Press News & Events

O paradigma do século XXI

Friday, October 23, 2020 - 11:36
Publication
Observador

A sustentabilidade não é moda. Empresas e pessoas que não internalizem que o crescimento económico exponencial contínuo é impossível, serão tornadas obsoletas.

Nunca o mundo esteve tão ligado e nunca o efeito borboleta se fez sentir tanto.

A internet. A massificação das viagens. Os smartphones. As redes sociais. As multinacionais. Os intercâmbios. Os vírus. As alterações climáticas. A perda da biodiversidade. A escassez de água. A desertificação. A poluição marítima. O paradoxo da melhoria de vida tem sido, até ao momento, a degradação dos ecossistemas e o esgotamento dos recursos. Segundo a WWF, os impactos económicos do declínio dos sistemas naturais poderão, até 2050, custar qualquer coisa como 10 triliões de dólares. Enquanto alguns governos e empresas vão assobiando para o lado, tentando amealhar os últimos trocos de um modelo de negócio moribundo, outros trouxeram a si a responsabilidade de investir no presente a olhar para o futuro, de ser a transformação que se quer ver. Segundo um estudo da Oxford Review of Economic Policy, assinado, entre outros, pelo Nobel da Economia Joseph Stiglitz e Nicholas Stern, especialista em economia das alterações climáticas, “os projetos que reduzem as emissões de gases de estufa, ao mesmo tempo que estimulam o crescimento económico, proporcionam ao Estado uma melhor remuneração de investimento a curto e longo prazo do que os planos de recuperação convencional”.

No Alentejo vinhateiro ,essa revolução calma começou a ser desenhada em 2015. O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo foi criado com o objetivo de trazer a produção sustentável, como um todo, à produção vitivinícola da região do Alentejo, ao trabalhar de forma transversal e integrada a atividade económica, o tecido laboral e social e a envolvente ambiental. Mais do que benefícios ecológicos, quisemos trazer à produção vitivinícola uma visão concertada, que pretende que os mais pequenos e os maiores produtores possam, durante muitos anos, continuar a produzir vinhos de excelente qualidade sem pôr em causa os recursos naturais, a sua viabilidade económica e influenciando, ainda, a mudança de hábitos de cada um dos colaboradores e respetivas famílias.

E a filosofia de sustentabilidade assenta que nem uma luva na adaptação a uma nova realidade como a que vivemos por estes dias, contribuindo para a melhoria do desempenho, a otimização de processos, o aumento da eficiência e a redução de custos operacionais, tão importante neste período difícil que atravessamos. Nunca é demais recordar que as melhores práticas sugeridas para o campo afetam diretamente a qualidade da uva produzida. Ao promover a redução do uso de pesticidas ou herbicidas, a recuperação do solo, os enrelvamentos, a gestão de serviços dos ecossistemas, a retenção de água, a qualidade do ar, tudo isso terá um impacto direto na qualidade da uva produzida. É inevitável. Isso, por defeito, irá promover um vinho de melhor qualidade. Além disso, aumentando as eficiências em relação aos processos da adega, estamos a contribuir para poupanças económicas que podem ser usadas para investir em melhores equipamentos, em mais tecnologia e em maior qualidade de produção para oferecer o melhor produto possível aos consumidores.

A sustentabilidade não é moda. É o novo paradigma do século XXI. Empresas e pessoas que não internalizem que o crescimento económico exponencial contínuo é impossível, que os recursos naturais não são infinitos e que temos apenas um planeta para viver, serão, gradual e progressivamente, tornadas obsoletas por uma espécie de seleção natural feita pelos consumidores e, possivelmente, através de novas políticas internacionais.

 

João Barroso, Professor da Católica Lisbon School of Business & Economics​

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...