Caloiros da CATÓLICA-LISBON voltam a "arregaçar as mangas" para a apanha da batata.

Thursday, September 2, 2021 - 12:32

Trocar a sala de aula por um dia ao ar livre, de mangas arregaçadas, nos campos agrícolas da Golegã é o repto lançado pela Católica Lisbon School of Business & Economics aos alunos que iniciam as suas licenciaturas em Economia e Gestão.

Após uma interrupção de um ano, devido à pandemia da COVID-19, o Dia Solidário, regressa à CATÓLICA-LISBON. Esta iniciativa de Combate ao Desperdício Alimentar é já uma tradição da escola e volta a ser realizada para os caloiros de 2021/2022.

Este Dia Solidário que pretende ser uma alternativa às praxes tradicionais decorre a 2 de setembro e tem como objetivo contribuir para a integração dos novos alunos, fomentando desde o primeiro dia o espírito solidário inerente aos valores da CATÓLICA-LISBON.

Durante uma tarde, os caloiros são desafiados a colocarem de lado os livros e a participarem na ação solidária “Restolho”, que consiste em colher alimentos, neste caso batatas, de calibre inadequado, que ficam por recolher nos campos e que são, desaproveitados.

A iniciativa “Restolho” é desenvolvida em colaboração com a AGROMAIS, Cooperativa Agrícola que representa um conjunto vasto de produtores da região norte do Vale do Tejo, e que elegeu o combate ao desperdício alimentar como um dos eixos da sua política de Responsabilidade Social, com a AGROTEJO, com a Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome e a ENTRAJUDA.

Em 2019, os alunos da CATÓLICA-LISBON recolheram cerca de 4 toneladas de batatas, que foram posteriormente entregues a instituições de solidariedade social.

Esta iniciativa da CATÓLICA-LISBON, que vai já na sua 6.ª edição, e que pretende ser uma alternativa à praxe tradicional, vem também responder a uma tendência nacional e internacional e que passa pela vontade dos jovens em participar cada vez mais em ações de responsabilidade social.

Os dados do Global Entrepreneurship Monitor de 2016 (os dados mais recentes), o maior inquérito mundial na área do empreendedorismo, revela que 3.2% da população portuguesa em idade ativa está a lançar organizações de missão social. São 160,000 pessoas que estão a procurar empreender para criar um mundo melhor. A maioria destes 160,000 potenciais empreendedores sociais são jovens que procuram desenvolver uma carreira que alie a sustentabilidade económica a uma vida com significado e impacto ao serviço da sociedade.

 

Related News

Dec 10 2021
Professor Ilídio Barreto, from Católica Lisbon, was included in the World’s Top Scientists list compiled by Stanford University and published by Elsevier. The list refers to all main knowledge domains (from Physics to Neurology). Scientists are...