Digital Innovation and Disruption

Programa online de 6 semanas

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O programa Digital Innovation and Disruption resume todas as ferramentas a considerar para conceber e levar à prática os negócios do futuro.

A evolução das tecnologias de informação não pára de nos surpreender e o único pressuposto razoável é o da continuação, ou mesmo da aceleração da mudança. A surpresa que o ano 2020 nos trouxe veio aumentar ainda mais essa consciência.

Como criar valor através das tecnologias de infomação sem cair no risco dos monopólios naturais, ou seja, sem entrar em concorrência com as inultrapassáveis BigTechs? Como aproveitar as tecnologias para criar valor de forma sustentável e beneficiar dos custos marginais potenticalmete mais baixos? Estas são apenas duas das primeiras perguntas necessárias à preparação de um caminho que passará por encontrar modelos de negócio sustentáveis, bem como planear a mudança com todos os recursos necessários.

Este programa fornece assim as ferramentas de gestão mais avançadas para conceber uma visão completa da disrupção da proposta de valor e da inovação digital dos negócios, desde os detalhes da proposta de valor potencialmente disruptiva, até à definição completa do plano da inovação aplicada. É, portanto, um curso essencialmente prático.

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Duração 6 semanas
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Preço 950€

Este programa é direcionado para

  • Gestores que pretendem desenvolver as suas competências em inovação e gestão no contexto da Inovação Digital; 
  • Gestores que necessitem de compreender o impacto de novas tecnologias e como capitalizar oportunidades;
  • Quadros de empresas que querem entender o contexto de mudança imposto pela Inovação Digital e o seu impacto na estratégia e nos modelos de negócio das organizações;
  • Dirigentes e quadros de empresas que pretendem iniciar processos de inovação digital mais intensiva;
  • Empreendedores com planos de projetos empresariais.

Estrutura do Programa

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Nesta primeira sessão, os participantes tomam contacto com resto do grupo, é explicada a metodologia e são formados grupos de trabalho. É também feito um resumo das tecnologias principais a considerar na disrupção digital incluindo a mobilidade, Internet of Things, Inteligência Artificial e BlockChain.

Este módulo introduz as ferramentas mais avançadas para a concepção de propostas de valor disruptivas, tendo com consideração a utilização de tecnologias de informação e a existência de ecossistemas de negócio. Este primeiro passo corresponde à clássica análise externa através da utilização de ferramentas avanças e actuais para a definição da proposta de valor.

  • Modelos de negócio para a criação de valor digital
  • Concepção da proposta de valor para os vários elementos do ecossistema
  • Primeira análise de sustentabilidade estratégica

Partindo da proposta de valor, este módulo considera a construção de um modelo de negócios completo a partir dos recursos tangíveis e intangíveis. O modelo de negócio surge, portanto, com base numa análise interna detalhada. Nesta fase, é feita uma segunda análise de viabilidade estratégica, com base nas competências centrais da empresa.

  • O conceito de modelo de negócio;
  • Adequação da actuação externa da empresa à proposta de valor;
  • Adequação dos recursos e capacidades da empresa às necessidades externas;
  • Avaliação de viabilidade estratégica em função dos activos intangíveis;
  • Primeira abordagem às fontes de receita.

Feitas que estão as análises anteriores, a estratégia de negócio surge como uma consequência natural das análises de viabilidade estratégica já realizadas. No entanto, não basta vencer, porque a rentabilidade é sempre uma consequência da sustentabilidade do negócio. É assim introduzida uma ferramenta essencial para definir sustentabilidade e a respectiva rentabilidade em função da proposta de valor aos vários tipos de consumidores do ecossistema empresarial. O modelo de negócios final inclui o modelo de receitas a aplicar, bem como as pistas necessárias à gestão da sustentabilidade das receitas.

Aplicar a inovação digital mais não é que a adaptação da empresa a tudo o que é necessário para atacar, definida que está a proposta de valor disruptiva e o seu modelo de negócios.

Parte-se das necessidades de actuação externa da empresa, as quais são deduzidas (1) do modelo de negócio criado no segundo módulo, bem como (2) do modelo de sustentabilidade. A partir dessa actuação externa, são consideradas todas a dimensões necessárias ao sucesso digital da empresa, incluindo a actuação dos vários participantes internos e externos, bem como os recursos e transformação interna necessária.

  • Modelo de transformação digital;
  • Adequação das dimensões externas às necessidades do modelo de negócio;
  • Definição das dimensões internas do negócio de base tecnológica;
  • Definição dos modelos de actuação dos vários participantes do ecossistema de negócios.

O plano de inovação digital é o resultado consistente de toda a arquitectura de conceitos anteriores. Este passo é necessário para assegurar a adequação de todos os modelos ao resultado final. Este será o plano que a empresa deverá por em prática para a sua disrupção e inovação digital.

Metodologia

  • O programa é composto por quatro módulos, com uma introdução e uma discussão do trabalho final composto por todos os passos necessários ao plano de inovação digital.
  • Cada módulo é composto por um conjunto de ferramentas de gestão, os quais constroem uma arquitectura de conceitos que culmina no referido plano.
  • Assim, depois de uma introdução em sala virtual, onde será explicada a metodologia, cada um dos módulos é leccionado da seguinte forma:
    • São formados grupos de trabalho;
    • A teoria, ou seja, o conjunto de ferramentas de gestão, é leccionada on-line, recorrendo a vídeos e conteúdos disponibilizados num portal exclusivo do programa;
    • As ferramentas de cada módulo são exercitadas em grupo, durante uma semana, aplicando os conceitos a uma empresa escolhida para o efeito; o resultado é carregado no portal antes da sua discussão;
    • Na semana seguinte, segue-se um trabalho de aplicação individual dos conceitos, sujeito a comentários individualizados pelo professor; nesta fase, o participante é treinado a aplicar os conceitos, o eu acontece para todos os módulos
  • Segue-se a aplicação dos conceitos de forma integrada numa empresa à escolha dos participantes, havendo interesse em que seja a sua própria empresa. Este trabalho final destina-se a desenvolver uma ideia completa de inovação digital, desde a concepção da proposta de valor até aos recursos necessários à sua implementação.
  • O programa fecha com um plenário de discussão das várias propostas de inovação digital concebidas pelos grupos participantes.

Principais Benefícios

  • Compreender o conceito de disrupção digital;
  • Saber desenhar propostas de valor para os vários actores do ecosistema empresarial;
  • Aprender a definir modelos de negócio, tendo em linha de conta as capacidades tangíveis e intangíveis da empresa;
  • Saber identificar a sustentabilidade das propostas de valor como forma de definir estratégias de negócio;
  • Conhecer e saber alinhar os recursos tangíveis e inangíveis necessários ao sucesso.

Diretor do Programa

 

Paulo Cardoso do Amaral

Professor da Católica-Lisbon há 25 anos em Transformação Digital, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Competitive Intelligence, Estratégia Empresarial e Consultoria Empresarial. Licenciado em Eletrotecnia de Telecomunicações, Sistemas e Computadores pelo IST, doutorado em Sistemas de informação pela Universidade de Paris e MBA em Gestão internacional pela UCP. É coordenador dos cursos Fintech Disruption, e BlockChain use Cases and strategy. É atualmente empreendedor na área da hotelaria e turismo, e administrador do Grupo ExpoMundo. Foi administrador do Grupo Sinfic com o pelouro da internacionalização, e diretor informático no Grupo CGD e na Portugal Telecom. É autor do livro “Top Secret” em inteligência Competitiva e coautor do livro “Capital Conhecimento”.

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