Press News & Events

As empresas portuguesas têm de mudar de mentalidade

Monday, October 16, 2017 - 01:00
Publication
Expresso

A sexta conferência Próximo Nível decorreu esta quinta-feira e debateu os desafios que as empresas vão ter de enfrentar em 2018, mas nenhum estava relacionado com o Orçamento do Estado.

A economia portuguesa está em retoma e o próximo ano tem tudo para correr bem: o desemprego está a cair, a mão de obra qualificada está de regresso e o PIB deve crescer 2,3% em 2018, segundo um estudo da Católica Lisbon School of Business & Economics. Mas nem por isso isso significa que as empresas, principalmente as PME, vão ter a sua vida mais facilitada. Aliás, têm inúmeros desafios pela frente e em grande parte por causa de uma má gestão e uma mentalidade antiquada.

Esta foi uma das conclusões da sexta conferência Próximo Nível, organizada pelo Expresso e pelo Banco Popular na sede do banco em Lisboa e que tinha como tema os desafios das empresas para 2018.

"As empresas portuguesas são pouco eficientes face aos standards internacionais, têm uma baixa adaptabilidade às novas realidades e a maior parte das exportações são de muito baixo valor acrescentado. Podemos dizer que o problema é do Governo, mas o Governo não gere as empresas. Temos uma má gestão nas empresas", disse o diretor da Católica Lisbon School of Business & Economics.

Melhorar a gestão das empresas é, portanto, o primeiro desafio para 2018 e para o futuro, e isso passa inevitavelmente "por mudar a mentalidade", disse Ricardo Gonçalves Pereira, CEO da Yunit Consulting e outro dos oradores do debate desta quinta-feira.

"O típico empresário português prefere ter uma pizza pequena toda para si do que uma fatia da pizza grande, ou seja, para ter a pizza toda significa que é o único accionista e tem, por isso, poucos oportunidades de crescimento", explicou Nuno Fernandes, acrescentando que com um único accionista as empresas tendem a recorrer mais ao financiamento bancário.

Ora, este tipo de financiamento obriga as empresas a endividarem-se e a colocarem em risco a sua operação e o seu crescimento, porque têm de pagar o empréstimo. Ou seja, não só ficam expostas às novas exigências dos bancos como estão expostas às oscilações das taxas de juro que, muitas vezes, variam consoante o rating do país.

É precisamente por isso que, segundo Nuno Fernandes Thomaz, um dos sócios fundadores da Core Capital e da Capital Restart, outro dos grandes desafios das empresas passa por recorrer a outras fontes de financiamento que não a típica banca.

Apostar na formação pode ajudar a mudar esta mentalidade mais antiquada e a tornar a gestão das empresas mais adaptável e versátil, duas qualidades que são cada vez mas importantes num mundo cada vez mais digital e em mudança constante, quase ao segundo. Mas dar estímulos e incentivos aos trabalhadores é também relevante, porque "quem faz as empresas são as pessoas", comentou Ricardo Gonçalves Pereira.

E, foi consensual no painel do debate: as empresas portuguesas não aproveitam bem os recursos humanos que têm. "Somos do melhor que há e temos de usar bem esses recursos, mas muitos deles estão no sector público" onde não são bem aproveitados, comentou Luís Filipe Pereira, presidente da Fórum dos Administradores e Gestores de Empresas (FAE).

"Não há nada mais corrosivo que não distinguir os que fazem dos que não fazem", rematou o ex-ministro da Saúde dos Governos de Durão Barroso e Santana Lopes. 

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...