Cátedra em Empreendedorismo Social

A Cátedra em Empreendedorismo Social, criada no final de 2016 com a contratação para a CATÓLICA-LISBON do Professor Filipe Santos, reconhecido líder académico internacional nesta área, é uma aposta estratégica que pretende afirmar a CATÓLICA-LISBON como uma das escolas de negócios líderes na Europa nas áreas da inovação e empreendedorismo social.

O empreendedorismo social - processo de desenvolvimento de soluções sustentáveis para problemas negligenciados da sociedade - é uma das áreas em maior crescimento a nível mundial, recebendo particular interesse das novas gerações que procuram cada vez mais aliar os negócios ao impacto positivo na sociedade.

De acordo com Filipe Santos, "é hoje amplamente reconhecido que a promoção da inovação social é essencial para a prosperidade da nossa sociedade e a promoção de um crescimento económico mais sustentável e inclusivo. Promover a inovação social é empoderar os cidadãos para, de forma descentralizada, construirem soluções novas e eficazes para os problemas da sociedade, envolvendo nesse processo as entidades da economia social, as empresas e os Estado, em processos de cooperação inter-setorial. Esta cátedra irá desenvolver as bases de conhecimento e as ferramentas pedagógicas que ajudem a desenvolver um verdadeiro ecosistema de apoio à inovação social, afirmando Portugal como uma base atrativa para empreendedores sociais e um país líder na inovação social."

A investigação no âmbito da Cátedra foca-se nos desafios de crescimento dos projetos de impacto e na inovação em modelos de financiamento, criando bases científicas e práticas para um modelo de capitalismo que promova o impacto e a inclusão social. É também aprofundado o tema das parcerias intersetoriais, em particular como as empresas podem aprofundar a sua área de inovação social e como as Fundações desenvolvem atividades de investimento social e filantropia de impacto.

Filipe Santos está entre os estudiosos mais citados do mundo em empreendedorismo social e inovação social. Os seus módulos de Impact Bootcamps e Scaling Impact foram usados por mais de 4000 estudantes em todo o mundo, e o  seu livro de 2013, "O Manual para Transformar o Mundo", foi o primeiro do género em português.

A sua reflexão sobre o investimento social levou, em 2015, ao desenvolvimento e adoção da política pública de "Portugal Inovação Social", agora em análise para replicação pela Comissão Europeia.

Uma visão geral de dois anos:

Nos primeiros dois anos a Cátedra reforçou um conjunto de parcerias internacionais de relevo (BEI, EVPA, GSG, GSIC), desenvolveu programas de formação avançada pioneiros a nível mundial e aprofundou a formação dos alunos da Católica-Lisbon em empreendedorismo social e investimento de impacto, desde as licenciaturas aos Exeuctivos, contribuindo também para o ecosistema nacional de inovação social e para o desenvolvimento da Girl Move Academy.

Em conjunto com a Formação de Executivos, a Cátedra desenvolveu programas para formar empreendedores sociais e investidores sociais com o Banco Europeu de Investimentos (EIB SIT Impact Bootcamp), a Associação Europeia de Filantropia de Empreendimentos (EVPA - Scaling Impact for Social Investors) e Girl Move Academy.

Como resultado do grande potencial entre os participantes no segundo e terceiro EIB SIT Impact Bootcamps organizados em colaboração com a Católica-Lisbon, o Instituto EIB organizou sessões com de apresentação de high impact ventures, na conferência anual da EVPA em Oslo em 2017 e em Varsóvia em 2018 sob orientação do Professor Filipe Santos. As duas sessões conectaram os empreendedores sociais a mais de 100 investidores.

A reforçar os laços com a EVPA, a Católica-Lisbon foi anfitreã em 2017 e 2018 do Connect for Change, reunindo fundações corporativas e responsáveis da área de sustentabilidade para discutir como maximizar e alcançar impacto social com melhores estratégias de investimento.

A Cátedra em Empreendedorismo Social apoia iniciativas movidas por questões sociais e com foco de criação de impacto social positivo e estabeleceu recentemente um protocolo de parceria em nome da Católica-Lisbon School of Business and Economics para ser Parceiro de Educação do projecto lançado pela YourBestLife, fornecendo conhecimento e formação em inovação social.