Press News & Events

Católica-Lisbon distingue antiga diretora Fátima Barros

Tuesday, May 30, 2017 - 12:00
Publication
Jornal Económico

Católica-Lisbon distingue antiga diretora Fátima Barros

A presidente da ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações foi escolhida por unanimidade para receber o Prémio Carreira 2017 da Católica Lisbon School of Business & Economics. A cerimónia de entrega do Prémio Carreira, que já vai na sua 11ª edição, tem lugar esta terça-feira, 30 de maio, pelas 18h30, no Auditório Cardeal Medeiros no Campus da Universidade Católica Portuguesa (Edifício da Biblioteca) em Lisboa. "Esta distinção é também o reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a equipa", salienta Fátima Barros, que não esconde que o período em que liderou a Faculdade foi "o mais marcante" da sua vida profissional. "Conseguimos colocar a Católica-Lisbon no ranking do Financial Times como uma das melhores business schools do Mundo. Na altura assumimos que em 2020 estaríamos no Top 20. Acreditámos, trabalhámos para isso e a atual direção continua a trabalhar para esse mesmo objetivo. Já falta pouco, uma vez que em 2016 atingimos a 23ª posição", explica. Fátima Barros licenciou-se em Economia em 1986, ingressando dois anos mais tarde no European Doctoral Programme, na Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica e na London School of Economics.

Após a conclusão do doutoramento em Economia regressa a Portugal e integra o corpo docente da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, tendo-se dedicado ao ensino e à investigação durante esse período. Continuar a ler Em 2001 é convidada para diretora-Adjunta da Faculdade e em 2004 é nomeada diretora, funções que ocupou até 2012.

Enquanto dean da Católica-Lisbon conduziu o processo de internacionalização da faculdade que obteve, em 2007, a "Triple Crown" (o conjunto das três acreditações internacionais de business schools) e desenvolveu parcerias internacionais com o MIT (The Lisbon MBA, em conjunto com a Universidade Nova), a Kellogg School of Management (AMP - Executive Education) e Carnegie Mellon (Ph.D.). Fátima Barros foi membro do conselho estratégico de escolas de gestão, como Lausanne, (Suíça), Durham (RU), ESCP-Europe (França), Audência-Nantes (França) e Fundação Dom Cabral (Brasil), tendo igualmente integrado os boards dos principais organismos e comités de acreditação. Desde 2012 preside à ANACOM e à Fundação Portuguesa das Comunicações.

No plano internacional lidera, desde 2015, o Body of European Regulators for Electronic Communications. A Católica distinguiu anteriormente com o mesmo prémio: Isabel Jonet, Sérgio Rebelo, António Horta Osório, Carlos Melo Ribeiro, António Viana Baptista, Alexandre Relvas, Filipe de Botton, Miguel Villas-Boas, Luís Palha, Joaquim Goes e Luís Amaral.

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...