Estrutura do Programa

keyboard_arrow_up Sessão 1 (1h): Warm up Session

Nesta sessão, irá compreender qual é o papel do Product Manager, aprenderá como avaliar e medir a oportunidade por detrás dos problemas, como criar inovação para distanciar-se da concorrência, e dominar as bases de forma a criar uma ambiciosa visão de produto.

keyboard_arrow_up Sessão 2 (6h): Product Vision & Strategy

Nesta sessão, vai compreender os mecanismos que os seus potenciais utilizadores utilizam quando procuram soluções digitais, como conceber um processo utilizando diferentes frameworks, tais como jobs-to-be-donepersonas e entrevistas a utilizadores, com o objetivo de traduzir as necessidades dos clientes em produtos que resolvam problemas.

keyboard_arrow_up Sessão 3 (12h): Workshop - Product Design Sprint

Definido o problema e identificada a oportunidade de mercado, é importante construir agora a solução desejável pelos utilizadores. 

Através de metodologias de Design Thinking, irá aprender a executar um Design Sprint, aproveitar o problema/oportunidade (com recurso ao trabalho das sessões anteriores), explorar as múltiplas ideias, para depois as reduzir até às mais convincentes, através de um processo de poderosos exercícios que culminarão num storyboard.

Depois disso, irá, juntamente com uma equipa, mapear todo este conceito através de um protótipo, conduzir uma pesquisa a utilizadores reais - com o objetivo de validar se o seu produto está a resolver «o problema» - refinar ideias e incorporar resultados na especificação final do produto, incluindo o documento dos requisitos do produto.

keyboard_arrow_up Sessão 4 (3h): Business Models

Durante esta sessão, irá explorar novas abordagens de modelos de negócio, utilizando a framework business model canvas. Este método permite realizar uma contínua re-examinação de todo o progresso e desenvolvimento que podem trazer inovação ao produto, de forma a que este possa prosperar e manter-se no mercado.

keyboard_arrow_up Sessão 5 (6h): Workshop - Product Development

Neste workshop, irá aprender a funcionar com metodologias de desenvolvimento, como Agile, Kanban e Scrum, e quais são os processos necessários para gerir o desenvolvimento e a fase de execução do produto. Vai ainda aferir conceitos como a gestão do fluxo de trabalho, user stories, critérios de aceitação, backlog de produtos, prioritização, planeamento em sprint e retrospetiva em sprint.

Irá também compreender quais são as soft skills necessárias para a colaboração entre equipas multifuncionais com outros stakeholders, e que vão guiar a equipa responsável de desenvolvimento de produto nos respetivos processos.

keyboard_arrow_up Sessão 6 (3h): Product Marketing and Growth

Nesta sessão, irá aprender a medir eficazmente se está a construir o produto certo, utilizando frameworks como OKRs e métricas de produto, assim como adquirir competências para lançar os seus produtos e alcançar «tração» da forma correta.

keyboard_arrow_up Sessão 7 (3h): Product Launch

Um novo produto necessita de «ganhar tração», ou seja, é fundamental que seja descoberto e usado pelos potenciais clientes e utilizadores. Neste workshop, irá usar a framework traction bullseye para priorizar os 3 canais de tração que aparentem ser os mais promissores, definir os testes e os resultados do processo.

keyboard_arrow_up Sessão 8 (3h): Final Capstone Projects Demo-day

Este é o dia em que, em equipa, será feita uma apresentação do fantástico produto final, de forma estruturada, concisa e atrativa para «o mercado».

keyboard_arrow_up Sessão 9 (8h): Productized Masterclasses

Todos os participantes marcarão presenca nas Productized Masterclasses, um evento de 2 dias com o objetivo de aprenderem com oradores de renome mundial, obter dicas práticas e contactarem com outros profissionais da área, ao mesmo tempo que se inspiram e aprendem sobre Produto Empresarial e Produto de Consumidor. Mais informações aqui.

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