Programa de Estágios de Verão | FAQs | Alunos

1. Como posso candidatar-me aos Estágios de verão?

1. Através da plataforma, respondendo aos anúncios que as empresas parceiras vão divulgando. Veja como fazê-lo aqui.
2. Fazendo candidaturas espontâneas às empresas do seu interesse. O Linkedin funciona como uma ferramenta poderosa para poder chegar às pessoas que são responsáveis pelos processos de recrutamento e assim aumentar as possibilidades de ser bem-sucedido na sua candidatura! Tire também partido da sua network e dos contactos das empresas que estão na plataforma.
3. Candidatando-se diretamente nos sites das empresas e plataformas de recrutamento. Tire partido das Dicas de Preparação que fizemos para si!

2. Qual a duração do Estágio de Verão?

Os estágios devem acontecer no período em que não há aulas (período não letivo), que leva a uma duração máxima de 3 meses. Não existe uma duração mínima. De uma forma geral, os alunos fazem estágios de 2 meses. Contudo, a duração é sempre negociada entre o aluno e a empresa.

3. É pago?

Depende. É um aspeto definido pela empresa. Há empresas que oferecem remuneração, enquanto que outras não.

4. A empresa pediu um protocolo com a faculdade. Existe? Como posso aceder?

Algumas empresas solicitam a celebração de um protocolo de estágio que formaliza a colaboração entre a empresa, o aluno e a escola. A escola oferece essa possibilidade! O protocolo encontra-se disponível em careerNETwork > Resources > Document Library > Keywords > Template:

Passo 1 – Preencher a informação relativa à empresa e os seus dados pessoais (campos assinalados a amarelo)
Passo 2 – Enviar via email o protocolo com a informação preenchida para o CAREERS & TALENT OFFICE (CTO): careers.clsbe@ucp.pt
Passo 3 – O CTO  imprime e assina o protocolo
Passo 4 – O aluno assina as 3 cópias do protocolo
Passo 5 – A empresa assina as 3 cópias do protocolo
Passo 6 – Fica 1 cópia para o aluno e 1 cópia para a empresa
Passo 7 – O aluno entrega (pessoalmente ou via CTT) uma das cópias ao CTO
Passo 8 – O seu seguro é acionado para o período de estágio que consta no protocolo

5. Posso estar envolvido em vários processos de recrutamento em simultâneo?

Sim! A partir do momento em que aceita uma das propostas, deverá de imediato informar as restantes empresas de que já não está mais disponível. Consulte o nosso Código de Conduta e se tiver alguma questão, contacte-nos. Podemos ajudá-lo a gerir este tipo de situações sem comprometer a relação aluno-empresa-escola.

6. Que outras alternativas posso considerar para além dos Estágios de Verão?

Depende dos seus objetivos. Sabemos de anos anteriores que os alunos que escolhem uma atividade alternativa optam por exemplo: summer schools, projetos pessoais, voluntariado ou intercâmbio internacional, ajudar no negócio da família, entre outros.

7. É obrigatório validar a minha experiência de Estágio de Verão?

Depende. Confirme os requisitos do seu Programa no Guia de validação de estágios:

ALTA DIGITAL