Fundação Amélia de Mello reforça parceria com Universidade Católica Portuguesa

Tuesday, January 9, 2018 - 14:51

A Universidade Católica Portuguesa e a Fundação Amélia de Mello, celebraram ontem, 8 de janeiro, pelas 17h00, no edifício da Reitoria, a assinatura de um protocolo que tem como principal objetivo o reforço do apoio continuado, por parte da Fundação, à formação superior e à educação, ministradas pela UCP, com especial enfoque nas áreas de criação de conhecimento de nível internacional, inovação na sociedade, filantropia de impacto e investimento social.

Esta parceria entre as duas entidades, agora reforçada e em vigor por mais quatro anos, já data de 1967, altura da fundação da Universidade Católica Portuguesa, o que faz da Fundação Amélia de Mello, um dos mais importantes mecenas da UCP, estando presente nos momentos mais marcantes da história da universidade. Desde há já várias décadas que a Fundação, bem como as empresas e famílias a ela ligadas, constituem parceiros constantes no apoio ao desenvolvimento estratégico da UCP, através do apoio inicial e continuado ao desenvolvimento das infraestruturas da Universidade, à formação de um corpo docente próprio através da atribuição de bolsas de doutoramento nas melhores escolas internacionais, à criação de conhecimento através da concessão de bolsas de investigação e do apoio a alunos portugueses carenciados de elevado mérito. Desta forma, a FAM e a UCP estão interessadas em aprofundar a colaboração que vêm mantendo, considerando que a mesma é benéfica para ambas as instituições, na medida em que lhes permite cumprir as respetivas missões e viabilizar a realização de projetos de interesse comum.

De acordo com Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, “o protocolo assinado entre a UCP e a Fundação Amélia de Mello, assenta numa lógica de co-criação de valor e capacitação mútua. Permite alargar uma relação de longa data, adequando-a às novas necessidades de desenvolvimento da UCP e refletindo a vocação de intervenção no campo educacional e de responsabilidade social da Fundação.”

Também Vasco de Mello, Presidente da Fundação Amélia de Mello e Membro do Conselho de Orientação Estratégica da Católica Lisbon School of Business & Economics, considera que “A Fundação Amélia de Mello definiu a Educação como a sua área essencial de apoio à sociedade civil. Neste contexto, merece-nos especial atenção a colaboração com as Instituições de Ensino que pratiquem um ensino de excelência, sendo a Universidade Católica Portuguesa um excelente exemplo. Acreditamos que os apoios que temos concedido não só reforçam e capacitam esta Universidade com um corpo docente de excelência, como também permitem que alunos carenciados e com mérito escolar possam evoluir nos seus estudos e formação”.

Para Nuno Fernandes, Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics, esta parceria reforçada é motivo de grande orgulho, pois não só consolida a história interligada das duas Instituições, como reflete a aposta conjunta na qualificação do nosso País através do desenvolvimento de capital humano de excelência e de conhecimento científico inovador e impactante.

Este novo protocolo, além do apoio através da atribuição de bolsas para alunos de reconhecido mérito académico, sem possibilidades financeiras, para poderem completar as suas licenciaturas, mestrados e/ou doutoramentos em várias Faculdades em Lisboa e no Porto, também prevê, entre outros:

  • Patrocinar a realização de algumas conferências integradas no ciclo de Conferências Internacionais “Futuros Globais”, promovido pela UCP por ocasião da celebração dos seus 50 anos, durante os anos de 2017 e 2018;
  • Apoiar a cátedra atribuída ao “Dean” da Católica Lisbon School of Business and Economics, designada “Cátedra Fundação Amélia de Mello”, que potencia a atração e retenção de talento internacional ao mais alto nível;
  • Apoiar a publicação de uma série de trimestral de “Insight Papers”, sobre investigação aplicada em Filantropia e Impacto, Inovação e Empreendedorismo Social;
  • Realizar o Estudo de Impacto da Universidade Católica Portuguesa na Sociedade, desenvolvido no âmbito das comemorações dos 50 anos da UCP.

A Fundação Amélia de Mello foi fundada em 1964 por iniciativa de D. Manuel de Mello, não só em homenagem à sua mulher, mas também como forma de reforçar e dar continuidade, noutra perspetiva, à obra social do Grupo CUF.

Related News

Dec 12 2017
Andrew C. Hafenbrack , Professor at Católica Lisbon School of Business...
Dec 12 2017
The MOVE Açores Porta a Porta Project was one of four awarded with the University Volunteer Award in 2017. The 2nd edition of this initiative awarded prizes for social contributions, heritage conservation and training of volunteers and beneficiaries who...

Upcoming Events

06
Feb
18:30

Católica Lisbon School of Business & Economics

Palma de Cima
Lisboa1649-023
Portugal