Programa de Especialização em E-Commerce

Programa online de 6 semanas

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No atual contexto disruptivo, o consumidor teve necessidade de abraçar o online. No entanto, assimetrias de competência e lacunas de oferta, tecnologia, infraestrutura e processos deste ecossistema marcaram em parte a experiência do cliente, o que fez com que as empresas que conseguissem responder de forma eficaz colhessem enormes benefícios. E se algumas empresas constataram que os ganhos potenciais são muito abrangentes e aceleraram os seus planos, outras não estiveram à altura deste desafio, tendo por isso de investir em tecnologia, processos, talento e competência digital, sob pena de perderem relevância.

Há muito ainda por fazer no e-commerce para responder de forma consistente às expectativas dos clientes, que estão mais do que nunca dispostos a gastar mais, e em mais categorias de produtos online. As boas notícias são que é mais fácil do que imaginamos! A tecnologia é abundante e acessível. As boas práticas são inúmeras e muito ricas.

Este programa visa assim capacitar líderes para responder de forma pragmática e eficaz a este enorme desafio, fazendo um call to action e proporcionando a implementação prática das competências adquiridas.

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Data de Início 23 de março de 2021
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Duração 6 semanas
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Preço 1.480€

Este programa é direcionado para

  • Profissionais de empresas de todas as dimensões que queiram reforçar as suas competências nesta área, de C level, 1a e 2as linhas;
  • Equipas digitais, comerciais e de gestão, bem como talentos que tenham sido identificados de alto potencial e empreendedores das mais variadas áreas.

Estrutura do Programa

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Esta 4ª revolução industrial, em que coincidem saltos tecnológicos substanciais nas mais variadas áreas, desde a biotecnologia, à física quântica, robótica, inteligência artificial, etc., está a causar mais mudanças do que as outras 3 revoluções juntas. Estamos a redefinir a própria essência da experiência humana. Ter a noção das oportunidades e desafios que daqui emergem é essencial para as pessoas e empresas.
Mais que um dispositivo, o smartphone é hoje uma extensão do nosso corpo, o nosso companheiro para as amizades, viagens, compras ou nos 10 segundos à espera pelo elevador. Mais do que uma janela para o mundo, é um guia do mundo até nós, ajustando-se continuamente à nossa localização, personalidade ou gostos. O novo consumidor é mais informado, mais participativo e mais exigente. Não tolera ofertas irrelevantes, atrasos ou quebras de serviço das marcas que o pretendem servir. Como é que uma marca se mantém então atual e relevante? Que processos, propostas de
valor e modelos de negócio são necessários para sobreviver na experience economy?
O smartphone mudou estruturalmente o comportamento das pessoas e dos consumidores. Representa agora a maioria do tráfego e do tempo passado online. Exploramos as oportunidades e melhores práticas para melhorar a experiencia do cliente em toda a sua Customer journey. A consequência será melhor conversão, engagement, NPS, e sustentabilidade das empresas.
Nesta sessão vamos criar um website em Shopify: começando por definir a estrutura ótima de uma página web, passando por algumas best practices e culminando com a utilização da plataforma em si.
Para que um negócio seja bem sucedido num mercado cada vez mais competitivo, é imperativo diferenciar-se dos seus concorrentes através da criação de uma Customer Experience superior. Investimentos em Data, Tech & Automation são cruciais para atingir esse objetivo.
O eCommerce está em acelerada evolução para tirar partido dos novos desenvolvimentos tecnológicos e do respetivo novo e vibrante ecossistema que daí resulta. Equipados com as melhores práticas de customer experience e ferramentas de plataformas de ecommerce, pagamentos, logística, motores de recomendação e personalização vamos conseguir acelerar o crescimento do ecommerce, tirando partido dos recém alterados comportamentos
do consumidor que vão perdurar do novo normal.
Na segunda sessão sobre Shopify, vamos discutir tópicos de otimização de um website, tanto ao nível de SEO como da experiência do utilizador, colocando os mesmos em prática no website previamente construído em Shopify.
A abordagem ao marketing digital e à aquisição de clientes é significativamente diferente entre os pure players e os brick and mortar. Neste módulo, vamos explorar as diferenças entre as suas estruturas organizacionais, entre os seus KPIs/objectivos, entre as suas abordagens contabilísticas (custo comercial vs investimento de marketing) e entre o tipo de talento/skills necessários em cada uma delas. No final, ficará com um entendimento claro sobre as principais vantagens e desvantagens de cada modelo.
Compreender o seu público-alvo e a base de clientes dá aos negócios o poder de definir claramente as suas High Value Audiences e otimizar o seu envolvimento com campanhas de marketing de conteúdo eficazes e estratégias de vendas que enfocam exatamente quem são seus clientes e o que procuram, onde estão e com que frequência fazem compras -
ajudando a melhorar a retenção de clientes, a fidelidade e a aumentar as vendas gerais.
Na terceira sessão prática, falaremos de como podemos promover o website construído junto do público-alvo adequado, recorrendo a técnicas de segmentação das audiências e à definição de conteúdo personalizado.
O eCommerce moderno exige novas ferramentas, novas práticas de campanhas, audiências mais granulares e funis de conversão mais robustos, inteligentes e personalizados. Incorporar isso no design e na performance dos nossos ativos digitais é essencial para termos uma interação com o cliente de natureza menos transacional e mais relacional tendo em conta o seu potencial de Lifetime Value, que trará mais benefícios de
relevância e utilidade, traduzidos em mais margem e rentabilidade.
Para que se construa um profundo entendimento do consumidor, é fundamental a construção de um processo de recolha de dados de todas as áreas que têm impacto no negócio e usar essas informações para compreender as tendências e a mudança no comportamento dos consumidores para tomar decisões baseadas em dados que irão gerar
mais vendas online.
Internacionalizar no mundo online é hoje a razão de ser da maioria das startups bem sucedidas que causaram a disrupção de setores inteiros. No entanto, para empresas mais tradicionais ainda é um processo difícil. Tirar partido das novas ferramentas, melhores práticas e ecossistemas inerentes é essencial para conseguirmos escalar os negócios, acedendo a oportunidades substanciais em novos mercados. Tornar natural e data driven este processo, é reforçar a competitividade, resiliência e sustentabilidade das nossas
empresas, numa altura que queremos despoletar uma recuperação económica acelerada.
A liderança de equipas num ambiente mais digital, experimental, ambíguo, diverso, remoto, transparente e colaborativo é uma experiência muito diferente. Para serem bem sucedidos neste novo normal, os líderes e as suas equipas devem estar conscientes do que mudou e ser equipados com novas ferramentas para lidar com os seus desafios e melhorar a sua
eficácia e satisfação.
O e-commerce é um meio para servir um fim: personalizar a oferta, gerar atos de consumo, servir o cliente e, se possível, gerar lucro. As empresas que melhor o aplicam seguem um propósito e um caminho que são seus, que
respeita a sua história e cultura e que cria valor para os seus consumidores. One size does not fit all. O que funciona num setor, geografia ou organização poderá não servir noutros.

Principais Benefícios

  • Capacitar líderes de empresas para um e-commerce à altura das atuais expectativas;
  • Reforçar as responsabilidades do e-commerce face aos novos clientes e hábitos de consumo em várias categorias e setores;
  • Partilhar insights e alavancas chave para construir business plans bem-sucedidos;
  • Desmistificar a complexidade do ecossistema de e-commerce e seus componentes para possibilitar a montagem de plataformas eficazes;
  • Atrair mais clientes, com melhor experiência, maior taxa de conversão, mais gasto médio e lifetime value;
  • Incorporar learnings de casos de estudo de algumas empresas convidadas;
  • Possibilidade de colocar em prática em prática os conhecimentos adquiridos, através de caso de estudo e soluções de problemas reais.

Corpo Docente

Luis Monteiro

Senior Advisor da Deloitte, Chief of Strategy na agência digital Wise Pirate e Administrador executivo da Science4you. Doutorado em Estratégias de Informação na Indústria Aérea pela University of Warwick, foi anteriormente diretor de eBusiness na Swiss Airlines, vice presidente na TAP Air Portugal, Administrador Executivo de Digital Marketing no Pestana Hotel Group e, na Google, foi responsável dos grandes clientes de Travel e Retail para Portugal e Espanha. 

 

Pedro Miguel Silva

Associate Partner da Deloitte, baseado em Amesterdão, Holanda, onde integra a equipa de Enterprise & Performance. Tem uma experiência de mais de 22 anos em consultoria, com particular foco nos setores de retalho e bens de consumo. As suas áreas de competência incluem estratégica de mercado e canais, desenho de modelos operativos e implementação de programas de transformação.

     

Pedro Barbosa 

Fundador e managing Director da Play Growth e Wise Pirates, é licenciado em Engenharia Industrial , com graduações e estudos posteriores em Marketing e Digital no MIT, PBS, Harvard, Insead e Oxford. Escreve no Publico regularmente e conta com diversos livros publicados na área das tendências, marketing, digital, blockchain e inteligência artificial. Desenvolveu carreira na Sonae Indústria, Sonae Sierra, Grupo BNP Paribas e El Corte Inglês.

 

João Nunes

Chief Transformation Officer na Mediabrands Portugal, Licenciado em Engenharia Telecomunicações pelo ISCTE-IUL e MBA no The Lisbon MBA. Com mais de uma década de experiência trabalhou em empresas globais como Google e Interpublic Group.

     

Nuno Pimenta 

Industry Head na Google, onde é responsável pelos verticais de Turismo, Retalho e Start ups. Passou anteriormente pelo The Boston Consulting Group, onde se focou sobretudo no setor do retalho. Foi co-fundador da Spin Energia e da Bon-Mignon.

 

Diana Chagas

Head of Digital Marketing no Grupo Pestana, tem mais de 6 anos de experiência em Marketing Digital, com grande foco em Performance, tanto em mercados nacionais como internacionais e na perspetiva de multinacional e de startup. Exerceu anteriormente funções de Diretora de Marketing na Landing.jobs. 

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