Press News & Events

Reações em direto ao OE2021. Críticas, avisos e desilusões de partidos, setores e empresas

Thursday, October 15, 2020 - 10:50
Publication
Dinheiro Vivo

Filipe Santos, o Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics, deixa um alerta: "esta proposta de orçamento baseia-se num cenário macroecónomico otimista."

A previsão de 8.5% de queda no PIB em 2020 exigiria uma forte recuperação no quarto trimestre e está acima das previsões recentes do NECEP - Católica Lisbon Forecasting Lab e do FMI: ambos apontam para quebra de 10% do PIB."

O dean da Católica acrescenta ainda que "este é um orçamento possível face aos desafios enfrentados pela economia e a fraca folga orçamental. Há preocupação com a reposição de rendimentos perdidos e com o apoio aos mais carenciados"

E destaca "uma medida barata (11 milhões de euros), mas de grande impacto – a gratuitidade das creches para mais famílias de baixos rendimentos. A redução das taxas de retenção do IRS é uma medida de custo orçamental nulo e que aumenta a liquidez das famílias em 2020. No entanto, o orçamento padece do mal de criar muitas medidas avulsas, algumas temporárias mas com grande complexidade de implementação, como os vouchers de redução de IVA. É pena não haver mais medidas de promoção da criação de riqueza, a qual é o único caminho sustentável para o crescimento da Economia Portuguesa.

 

Filipe Santos, Dean of Católica Lisbon School of Business & Economics

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...