Press News & Events

Ditador Twitter

Saturday, September 15, 2018 - 15:14
Publication
Diário de Notícias

Quem é Donald Trump? Esta é a perplexidade do momento, que desafia a generalidade dos analistas e afecta todo o mundo. Antes do meio do mandato, os estudos multiplicam-se, sem realmente responderem à questão. Não sabemos o que ele é, mas conseguimos já dizer bastante acerca daquilo que não é. Se isto não resolve o enigma, circunscreve a dificuldade.

Antes de mais, Trump não é totalitário. Este ponto, apesar de óbvio, precisa de ser repetido, pois tornam-se banais as comparações com Hitler. É essencial a lição de Hannah Arendt, no clássico de 1951, As Origens do Totalitarismo: "Até hoje conhecemos apenas duas formas autênticas de dominação totalitária: a ditadura do nacional-socialismo após 1938 e a ditadura do bolchevismo desde 1930. Estas formas de domínio diferem basicamente de outros tipos de regime ditatorial, despótico ou tirânico" (edição de 1979, p. 419). Segundo a autora, tais situações extremas, que terminaram só com a morte de Hitler e Estaline respectivamente (p. xxxvii), não têm paralelo, por exemplo, com o que aconteceu antes e depois na URSS.

O que define tal estado extremo de opressão é o facto de "a dominação totalitária pretender abolir a liberdade, eliminar mesmo a espontaneidade humana em geral, não sendo, de forma nenhuma, uma restrição da liberdade, por mais tirânica que seja" (p. 404). O totalitarismo consubstancia o poder absoluto de um homem, no sentido absoluto da palavra "absoluto". Esses regimes não têm estratégia, programa, orgânica, poderes definidos, vivendo em tumulto constante, purgas sucessivas e indefinição estrutural. Tudo para que "a vontade do Fuehrer possa ser incorporada em todo o lado e em todo o tempo, e ele mesmo não esteja preso a nenhuma hierarquia" (p. 405). Nem os casos de Mao, Ceausescu e Kim Il-sung chegaram a tal extremo, quanto mais os actuais potentados.

Em segundo lugar, Donald Trump não é um ditador populista, como Nicolás Maduro e Rodrigo Duterte, ou um tirano orgânico, ao estilo de Vladimir Putin e Bashar al-Assad. À primeira vista, a grande razão da diferença é o sistema político norte-americano, especialmente desenhado para evitar ditaduras. Não há dúvida de que as singularidades dos Estados Unidos tornam enganadora a maior parte das comparações. Mas será admissível dizer que tais coisas não podem acontecer ali?

Foi para desafiar esta ilusão complacente que Sinclair Lewis publicou, em Outubro de 1935, o romance It Can't Happen Here, descrevendo a impensável vitória de um populista ao estilo nazi nas eleições do ano seguinte, de que já se vivia o fragor. A obra, que anda na lista dos best-sellers da Amazon desde o sufrágio de 2016, ajuda a compreender o carácter de Trump, no contraste com um fascista tipicamente americano, Berzelius "Buzz" Windrip, o líder no romance.

O primeiro aspecto que falta hoje são tropas de choque. Mussolini tinha os "camisas negras", Hitler as SA e as SS, Windrip os "minute men". Trump, pelo menos por enquanto, não tem forças próprias. Nem sequer controla realmente o Partido Republicano. A sua candidatura, improvisada e inorgânica, venceu inesperadamente, até contra as próprias expectativas, como está largamente documentado. Desde então, e apesar da euforia nos comícios e sólida minoria de apoio, não existe qualquer movimento de suporte ao presidente. Este aspecto pode dizer-se único na longa história das tiranias.

O segundo facto que o distingue do género é a ausência de doutrina, programa e, até, estratega. Stephen Bannon, que desempenhou esse papel nos primórdios da governação, que no romance pertence a Lee Sarason, saiu em Agosto de 2017 e não foi substituído. A obra de referência do regime, o Mein Kampf de Trump, chama-se Trump: The Art of the Deale é, supostamente, um livro de gestão. É verdade que este vazio de orientação o aproxima do totalitarismo tardio, que cultivou a indefinição como meio de chegar ao poder absoluto do líder. Mas, na falta das outras componentes definitórias, tal vácuo esboroa, não potencia autoridade.

Assim, é evidente que Donald Trump não é um chefe totalitário, não é referência de ideologia ou programa populista, nem é sequer líder de um movimento organizado. Esta pequena lista das características que lhe faltam basta para mostrar tratar-se de um fenómeno novo e original, sem paralelo directo nos anais da política internacional. O próprio elemento definitório da administração, a utilização sistemática do Twitter para formulação, implementação e análise de políticas, manifesta estarmos perante algo radicalmente excepcional.

Sabemos aquilo que não é. Talvez só os historiadores venham a conseguir estabelecer os contornos, e saber o que realmente é. Existe forte probabilidade de ele ser precisamente aquilo que parece: um grande comunicador, narcisista e autocentrado, que entrou nesta aventura por razões mediáticas, e usa como orientação os caprichos do momento, que considera geniais. Por isso, o livro sobre o tema publicado nesta semana pelo reputado jornalista Bob Woodward, tem o título sugestivo de Medo.

 

João César das Neves, Professor Catedrático da CATÓLICA-LISBON.

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...