- O que é a BAUC?
- Como e quando nasceu?
- Para que serve? Quais os seus objetivos?
- Como se estrutura o seu trabalho?
- Quem pode beneficiar dela e como?
- Por quem é dirigida?
- Que valor acrescenta relativamente a outras Business Angels?
- O que a diferencia?
- Já existem projetos que possam ser revelados?
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) promoveu, em 2017, uma Entidade Veículo para o investimento em projetos de empreendedorismo qualificado e criativo que venham a surgir no universo de pessoas ligadas à UCP e em particular à Católica Lisbon School of Business and Economics (CATÓLICA-LISBON), seja nas Licenciaturas, Mestrados, MBA ou Formação de Executivos – a Business Angels Universidade Católica, SA (BAUC).
Esta sociedade pretende potenciar e dinamizar ainda mais o atual ecossistema de empreendedorismo da Universidade Católica, que já inclui várias iniciativas relevantes desenvolvidas nos últimos anos, pelas diversas Faculdades, nomeadamente na fase de incentivo e apoio no lançamento de projetos inovadores de elevado potencial por parte de estudantes, não só numa perspetiva nacional, mas principalmente com uma perspetiva internacional.
A BAUC contribui para a criação de condições para dinamização projetos de empreendedorismo, nomeadamente no que respeita a:
- financiamento para o teste de ideias e modelos de negócio, nas fases prévias à criação de novas empresas;
- promoção da colaboração eficaz entre áreas de competência complementares - como a ciência, a tecnologia e a gestão – oferecendo mecanismos eficazes de fomento de equipas multidisciplinares que possam tornar-se equipas de fundadores de sucesso.
O objetivo prioritário da BAUC é o incentivo à criação de projetos, com investimento nas fases de pre-seed, seed e early stage.
A BAUC tem a vocação de investimento em startups que tenham origem na Universidade Católica, dando por isso prioridade aos negócios criados por alunos atuais, antigos alunos e membros do corpo docente.
Mas esta orientação não é exclusiva. A BAUC pode também investir em startups originadas por outro tipo de iniciativas, desde que sejam coerentes com a sua política de investimento.
Em termos sectoriais, dada a ligação privilegiada à Universidade Católica, será dado maior enfoque às suas áreas de especialização, nomeadamente: Ciências da Vida (MedTech), Fintech, Educação, Sustentabilidade, Turismo, Lifestyle e Mar.
Accionistas
Os acionistas da BAUC são empresários ligadas à própria Universidade – antigos alunos e docentes. Hoje são já 25.
A sociedade tem a ambição de crescer, no curto prazo, para responder à multiplicidade de oportunidades de investimento que se lhe apresentam.
A Universidade Católica está presente na sociedade através da Associação dos Antigos Alunos da CATÓLICA-LISBON.
Os corpos sociais da sociedade:
Conselho de Administração
- Sílvia Taveira de Almeida
- Emídio Pinheiro
- José Carlos Tudela Martins
- Paulo Vila Luz
-
Presidente da Mesa da Assembleia Geral
- Alexandre Relvas
Uma visão de “Smart Money” – Mentoria para além do investimento
Para um empreendedor, BAUC apresenta grandes vantagens competitivas face às suas congéneres. Além da proximidade ao ecossistema da Universidade, que facilita todo o processo de contacto, como também o acesso a uma pool de mentores de elevado nível que vão apoiar os novos negócios a vários níveis.
A mentoria dos novos negócios será prestada não só pelas pessoas incluídas nos Corpos Sociais da BAUC, mas também pelo universo de pessoas associadas à Universidade Católica Portuguesa e parcerias internacionais, destacando-se os professores que garantem um conhecimento teórico e técnico de excelência, bem como os acionistas que garantem uma experiência prática no desenvolvimento de projetos e negócios de âmbito nacional e internacional.
Estes mentores garantem uma elevada diversidade de competências e áreas de especialização, podendo prestar um apoio com impactos reais por sector de atividade, por fase de crescimento, por dimensão de negócio e mercado geográfico.
Por último, para apoio no desenvolvimento destes projetos, a EV irá recorrer às parcerias e networking já existentes atualmente no ecossistema da Universidade Católica Portuguesa, bem como a parcerias a estabelecer com outras entidades, nacionais e internacionais, que reforcem a capacidade de oferta de serviços próprios aos negócios em criação.
Sucesso na candidatura à Linha de Financiamento a Entidades Veículo de Business Angels, do IFD (Instituição Financeira para o Desenvolvimento, AS)
A BAUC concorreu com sucesso à segunda fase do concurso à linha de financiamento acima mencionada, promovida pelo IFD em 2017, cujo resultado foi publicado no segundo trimestre de 2018.
Projetos em curso
A BAUC está atualmente a analisar os projetos que virão a constituir os seus primeiros investimentos.
O empreendedorismo na Universidade Católica
É de realçar que existe já na UCP, e em particular na CATÓLICA-LISBON, um conjunto de iniciativas neste âmbito que levaram à criação de vários projetos de sucesso, seja no âmbito de alunos de licenciaturas e mestrados (eg. Uniplaces, Surfstoke, OLX) ou formação avançada. Por exemplo no âmbito do Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação (PAEGI) foram criadas várias empresas (e.g. AnubisNetworks, WyGroup, etc).
Também ao nível da investigação têm surgido projetos empreendedores relevantes. Porventura o projeto mais relevante é o Patient Innovation, que emergiu de um projeto de investigação sobre o papel dos pacientes como inovadores, tendo evoluído até ser já considerado “Non-Profit Health Startup of the Year 2016”.
E outras escolas e institutos da Universidade Católica têm igualmente um historial que serve de importante base para o projeto. O BioSpin, na Escola Superior de Biotecnologia conta já com uma incubadora de empresas que fomenta projetos empresariais desde 1994.
Existe ainda o MARE Startup – um consórcio lançado em 2015, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, o Fórum Oceano e a Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco e cujo objetivo passa pela promoção do empreendedorismo e inovação empresarial no mar, de forma a contribuir para o estímulo da economia do mar.