Na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, o investigador Clayton Critcher da universidade norte-americana de Berkeley Haas apresentará uma palestra na CATÓLICA-LISBON intitulada “Taking Another's Perspective: Consequences for Emotional Experiences and the Detection of Fake News”. O seminário é aberto a toda a comunidade académica e terá lugar às 14:00 na sala 526.
A palestra de Clayton Critcher vai focar-se na teoria construal - como indivíduos diferentes podem experienciar o mesmo estímulo de formas muito diferentes -; as possibilidades de induzir um 'vicarious construal effect' através do qual uma pessoa experiencia o estímulo através de uma perspetiva diferente; e as Fake News. Num dos seus artigos científicos recentes, Clayton Critcher demonstrou através de 11 estudos como pode acontecer este 'vicarious construal effect'. "Tentar entender a perspetiva de outra pessoa encorajava os participantes a relacionarem-se com um estímulo colocando perguntas diferentes ou hipóteses direcionais a si próprios, o que fez com que as suas próprias experiências do estímulo mudassem", escreve o autor no resumo desse artigo.
Clayton Critcher é Professor Associado de Marketing, Ciência Cognitiva e Psicologia na Berkeley Haas. A sua investigação em Psicologia Social foca-se na forma como as pessoas podem compreender-se a si próprias e aos outros, e como tomam decisões e fazem juízos em situações económicas, morais e sociais. Já recebeu prémios significativos pelo seu trabalho, incluindo o Sage Young Scholar Award em 2015 e o Science Editor’s Choice Award em 2014. O seu trabalho já foi destacado em meios de comunicação como o Mother Jones e a Pacific Standard Magazine.
Este seminário está integrado na série de seminários de investigação do CUBE, um fórum de apresentação de trabalhos de investigação em diferentes áreas da economia e gestão, que procura principalmente criar um ambiente de aprendizagem e troca de ideias sobre tópicos de investigação recente nestas áreas. Pode consultar um calendário dos próximos seminários e uma lista dos anteriores aqui.