Bagozzi, da Ross School of Business da Universidade do Michigan, estará de visita à CATÓLICA-LISBON na segunda-feira, 17 de junho, para dar um seminário sobre o papel emergente da neurociência e da genética na investigação em Marketing e Gestão. 

A investigação inovadora do professor Bagozzi nas áreas das emoções humanas, decisões, identidade social, ética e neurociência levou ao seu reconhecimento pela Thomson Reuters, em 2014, como estando entre 1% dos investigadores mais citados entre 2002 e 2012. O seu seminário na CATÓLICA-LISBON, que decorrerá no dia 17 de junho das 14:00 às 15:30 e faz parte da Série de Seminários do CUBE, será relativo ao seu trabalho nos campos da neurociência e genética. O seminário intitula-se "The Emerging Role of Neuroscience and Genetics in Management and Marketing", e terá lugar na sala 520-B, no segundo piso, aberto ao público em geral. 

O trabalho anterior de Richard Bagozzi neste campo inclui, por exemplo, os seus estudos com o co-autor Willem Verbeke, nos quais já analisaram os impactos do poliformismo genético ou de mudanças concretas no gene recetor de oxitocina no comportamento humano, especificamente no local de trabalho, no comportamento cooperativo ou na satisfação com o emprego. Esta investigação pode utilizar métodos como as ressonâncias magnéticas ou eletrocardiogramas em conjunto com investigação qualitativa ou experimental. 

Este seminário abordará, por exemplo, um estudo destes autores que coloca a hipótese de que os polimorfismos genéticos (mudanças em características específicas num gene em diferentes indivíduos de uma população) podem afetar a motivação e satisfação no trabalho. Concluem que as variantes de três genes que estudaram surtem de facto ym efeito no local de trabalho, interagindo com traços psicológicos. O papel dos genes nunca é uma explicação final: o ambiente e outros aspetos também têm papéis importantes, e estas interações estão no centro da investigação. 

Francesco Sguera, professor assistente da CATÓLICA-LISBON, convidou Richard Bagozzi a falar na Universidade. O professor Sguera, especialista em Comportamento Organizacional e liderança, obteve o seu doutoramento na Universidade de Bolonha e foi investigador convidado na Michigan Ross durante seis anos. 

Este semestre, Sguera e Bagozzi viram o seu mais recente trabalho conjunto, "What We Share is Who We Are and What We Do: How Emotional Intimacy Shapes Organizational Identification and Collaborative Behaviors”, ser aceite na revista Applied Psychology. Este artigo foca-se no papel da intimidade emocional entre membros de uma organização nas suas perceções e comportamentos. No passado, foram também co-autores, juntamente com outros colegas, do artigo “The More You Care, the Worthier I Feel, the Better I Behave: How and When Supervisor Support Influences (Un)Ethical Employee Behavior” no Journal of Business Ethics. 

Richard Bagozzi detém a posição de Dwight F. Benton Professor of Behavioral Science and Management na Ross School of Business, assim como um doutoramento da Northwestern University e honoris causae da Universidade de Lausanne, Suíça, Universidade de Antuérpia, Bélgica, e da Norwegian School of Economics. É ainda um associado fundador da American Marketing Association.