
Eu sou...
O meu nome é Tomás Varela Pinto, tenho 32 anos e sou natural de Lisboa. Completei a minha formação académica na CATÓLICA-LISBON, tendo uma Licenciatura em Gestão e Administração de Empresas (2010-2013), e um Mestrado em Marketing Internacional (2014-2016). Iniciei a minha actividade profissional no Marketing de empresas do ramo hoteleiro e FMCG, procurando sempre uma ligação pessoal com cada uma delas. Quando isso não aconteceu, abri caminho para um mundo novo que, desde 2018, vivo apaixonadamente: ser empreendedor. Sou um apaixonado por qualquer manifestação de Arte, por História e histórias, passo muito tempo a escrever para autoconsumo, adoro jogar ténis, e posso dizer que sou um fiel católico (tanto de universidade como de religião :)).
Como surgiu o Tomás VP Storyteller?
Em 2016, quando terminei o meu Mestrado na Católica, parecia que a minha vida era perfeita: tinha encontrado um emprego no sector e área que eu queria, perto de casa e do ginásio; havia sido convidado para ser professor assistente na cadeira de Marketing I, e tinha as minhas pessoas por perto. No entanto, faltava algo… o tal “propósito”, o tal sentido de missão que preenche o coração. Com o passar do tempo, imbuído na rotina casa-trabalho / trabalho-casa, fui sentindo um grande vazio interior, uma frustração por estar fechado num escritório a fazer relatórios de Excel das 9h às 18h, sabendo que havia tanto mundo lá fora por descobrir. E comecei a questionar-me…
Até que, no dia 5 de Maio de 2017, o leão saiu da jaula. Decidi despedir-me desse emprego e parti para a aventura sem destino traçado; aventura essa que se resumia a fazer uma simples coisa: ir para as ruas de Lisboa falar com pessoas; interagir com elas, conhecer as suas histórias e criar vínculos especiais “do nada”. Por muito estranho que isto pareça, era aquilo que mais me amedrontava, mas também aquilo que mais me aliciava. E assim fiz. De mochila às costas, dirigi-me todos os dias aos bairros históricos da cidade à procura de “caçar” histórias, sabendo que iria ser um desafio tremendo pelas mais variadas razões (entre elas a minha timidez).
Resumindo: após um longo processo de tentativa-erro nas minhas abordagens, consegui que algumas benditas pessoas me confiassem o seu tempo e partilhassem a sua história, gerando assim uma conversa aberta, profunda e enriquecedora. E sempre que isso acontecia, o impacto humano era tão poderoso, a magia era tão contagiante, que eu pensava para mim: “Descobri um superpoder. Quero fazer isto para o resto da minha vida.” E assim nasceu, em 2018, a marca ‘Tomás VP Storyteller’: na altura trabalhando como criador de conteúdos a título pessoal e em agências criativas, e agora a 100% como formador de comunicação especializado em duas grande áreas: Marca Pessoal (Tomás VP) & Storytelling (Storyteller).
O que é o Tomás VP Storyteller?
O ‘Tomás VP Storyteller’ disponibiliza serviços de formação de comunicação e desenvolvimento pessoal, presencial e online, tanto para organizações como para particulares.
Visão: Criar experiências de formação inesquecíveis que permitam a cada pessoa valorizar o seu papel no mundo, descobrindo-o primeiro, e comunicando-o depois.
Propósito: Potenciar os superpoderes de cada pessoa, dotando-a de uma comunicação carismática e eficaz que a ajude a valorizar a sua marca nos mais diferentes contextos.
Proposta de valor: Plano de sessões individuais estabelecido de acordo com os objectivos e necessidades de cada formando, em que serão trabalhadas técnicas criativas de comunicação com vista a i) construir e valorizar a sua marca pessoal; ii) contar histórias cativantes para reforçar mensagens-chave; iii) promover relações mais humanas e harmoniosas com diferentes perfis de audiência (equipas, chefias, pares, clientes, etc.).
- Confidencialidade: o que acontece na sessão, fica na sessão;
- Excelência: acrescentar valor por um serviço de alfaiate – à medida de cada formando –, adoptando uma abordagem prática, pedagógica e qualificada;
- Humildade: eu não sei tudo e aprendo tanto ou mais do que os formandos;
- Autenticidade: é um produto “orgânico”, fruto das minhas vivências e que funciona;
- Diversão: as histórias são a plasticina dos adultos; vamos experimentar, inovar e aprender a divertirmo-nos com sentido.
Target: 1) B2B: PMEs da área da formação que procuram diversificar o seu portefólio com novas temáticas, e/ou que necessitam de um formador qualificado, experiente e que domine diversos idiomas, para integração em projectos específicos; 2) B2C: profissionais que, a título pessoal, desejam ter um “buddy/mentor” que lhes dê ferramentas úteis de uma forma simples, descomplicada e acessível, para melhorar as suas competências de comunicação e para se diferenciarem dentro das organizações em que trabalham, ou no próprio mercado de trabalho.
Canais: LinkedIn para primeiros contactos e marcação de sessões através do website.
Alguma curiosidade?
Coincidência ou não, a CATÓLICA-LISBON foi o meu primeiro grande cliente! É verdade. Em 2018, quando eu estava a dar os meus primeiros passos nesta jornada empreendedora, a Faculdade aceitou a minha proposta para leccionar um workshop dentro da oferta do Career Accelerator Lab (na altura Leadership Lab). O que é facto é que a parceria felizmente continua até aos dias de hoje. Neste caso, os alunos são convidados a preparar histórias pessoais para aplicação em entrevistas de emprego, ou em candidaturas a incubadoras de start-ups. Por sua vez, a Carla Rocha Comunicação (um dos meus principais clientes), surgiu a partir de um convite que fiz à Carla para estar presente nesse mesmo workshop da Católica.
Mas o que mais impressiona neste ofício é a diversidade: diversidade de estilos, profissões, temas, desafios, sempre com necessidades muito concretas. Os mais giros são aqueles muito cépticos, pouco dados a histórias e a comunicações coloridas porque sentem que perdem credibilidade ou assertividade na mensagem… Quando assim é, tenho de “evangelizá-los” de outra maneira :) Enfim, toda esta riqueza de realidades tem-me permitido, ao longo destes quase 7 anos, optimizar o meu processo de trabalho para poder transformar pessoas com o sentido de missão cumprida.
Sobre o Alumni Business Hub, a importância e porque decidiu participar?
Para mim, participar em qualquer iniciativa da CATÓLICA-LISBON é um enorme motivo de alegria. Como se viu pela minha história, a Faculdade tem tido um papel preponderante no meu crescimento pessoal e profissional, e sinto-me extremamente honrado por fazer parte desta comunidade. Além disso, este programa permite-me reatar laços com antigos colegas, conhecer pessoas com histórias incríveis e, sobretudo, retribuir à comunidade transformando-a à luz do Bem.
No Alumni Business Hub uma das condições para participar é a criação de uma oferta especial para os Alumni. Qual é a sua oferta para a comunidade?
É com todo o gosto que ofereço à comunidade alumni um desconto de 25% em qualquer sessão marcada comigo.
Oferta Exclusiva
O Tomás VP Storyteller criou uma oferta para toda a comunidade de Alumni:
25% de desconto em qualquer sessão.
Para usufruir desta oferta visite a página do Tomás VP Storyteller na Alumni Connect, aqui.
Contacte agora o Tomás VP Storyteller: Website
Conheça este empreendedor
Sonhos:
Maximizar os meus dons e talentos ao serviço do próximo.
O que é que move o seu coração:
Fazer o bem sem reservas e crescer em humildade, simplicidade e sabedoria.
Maior conquista:
Confiar em Deus, na minha história, lutar por ela e inspirar os demais a fazer o mesmo.
Maior Desafio:
Conciliar trabalho estratégico, operacional e criativo, reinventando-me todos os dias sem perder a sanidade mental.
A pergunta mais difícil:
Qual o próximo passo?
Livro que o marcou e porquê:
A Bíblia, porque me continua a marcar.
Frase que o inspira:
“Não ponhas um ponto final onde Deus pôs um ponto e vírgula.”