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1º Simpósio sobre os Efeitos de Práticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Sociedade

1º Simpósio sobre os Efeitos de Práticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Sociedade  

CATÓLICA-LISBON - 28 Novembro

Católica Lisbon School of Business and Economics


 

A crescente consciencialização das organizações públicas e privadas sobre a necessidade de contribuir para um futuro melhor e mais sustentável,  alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estão a liderar mudanças positivas na sociedade.

A par com esta consciencialização da necessidade de mudança, os intervenientes no mercado começaram a alocar parte do seu orçamento ao desenvolvimento de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. Apesar deste forte compromisso por parte das organizações públicas e privadas no desenvolvimento de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, pouco se sabe sobre em que medida a adoção destas estratégias tem impacto positivo na sociedade. 

Neste âmbito, este simpósio irá juntar instituições, empresas e a academia com o propósito de entender melhor o que está a ser feito em termos de práticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa e as suas implicações na sociedade.


Fotografias

Agradecemos aos nossos speakers e organizadores, nesta fotografia. Da esquerda para a direita: Vera Herédia Colaço, Teresa Pina, Rita Monteiro, Catarina de Albuquerque, Rita Coelho do Vale, Nuno Moreira da Cruz e Fábia Ranzani.  

Rita Monteiro, da EDP, falou sobre a sua experiência na liderança de voluntariado corporativo, e Fábia Ranzani, do Pingo Doce, fez uma apresentação sobre a sustentabilidade no contexto do retalho.  

Nuno Moreira da Cruz falou sobre "A Importância de Ter um Negócio Socialmente Responsável no Mundo de Hoje." 

Teresa Pina, do Oceanário de Lisboa, à esquerda, surge na fotografia com Catarina de Albuquerque da UN Sanitation and Water for All. 

Agradecemos a todos os participantes que colocaram questões para avançar o debate. 

O Dean da CATÓLICA-LISBON, Filipe Santos, falou na abertura deste evento. 

A organizadora Rita Coelho do Vale falou no final do Simpósio.  

Rita Coelho do Vale é a investigadora principal do projecto "Bem-estar e Sustentabilidade". 

 

Programa

14:00 - 14:05 - Boas-vindas e introdução ao Simpósio pela Chair Rita Coelho do Vale

14:05 - 14:15 - Mensagem do Dean da CATÓLICA-LISBON, Filipe Santos

14:15 - 14:45 - Catarina Albuquerque, UN Sanitation and Water for All  

14:45 - 15:15 - Teresa Pina, Oceanário de Lisboa

15:15 - 15:45 - Nuno Moreira da Cruz, Center for Responsible Business and Leadership

15:45 - 16:00 - Q&A

16:00 - 16:30 Coffee Break

16:30 - 17:00 - Rita Monteiro, EDP - Energias de Portugal

17:00 - 17:30 - Fábia Ranzani, Pingo Doce

17:30 - 18:00 - Encerramento do Simpósio por Rita Coelho do Vale, Chair e Professora da CATÓLICA-LISBON


Speakers

Rita Coelho do Vale, Chair do Simpósio
Rita Coelho do Vale é Professora Associada de Marketing na Católica-Lisbon, onde é Diretora Académica para os Programas de Licenciatura e Diretora do Executive Masters - Strategic Marketing Specialization. É também coordenadora do Programa Avançado em Marketing para Executivos (PAME), coordenadora do LERNE - Laboratory of Experimental Research iN Economics and Management, coordenadora do PEO - Painel de Estudos Online, e coordenadora do OSP - Observatório da Sociedade Portuguesa. 

Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON
Filipe Santos é Professor de Empreendedorismo Social e Diretor (Dean) da CATÓLICA-LISBON, sendo titular da Cátedra Fundação Amélia de Mello. Desempenhou funções como Diretor-Adjunto para a Faculty antes da sua nomeação como Diretor em Fevereiro de 2019. É também Professor Visitante no INSEAD, escola onde foi professor de carreira durante 12 anos entre 2003 e 2014. No INSEAD, Filipe Santos dirigiu o Centro de Empreendedorismo entre 2009 e 2013 e fundou e dirigiu a Iniciativa em Empreendedorismo Social de 2007 a 2014.

Catarina Albuquerque, Sanitation and Water for All
Catarina Albuquerque é Executive Chair da SWA desde 2015 e foi nomeada a primeira CEO da SWA em setembro de 2018 após uma atualização da estrutura de governância da parceria. As suas prioridades incluem advogar por um papel fundamental para a SWA entre as SDGs, priorização política da WASH num alto nível global, ajudar a construir consensos entre parceiros, e estabelecer parcerias estratégicas com outras iniciativas. 
Anteriormente, foi a primeira UN Special Rapporteur sobre o direito a água potável e saneamento. Entre 2004 e 2008 presidiu às negociações do Protocolo Facultativo do Pacto Internacional de Direitos Económicos, Sociais e Culturais,  que a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a 10 de dezembro de 2008. 

Teresa Pina, Oceanário de Lisboa

Licenciada em Biologia Marinha, Teresa Pina trabalha no departamento de educação do Oceanário de Lisboa desde 2007, onde coordena um projeto educativo contemplando mais de 40 atividades e cerca de 160 mil participantes por ano. Dirigindo-se a todos os tipos de público, os programas e conteúdos desse projeto visam promover o conhecimento do oceano, bem como sensibilizar para o dever de conservar o património natural e agir em prol de um planeta sustentável.

Nuno Moreira da Cruz, Center for Responsible Business and Leadership
Nuno Moreira da Cruz é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, tem um mestrado em estudos europeus no Colégio da Europa em Bruges (Bélgica) e um MBA pelo IE Business School (Madrid), sendo ainda um Certified Coach (Escuela Europea de Coaching, Madrid). Depois de uma curta experiência no sector bancário, Nuno juntou-se ao grupo BP, trabalhando em várias áreas de negócios, em Bruxelas, Madrid e Londres. Regressou a Portugal para integrar a Galp como membro do Conselho de Administração, e foi CEO da Galp Espanha nos últimos cinco anos. 
Lecciona “International Business”, “Leadership”, “Corporate Social Responsibility" e "Globalização" em varios Mestrados na Católica-Lisbon School of Business & Economics, onde é ainda Executive Director do Center for Responsible Business & Leadership
É fundador e CEO da NMC (consultoria de gestão nas areas de “Responsible Business” e “Leadership”).

Rita Monteiro, EDP - Energias de Portugal
Rita Sacramento Monteiro é responsável pelo Programa de Voluntariado da EDP desde finais de 2016. Nos últimos 3 anos, tem trabalhado para que o voluntariado desempenhe um papel estratégico no investimento social da empresa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde a empresa está presente e para os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Em 2011 ingressou na EDP, tendo feito parte da equipa que fundou a Direção de Relações Institucionais e Stakeholders e que desenhou a metodologia de gestão de stakeholders do Grupo. Em 2016 aceitou o desafio de levar o voluntariado na EDP ao próximo nível. Liderou o desenvolvimento da nova estratégia de voluntariado da EDP, que tem como objetivo aumentar o impacto social dos projetos através do alinhamento com as competências dos colaboradores e do negócio da EDP. Em 2018 foi uma das 81 nomeadas para os Leading Women Awards 2018 do World Business Council For Sustainable Development (WBCSD), que reconhece mulheres das empresas que fazem parte do WBCSD e que se destacam na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Fábia Ranzani, Dir. Desenvolvimento de Marca Pingo Doce
Licenciou-se em Comunicação pela Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, Brasil. Durante cerca de 20 anos, desenvolveu o seu percurso em agências de comunicação e publicidade, nas áreas de Estratégia, Marketing, Gestão de Projetos e Gestão de Clientes, em diferentes contextos e mercados – Brasil, Portugal e Polónia. Colaborou com empresas e grandes marcas de setores diversos como distribuição alimentar e não-alimentar, FMCG, telecomunicações, banca, tecnologia, entre outros, na criação estratégias de comunicação de marketing 360º, coordenando projetos multidisciplinares e campanhas multiplataforma. Desde 2015 integra a  Direção de Marketing do Pingo Doce como responsável pela área de Desenvolvimento de Marca – que engloba a Comunicação de Marca, Conteúdos e a Responsabilidade Social.


Organizadores

Rita Coelho do Vale - Católica Lisbon School of Business & Economics

Vera Herédia Colaço - Católica Lisbon School of Business & Economics

Pedro Verga Matos - ISEG – Lisbon School of Economics & Management


Apresentação completa do simpósio

A crescente consciencialização das organizações públicas e privadas sobre a necessidade de contribuir para um futuro melhor e mais sustentável,  alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estão a liderar mudanças positivas.

A par com a consciencialização de mudança, os intervenientes no mercado começaram a alocar parte do seu orçamento ao desenvolvimento de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. Por exemplo, na indústria de retalho e de serviços, a Unilever adotou publicamente um forte compromisso na adoção de práticas sustentáveis com o objetivo de melhorar a saúde e bem-estar, reduzindo o seu impacto ambiental (“Unilever Sustainable Living Plan”). Também o retalhista TESCO anunciou recentemente o seu forte compromisso para com a iniciativa das Nações Unidas que incentiva as empresas a nível mundial a adotarem políticas sustentáveis e socialmente responsáveis- “Recommiting to the UN Global Compact”.

Apesar deste forte compromisso por parte das organizações públicas e privadas no desenvolvimento de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, pouco se sabe sobre em que medida a adoção destas estratégias tem impacto positivo na sociedade. Por exemplo, se uma empresa desenvolver uma campanha na loja para estimular comportamentos de reciclagem será que estimula a adoção  dessas práticas de reciclagem nos seus clientes? Ou, qual é o impacto dos esforços continuados no acesso a água potável por parte de organizações como a ONU, na sociedade?

Esta é uma questão relevante dado que é crítico entender o impacto que as práticas de sustentabilidade e responsabilidade social têm nos consumidores e na sociedade em geral, para que juntamente com outros players de mercado se comecem a implementar comportamentos mais sustentáveis de modo a proteger o mundo para gerações futuras e a melhorar o bem-estar das gerações atuais. Neste âmbito, este simpósio irá juntar instituições, empresas e a academia com o propósito de entender melhor o que está a ser feito em termos de práticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa e as suas implicações na sociedade.

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