Formato:
Blended
O programa “CiberSegurança para Empresas” foi concebido conjuntamente entre a CATÓLICA-LISBON e o TÉCNICO+ com o objetivo de promover uma visão dos riscos atuais associados às Tecnologias de Informação e das práticas de Gestão destinadas a proteger as organizações, abordando componentes tecnológicas e humanas dos sistemas de informação, com especial atenção às suas vulnerabilidades. São também identificados os riscos, assim como os recursos para os gerir, seguindo-se uma visão integrada da governance de todos esses recursos, com um foco particular nas pessoas. O programa termina com as atividades necessárias à criação de um plano de proteção dos sistemas informáticos no que diz respeito à CiberSegurança e também com um exercício da tomada de decisão sob pressão em caso de ataque.
A CiberSegurança é mais importante que nunca, tendo em conta a recente mudança de paradigma social e laboral. As organizações e indivíduos estão ainda mais dependentes de dispositivos digitais, sendo a internet o principal canal para trabalhar, para o contacto e partilha de informações entre equipas, amigos e famílias. Esta situação leva, inevitavelmente, a um aumento da exposição a ciberataques. Alguns exemplos: em abril 2020, a OMS informou que, desde o início da pandemia da COVID-19, houve um grande aumento no número de ciberataques direcionados aos seus colaboradores e em e-mails fraudulentos destinados ao público em geral; a Honda e a Life Healthcare foram também atingidas por ciberataques em junho 2020. Estes ataques causam sérios danos, que vão desde a perda de receitas a pedidos de resgate por parte dos hackers, que podem ascender a milhões de euros.
Em parceria com:
Este programa destina-se a todos os interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema para implementação nas suas organizações, ou que necessitem destes conhecimentos para a sua atividade profissional, nomeadamente:
Compreender os sistemas de informação atuais e suas principais vulnerabilidades.
Compreender a importância do fator humano na defesa da infraestrutura informática.
Tomar contacto com a cultura de ataque aos sistemas de informação.
Compreender a arquitetura da infraestrutura de sistema de informação a proteger.
Tomar contacto com as principais técnicas, abordagens e tecnologias usadas na proteção dos sistemas.
Saber como gerir o risco e o acesso às fontes de informação e organizações disponíveis para participar na defesa conjunta infraestrutura tecnológica.
Estar preparado para reagir a ataques aos sistemas de informação, nomeadamente na tomada de decisão em ambiente de crise.
Conhecer as soluções de governance mais apropriadas e as funções necessárias à gestão da CiberSegurança.
Saber desenhar e gerir um plano de CiberSegurança.
Andreia Hidalgo