Press News & Events

A quarentena como oportunidade para o ensino

Friday, March 27, 2020 - 15:34
Publication
Observador

Depois da tempestade ficam as experiências e o enriquecimento dos modelos de ensino com a utilização das novas tecnologias. E o mais interessante é que podemos fazer todas estas experiências sem risco.

Afinal, a quarentena também pode ser uma oportunidade. Por muito que custe, temos agora de ficar confinados, tanto quanto possível, aos contactos virtuais. Já estamos há uma semana em estado de emergência e ninguém sabe quanto tempo vai durar de facto. Em França já se fala de 5 a 6 semanas suplementares de confinamento, o poderá significar para nós uma extensão até Maio. A hora é grave. As empresas estão em risco e até já se fala em nacionalizações.

Os serviços presenciais estão a parar, e vão parar por muito tempo. Pessoalmente, estou preocupado com o ensino (em particular o universitário, por ser a minha profissão).

Se as salas de aula deixam agora de ser possíveis por algum tempo, será que o ensino on-line é a solução? Não creio. Assim como também não me parece que a solução seja replicar os conteúdos tradicionais à distância. Passo a explicar.

Todos acreditamos no poder das tecnologias de comunicação para substituir de alguma forma o encontro em sala entre professores a alunos. Só que agora a mudança é urgente, caso contrário o corrente ano letivo pode correr sérios riscos. É essa a oportunidade! Como todos acreditamos na necessidade de mudança imediata, se bem que temporária, não é preciso convencer ninguém. É uma situação rara. Somos mesmo impelidos a mudar. A questão é como.

Como em todos os serviços, temos de mudar a oferta e a procura, isto é, a escola e os alunos. Não é fácil, e é por isso que os modelos de ensino presenciais continuam a ter tanto sucesso, pelo menos a julgar pela quantidade de horas de aulas que os professores continuam a lecionar em sala. E as razões são de peso.

O ensino é um serviço experiencial, com resultados tanto tácitos como explícitos. Os alunos vivem a experiência e ganham ao mesmo tempo conhecimento e capacidades. Se o ensino tradicional estava virado ao conhecimento explícito, estamos hoje todos muito mais interessados nos fatores intangíveis, no know-how, ou seja, no conhecimento tácito. Tornou-se claro que, num mundo em mudança, as capacidades são muito mais essenciais do que tudo o que possamos decorar. Conhecimento a metro passou a ser aliás irrelevante na era do tio Google.

As salas de aula tornaram-se, portanto, num ambiente de experimentação social, onde aprendemos uns com os outros, e de uma forma que nenhum livro ou motor de busca pode alguma vez substituir.

Além disso, as salas de aula são o ambiente que todos conhecemos desde sempre, professores e alunos e onde é fácil gerir as expectativas. Os professores evoluem para oferecer a melhor experiência de sempre, deslumbrando os alunos com vivências inesquecíveis. Nada consegue substituir, aliás, a força de um sorriso, de um olhar, e de toda a comunicação não verbal que acontece entre todos nas salas de aula e também nos momentos mais descontraídos.

São de facto, de peso, as razões para o contínuo sucesso do ensino presencial nas salas de aula.

E, no entanto, considero que a utilização urgente do on-line é uma oportunidade sem precedentes!

É que o on-line tem oportunidades imensas se bem utilizado. O on-line é assíncrono, ou seja, podemos aceder aos conteúdos quando queremos ou quando nos dá mais jeito. Podemos parar quando quisermos qualquer visionamento para procurar conteúdos adicionais na web, seja na wikipedia, seja com a ajuda do tio Google, seja nalgum fórum de discussão. Afinal, as redes sociais estão a mudar o mundo provaram ter um poder muito significativo e que podemos aproveitar. Os exemplos multiplicam-se e as plataformas também.

Para não pararmos as aulas, vamos todos ter de utilizar o on-line, com todo o seu potencial, e experimentar novas soluções. Depois da tempestade, ficam as experiências e o enriquecimento dos modelos de ensino com a utilização das novas tecnologias. E o mais interessante é que podemos fazer todas estas experiências sem risco, devido à situação de urgência que estamos a viver. Podemos e devemos explorar, testar e experimentar. Há um sem número de plataformas disponíveis e os alunos, sendo mais novos, têm com certeza uma palavra a dizer sobre o que funciona e o que pode ser melhorado.

Depois desta experiência, acredito que as aulas presenciais vão ser as melhores de sempre. Por causa do on-line.

Related Press News

22/05/2020 - 18:07
Observador
Com o trabalho remoto fomos levados a adotar procedimentos e a aceder a tecnologias que nos fizeram perceber que há muitas tarefas que podemos fazer melhor assim, evitando quilómetros e horas perdidas. Já todos sabemos. A pandemia do Covid-19 virou o...
15/05/2020 - 14:40
Observador
No contexto atual, podemos não ter já as novas respostas. Mas, temos de ter novas perguntas. Mais interessante do que “O que virá aí?” é, por exemplo, “Como posso preparar-me para o que aí vem?”. O futuro reserva-nos novos desafios e, com a naturalidade...

Upcoming Events

02
Jun
12:30

Online via Zoom

Lisbon
Portugal
16
Jun
16:00

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal