Programa online intensivo

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O foco dos Product Managers de amanhã tem de ser o utilizador final. Acreditamos numa abordagem centrada no cliente para criar o produto perfeito, no timing perfeito. Ajudá-lo(a)-emos a chegar lá, resolvendo problemas reais e experimentando novas ideias, sempre com um objetivo claro em mente.

Product Management: serão explicados os pilares desta abordagem centrada no cliente, apresentando situações concretas do dia-a-dia e como saber geri-las.

Pesquisa e Prototipagem: serão analisados todos os passos do processo, desde a pesquisa até à criação, passando pelo protótipo e os testes.

Estratégia do Produto: Para criar um bom produto é essencial compreender o contexto em que estamos a operar, a concorrência, os stakeholders envolvidos, e também explorar novas abordagens de modelos de negócios.

Tópicos em discussão:

  • Descoberta do cliente e identificação do problema;
  • Visão e estratégia;
  • Criação e apresentação da estratégia de produto;
  • Design de Produto e Design Sprint;
  • Desenvolvimento do modelo de negócio;
  • Marketing e lançamento do produto.
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Data de início 10 de novembro de 2021
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Duração 7 semanas
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Preço 1950 euros
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Idioma Português

Este programa é direcionado para

  • Profissionais de organizações de média e grande dimensão que são ou irão assumir a função de Digital Product Manager;
  • Profissionais que querem ficar a par destas temáticas com o objetivo de apoiarem e liderarem a transformação digital nas suas empresas, das suas equipas e dos seus produtos;
  • Profissionais de empresas com produtos de rápido crescimento, sem experiência em gestão de produto, mas que pretendem ter formação em Product Innovation & Management (RH, Talento, Marketing, Operações, Customer Success, etc.).

Testemunhos

Rui Pereira
Digital Product Design
Brixe AG

“O Digital Program Management Fundamentals da CATÓLICA-LISBON foi um grande investimento no meu futuro como Product Manager. As startups são parte integrante do meu percurso, em que me foquei em desenhar e construir produtos orientados para a experiência do utilizador. Fiz este programa com o objetivo de consolidar e expandir a minha experiência como Product Manager, mas também aprender novos procedimentos. Consegui atingir todos os objetivos porque me inscrevi. A minha classe foi ensinada por Product Managers experientes e competentes nas suas áreas específicas. Apesar de existirem várias opções de escolas de PM, o facto de a aprendizagem dar ênfase à utilização de ferramentas reais, e de a turma não ser muito grande, marcaram a diferenciação deste programa. Eu recomendo o programa de DPMF da CATÓLICA-LISBON a quem tenha experiência ou trabalhe em startups, em marketing ou em engenharia, e que pretenda entender melhor o processo pelo qual os produtos passam desde a sua conceção, construção e envio, com sucesso.”

Estrutura do Programa

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Nesta sessão, irá compreender qual é o papel do Product Manager, aprenderá como avaliar e medir a oportunidade por detrás dos problemas, como criar inovação para distanciar-se da concorrência, e dominar as bases de forma a criar uma ambiciosa visão de produto.

Nesta sessão, vai compreender os mecanismos que os seus potenciais utilizadores utilizam quando procuram soluções digitais, como conceber um processo utilizando diferentes frameworks, tais como jobs-to-be-donepersonas e entrevistas a utilizadores, com o objetivo de traduzir as necessidades dos clientes em produtos que resolvam problemas.

Definido o problema e identificada a oportunidade de mercado, é importante construir agora a solução desejável pelos utilizadores. 

Através de metodologias de Design Thinking, irá aprender a executar um Design Sprint, aproveitar o problema/oportunidade (com recurso ao trabalho das sessões anteriores), explorar as múltiplas ideias, para depois as reduzir até às mais convincentes, através de um processo de poderosos exercícios que culminarão num storyboard.

Depois disso, irá, juntamente com uma equipa, mapear todo este conceito através de um protótipo, conduzir uma pesquisa a utilizadores reais - com o objetivo de validar se o seu produto está a resolver «o problema» - refinar ideias e incorporar resultados na especificação final do produto, incluindo o documento dos requisitos do produto.

 

Durante esta sessão, irá explorar novas abordagens de modelos de negócio, utilizando a framework business model canvas. Este método permite realizar uma contínua re-examinação de todo o progresso e desenvolvimento que podem trazer inovação ao produto, de forma a que este possa prosperar e manter-se no mercado.

Neste workshop, irá aprender a funcionar com metodologias de desenvolvimento, como Agile, Kanban e Scrum, e quais são os processos necessários para gerir o desenvolvimento e a fase de execução do produto. Vai ainda aferir conceitos como a gestão do fluxo de trabalho, user stories, critérios de aceitação, backlog de produtos, prioritização, planeamento em sprint e retrospetiva em sprint.

Irá também compreender quais são as soft skills necessárias para a colaboração entre equipas multifuncionais com outros stakeholders, e que vão guiar a equipa responsável de desenvolvimento de produto nos respetivos processos.

Nesta sessão, irá aprender a medir eficazmente se está a construir o produto certo, utilizando frameworks como OKRs e métricas de produto, assim como adquirir competências para lançar os seus produtos e alcançar «tração» da forma correta.

Um novo produto necessita de «ganhar tração», ou seja, é fundamental que seja descoberto e usado pelos potenciais clientes e utilizadores. Neste workshop, irá usar a framework traction bullseye para priorizar os 3 canais de tração que aparentem ser os mais promissores, definir os testes e os resultados do processo.

Este é o dia em que, em equipa, será feita uma apresentação do fantástico produto final, de forma estruturada, concisa e atrativa para «o mercado».

Ao longo do programa, todos os participantes terão acesso permanente a um conjunto de ferramentas e outras vantagens, disponíveis através da Productized Academy.

Capstone Project

O Capstone Project vai «dar vida» ao trabalho deste curso, de uma forma transformadora. Funcionará como elo de ligação entre cada módulo lecionado e os trabalhos práticos realizados nos workshops.

Trata-se de uma experiência de simulação: desenhar e lançar uma nova empresa de IT ou uma empresa já estabelecida!

Associado a uma Product Squad, o participante será «contratado» para lançar um novo e inovador produto, num dos eixos que a sua Product Squad escolher.

Productized Academy

Ao longo do programa, todos os participantes terão acesso a um conjunto alargado de ferramentas oferecidas através da Productized Academy:
  • Acesso à Comunidade Productized com canal dedicado para os alunos da CATÓLICA-LISBON;
  • Webinars;
  • Speaker live podcasts;
  • Fireside chats;
  • Acesso a pagina dedicada com calendário de eventos;
  • Workshops e hackathons;
  • Lançamentos de livros (i.e. Radika Dutt);
  • Acesso a uma plataforma com respetivo diretório de participantes, que inclui centenas de profissionais em product management;
  • Conversas 1:1 entre todos os alunos desta edição do programa;
  • Acesso à biblioteca de conteúdos premium da Productized.

Serão adquiridas competências nas seguintes áreas

  • Digital Product Management
  • Product Design Sprint
  • Pesquisa de mercado e Validação de Cliente
  • Frameworks de Desenvolvimento de produto Agile
  • Apresentação online de workshops de inovação
  • Transformação Digital

Principais Benefícios

  • Compreender o papel que os Gestores de Produto têm nas fases da criação o desenvolvimento do mesmo, com foco nas atividades que acontecem no início do ciclo de desenvolvimento do produto;
  • Aprender como identificar problemas reais para poder resolvê-los através de pesquisa de mercado, descoberta de cliente e medição de mercado;
  • Criar uma visão e estratégia convincentes como base para a equipa que irá resolver os problemas;
  • Aprender a executar um Design Sprint com o objetivo de explorar ideias que irão convergir numa única ideia.
  • Aprender as melhores metodologias, processos, e ferramentas sobre gestão de produto;
  • Fazer passar uma ideia pelo conceito, design, e validação do utilizador, assim como saber criar as especificações para a equipa de desenvolvimento;
  • Aprender tudo sobre o processo de lançamento do produto e sobre os parceiros fundamentais com quem o Product Manager irá precisar de trabalhar durante esta fase;
  • Elaborar o plano de lançamento do produto «no mercado».

Corpo Docente

André Albquerque

Vice-Presidente de Produto e membro fundador da Kitch, startup de cozinhas virtuais. Começou a sua carreira na Google e liderou produto, engenharia e design em várias startups de tecnologia. Professor convidado da CATÓLICA-LISBON.

André Marquet 

Fundador e diretor @ Productized. Innovation Consultant.
Facilitador de workshops online e coach de apoio.

 

Paulo Gaudêncio

Product Specialist & Innovation Consultant. Co-fundador de uma startup de comércio electrónico. Facilitador de workshops online e coach de apoio.

Rafael Daron

Mestre em Design Sprint. Business designer com 11 anos de experiência. Facilitador de workshops online e coach de apoio.

   

 

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