Press News & Events

Esclarecimento da UCP acerca de notícia de 13-2-2019

Friday, February 15, 2019 - 15:20
Publication
UCP

ESCLARECIMENTO 

 

A Universidade Católica Portuguesa foi ontem objeto de uma peça de desinformação da jornalista Alexandra Borges, emitida no Jornal da Noite da TVI. Com o claro objetivo de difamar a instituição e suscitar a suspeita sobre a sua conduta, repetiram-se mentiras e manipulou-se informação, sugerindo, nomeadamente, que a UCP não pagava impostos que, supostamente, seriam devidos.

Assim, vem a instituição esclarecer que:

1 - Tal como está previsto na lei, a universidade, enquanto instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, beneficia de uma isenção fiscal em sede de IRC, à semelhança do que acontece com milhares de outras instituições em Portugal.

2 – É, aliás, grosseiramente falso – e disso tinha a jornalista Alexandra Borges inteiro conhecimento – que a Universidade Católica Portuguesa não pague um euro de impostos, como se referiu, repetidamente, no anúncio da referida peça de desinformação.

3 – Falso é também que a Universidade Católica Portuguesa receba qualquer financiamento do Estado. Os subsídios à exploração refletidos no seu balanço decorrem de financiamento de base competitiva, isto é, resultado de concurso para efeitos de investigação e transferência de conhecimento, em base meritocrática, e têm origem, tanto privada como pública.

4 – A Universidade Católica Portuguesa exerce uma atividade de excelência no ensino e investigação, com provas dadas a nível nacional e internacional, tendo anualmente um impacto directo de cerca de 600 milhões de euros na economia nacional.

5 – A Universidade Católica Portuguesa concede anualmente apoios sociais no montante de 3.282.359 €.

6 – Sem qualquer apoio do Estado, a atividade da Universidade Católica Portuguesa é financiada pelas propinas pagas pelas famílias, que com os seus impostos subsidiam igualmente o ensino superior público, isento do pagamento de impostos.

Como referiu D. Manuel Clemente, na celebração do Dia da UCP: “A nossa Universidade é e quer ser “Portuguesa”, como verdadeiro exercício de cidadania, aliás contemplada pela lei e pelo reconhecimento estatal da sua utilidade pública. Com outras instituições universitárias, estatais ou não, serve o país e participa do serviço que, organizadamente, o país se presta a si mesmo e àqueles que nos procuram. Para isto nascemos há mais de meio século. Assim nos projetamos para o futuro que começa.”

Apesar da campanha de desinformação, a Universidade Católica Portuguesa continuará a laborar com voz livre e independente ao serviço da sociedade civil, combatendo os factos alternativos e sem se vergar aos interesses políticos e económicos evidentes dos que a combatem.

 

Lisboa, 14 de fevereiro de 2019

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...