OSP nos media

Destaques

Estudos realizados pelo OSP

Os Estudos OSP estão disponíveis apenas em Português.

Indicadores Gerais

De modo a obter uma perspetiva atualizada e ampla dos fatores que influenciam a vida das pessoas que pertencem à Sociedade Portuguesa, a Católica Lisbon- School of Business and Economics (CATÓLICA-LISBON) realiza o OSP, estudo voltado a investigar o bem-estar e a satisfação com a vida dos Portugueses. Os dados são recolhidos semestralmente e visam oferecer uma caracterização da Sociedade Portuguesa em Indicadores Gerais, que se repetem, e indicadores específicos, que variam de acordo com os temas da atualidade.

Nossos indicadores gerais permitem que façamos uma avaliação da evolução temporal dos mesmos, percebendo estabilidades e mudanças em temas que refletem características e perceções da realidade portuguesa. São eles:

A satisfação com a vida é caracterizada como uma avaliação subjetiva e global que cada pessoa faz às circunstâncias em que vive, num determinado momento, considerando-as como negativas ou positivas. É um dos principais indicadores globais de bem-estar, em que a felicidade surge como motivação para que a pessoa se sinta satisfeita com a vida.

Os participantes são questionados sobre a sua satisfação com a vida através da questão "Neste momento, qual é o seu grau de satisfação com a vida em geral?".

O indicador geral Satisfação com a vida em geral é medido através de uma escala que varia entre 0 e 10 pontos (com valores superiores a indicarem maior presença da característica). 

Veja a evolução do indicador ao longo do tempo

Explore este indicador

A felicidade consiste no estado de ser feliz, um estado de contentamento e bem-estar que depende de vários fatores biopsicossociais e ambientais. Trata-se de um estado de satisfação no qual uma pessoa se sente feliz, realizada e, geralmente, sem sofrimento. A felicidade está, portanto, associada a um vasto leque de emoções e sentimentos.

Os participantes são questionados sobre a sua felicidade global através da questão "Considerando todos os aspetos da sua vida, qual o grau de felicidade que sente neste momento?".

O indicador geral Felicidade Global é medido através de uma escala que varia entre 0 e 10 pontos (com valores superiores a indicarem maior presença da característica). 

Veja a evolução do indicador ao longo do tempo

Explore este indicador

Os participantes são questionados sobre como consideram a sua saúde através da questão “Em geral, diria que a sua saúde é?”.

O indicador geral Perceção Geral de Saúde é medido através de uma escala de resposta de cinco pontos que varia entre “fraca” e “ótima”.

Veja a evolução do indicador ao longo do tempo

Explore este indicador

Os participantes são questionados sobre sua qualidade de vida através da questão “Como avalia a sua qualidade de vida?”.

O indicador geral Qualidade de Vida é medido através de uma escala de resposta de cinco pontos que varia entre “muito fraca” e “muito boa”.

Veja a evolução do indicador ao longo do tempo

Explore este indicador

O índice de confiança económica é calculado tendo por base as avaliações dos participantes sobre o estado atual e futuro das condições económicas do país.

Primeiramente, os participantes são questionados sobre a situação económica do país atualmente, e as suas respostas são medidas através de uma escala que varia entre 1 e 7 pontos (com valores superiores a indicarem melhor avaliação). Em seguida, os participantes são solicitados a considerar se as condições económicas em Portugal vão melhorar ou piorar, e mais uma vez os resultados são medidos através de uma escala que varia entre 1 e 7 pontos (com valores superiores a indicarem melhor avaliação). 

Veja a evolução do indicador ao longo do tempo

Explore este indicador