CATÓLICA-LISBON lança Center For Responsible Business & Leadership

Thursday, July 4, 2019 - 09:02

No âmbito da iniciativa Knowledge@CatólicaLisbon, que tem como objetivo debater os principais desafios para Portugal e para a sociedade em geral, a Católica Lisbon School of Business & Economics realizou no passado dia 27 de junho, pelas 18h00, nas suas instalações, uma conferência subordinada ao tema Responsible Business: Now is the time (strategy and call for action).

Steven Serneels, CEO da EVPA (European Venture Philanthropy Association) foi Keynote speaker desta conferência. Líder em sustentabilidade e impacto corporativo, Steven Serneels veio a Portugal debater a importância de construir um negócio responsável com foco na criação de valor. Steven Serneels, é uma das principais vozes mundiais sobre a importância da Sustentabilidade para a estratégia empresarial.

Na sua intervenção, o Keynote speaker deixou algumas dicas para as empresas portuguesas procurarem colocar a responsabilidade corporativa no cerne do seu negócio. “Procurem o valor real dos negócios quando abordam a sustentabilidade; inspirem-se com outras empresas do vosso setor noutras geografias; instalem mecanismos que permitam o pensamento inovador e de longo prazo dentro da sua empresa (esquemas de incentivo à gestão, tipo de investidores, cultura da inovação”.

Nesta conferência foi também lançado o Center for Responsible Business & Leadership. Nuno Moreira da Cruz o seu Diretor Executivo, apresentou os objetivos e o plano de ação do Centro, que já conta com a BP Portugal e a Efacec como parceiros fundadores.

De acordo com Nuno Moreira da Cruz, "o reconhecimento da atual vulnerabilidade do planeta do ponto de vista social e ambiental está, em grande medida, globalmente aceite. Será missão do Centro, através de investigação e formação, cimentar em alunos e executivos essa consciência e ajudar a entender como incluir a noção de “Responsible Business” nas estratégias corporativas. Com um propósito central: contribuir para que sustentabilidade e liderança responsável sejam as pedras angulares da forma como atuamos no nosso planeta”.

Esta conferência que junta alunos, professores, antigos alunos e empresários, contou também com a presença de Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, que justifica a parceria da empresa com o Center for Responsible Business & Leadership, referindo que “construir uma sociedade energeticamente mais eficiente e sustentável é uma realidade que pauta a atuação diária da Efacec. Porque acreditamos que a inovação sustentável deve estar ao serviço das pessoas, das empresas e da sociedade em geral, assumimos o propósito de criar um futuro mais inteligente para uma vida melhor, desenvolvendo e entregando soluções sustentáveis nas áreas da energia, mobilidade e ambiente. Estamos focados em projetar, cada vez mais, Portugal no Mundo como uma referência de sustentabilidade.

Por seu turno, Pedro Oliveira, CEO da BP Portugal, cuja empresa também apoia este novo centro de conhecimento da CATÓLICA-LISBON, refere que esta temática é relevante, já que acredita que “as empresas bem-sucedidas no futuro serão as que forem percebidas por todos como tendo a coragem de ser genuínas e socialmente responsáveis, com tudo o que isto implica, dando evidências de terem a coragem de errar e acertar e mostrando que têm mais do que tudo a coragem de acreditar no futuro”.