Press News & Events

Portugueses consideram importante comprar produtos nacionais

Friday, June 22, 2018 - 15:00
Publication
Dinheiro Vivo

O Observatório da Sociedade Portuguesa verificou, contudo, que apenas 36,9% é que tenta sempre comprar produtos de origem portuguesa.

O Observatório da Sociedade Portuguesa verificou que 92% dos portugueses considera que comprar produtos nacionais ajuda a melhorar a economia portuguesa, mas 36,9% é que tenta sempre comprar produtos de origem portuguesa, foi divulgado, esta quinta-feira.

De acordo com um estudo do Observatório da Sociedade Portuguesa da Católica-Lisbon School of Business & Economics, 79% dos portugueses considera que ajuda a reduzir o défice ao comprar produtos portugueses e 85% assume estar satisfeito com os produtos comprados.

O estudo feito em março avaliou quais os hábitos de consumo de produtos de origem portuguesa junto da população nacional.

Segundo a análise, 35,3% assume que tentam comprar algum tipo de produtos de origem portuguesa e 27,8% dos participantes não se preocupa com a origem dos produtos que compra.

Os produtos de origem portuguesa que os inquiridos mais compram são fruta e legumes (89.8%), pão e produtos de pastelaria (85,4%), azeite (83,6%), laticínios (71,4%), peixe, carne e derivados (67.8%).

Os produtos de origem Portuguesa adquiridos por uma menor percentagem de participantes são: bebidas com álcool (47,3%), arroz e massas (44,8%), bebidas sem álcool (33,0%), calçado (28,2%), vestuário (13,3%), mobiliário (12,4%), eletrodomésticos (3,9%).

A maioria dos participantes no estudo referiu que, numa compra habitual, geralmente identifica a origem dos produtos pelo símbolo “Made in Portugal” ou outro símbolo a indicar a origem portuguesa (64,1%), pela marca do produto ser uma marca portuguesa (57,7%), ou procuram no rótulo do produto (51,8%).

Apenas cerca de um quarto dos participantes identifica a origem dos produtos pela publicidade ao produto sugerir que se trata de um produto de origem portuguesa (20,9%), pelo nome do produto sugerir que tem origem portuguesa (20,8%), ou pelos ingredientes do produto serem de origem portuguesa (17,5%).

Quando questionados sobre os aspetos valorizados na compra de produtos de origem portuguesa, os participantes referiram que comprar produtos portugueses ajuda a melhorar a economia portuguesa (91,9%), que comprar produtos portugueses permite criar emprego em Portugal (88,3%) e ajuda a melhorar o défice Português (78,9%).

Sobre a qualidade dos produtos de origem portuguesa, os inquiridos consideraram que têm melhor qualidade (67,4%) e que são fáceis de encontrar nas lojas onde fazem compras (56,4%).

De acordo com o mesmo estudo, 85,1% dos participantes estão muito satisfeitos com os produtos que compram, 12,9% estão moderadamente satisfeitos e apenas 2,0% estão pouco ou nada satisfeitos com os produtos de origem portuguesa.

Este estudo foi realizado em março de 2018, através do Painel de Estudos Online da Católica Lisbon School of Business & Economics.

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...