Dia da Mulher: Celebramos e ajudamos a poder ser celebrado

Monday, March 8, 2021 - 20:06

Dia da Mulher: Celebramos e ajudamos a poder ser celebrado

Nos últimos anos, no Dia da Mulher comemoram-se as conquistas do ano anterior e sempre que possível, o aumento da paridade de gênero. No próximo dia 8 de Março não há muito que se comemorar.

Com a pandemia, o desemprego mundial disparou afetando principalmente as mulheres. No artigo do New York Times sobre a “Shecession”  é mencionado como fator principal o elevado impacto da pandemia nas indústrias de serviço e de hospitalidade onde há um maior número de mulheres a trabalhar. Acrescentamos as causas externas, a mulher continua a ter mais horas no apoio das atividades domésticas e de apoio aos familiares. Quando estabelecimentos de apoio a crianças foram fechados, as mulheres tiveram maior necessidade de dedicar mais tempo às suas famílias em detrimento de se dedicar a sua atividade profissional.

Com este cenário, ao invés de celebrarmos as conquistas passadas, podemos utilizar o Dia da Mulher para lançar as bases para que em 2022 tenhamos muitas novas razões para comemorar. Como? Apoiando mulheres a se reintegrar no mercado de trabalho.

Um bom exemplo de como isto pode ser feito é o Programa We@Back to Market da Universidade Católica Portuguesa que apoia mulheres que interromperam a sua atividade profissional para apoio à família (ou outros) e que estão com dificuldades em reintegrar o mercado de trabalho, quer seja por falta de uma rede de contactos ou por falta de uma experiência recente no seu CV.

Este programa para as mulheres Alumni da Católica-Lisbon, de acesso gratuito, prevê estas alumni desenvolvam um projeto de consultoria em empresas reais, com o apoio de professores da Universidade, com uma duração aproximada de 12 semanas. O desafio estará sempre relacionado com temas de Gestão.

Espera-se que a 2ª edição se inicie em breve.

As EMPRESAS interessadas em participar no programa, deverão contactar a CLSBE, o CEA ou as Professoras Karen Frisch  ou Rute Xavier.

As MULHERES Alumni Católica deverão enviar o sua candidatura para cea@ucp.pt.

Related News

Mar 31 2021
A EDP em conjunto com a Católica Lisbon School of Business and Economics, concebeu o programa “Business Automation for the Future of Work” com o objectivo de enquadrar a discussão do futuro do trabalho no momento atual, através de uma tecnologia...
Mar 26 2021
The challenges of globalization, sustainability and digital transformation, along with the context of uncertainty and volatility worsened by the Covid-19 pandemic, force us to rethink the business models for the internationalization, the relationship...

Upcoming Events

14
Apr
17:00

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal
20
Apr
17:00

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal