SUSTAINABILITY AS STRATEGY:

a Competitive Advantage for Global Challenges


Either we have a Sustainable business, or we will have No Business at all

Há um reconhecimento generalizado de que a Sustentabilidade já transformou numa macrotendência imparável. Há, neste sentido, uma aceitação global da importância de que as empresas incorporem cada vez mais os riscos e oportunidades associados à Sustentabilidade na sua estratégia de negócio. 
Na verdade, a Sustentabilidade influencia cada vez mais o acesso a capital e valaiação de riscos, a gestão dos recursos humanos, a gestão de clientes e fornecedores, entre outros stakeholders, sendo um motor claro da competitividade das organizações. No entanto, numa altura de enorme incerteza econónimo-política a nível global, os líderes empresariais enfrentam um desafio decisivo: decidir “se” e “como” integrar a Sustentabilidade nas decisões estratégicas de topo.
Esta formação apresenta-se como uma “learning journey” que reúne conhecimento prático e académico ao mais alto nível na displina da gestão, fomentando experiências imersivas, conhecimento profundo, com carácter prático e sólido que ajudarão gestores a perceber:

  • qual a vantagem de inlcuir a sustentabilidade no core da sua estratégia de negócio;
  • como definir estratégias de negócio onde a sustentabilidade é um enabler de criação de valo e um verdadeiro “business case”;
  • como os “outros” estão a atuar no mercado e a tirar vantagem da sustentabilidade como fator competitivo.

 

Esta formação foi desenhada para líderes que pretendem assumir ou reforçar funções estratégicas na área da sustentabilidade. Ao participar do SUSTAINABILITY AS STRATEGY, os participantes fortalecem a sua capacidade de decisão estratégica, aprofundam a compreensão dos impactos financeiros, reputacionais e operacionais da sustentabilidade e ganham ferramentas para influenciar a governação e a orientação de curto, médio e longo prazo das organizações.
Os participantes terão acesso a sessões teóricas e práticas por professores da CATÓLICA-LISBON e convidados internacionais, visitas imersivas a empresas, convresas com líderes empresariais, sessões de Q&A e desenvolvimento de um projeto único adaptado ao seu caso / empresa em concreto. 
 A formação contribui para um conhecimento claro dos riscos e oportunidades associados aos grandes desafios globais, permitindo alinhar sustentabilidade, estratégia e criação de vantagem competitiva. Os participantes reforçam o seu posicionamento enquanto líderes capazes de antecipar tendências, dialogar com investidores, clientes e stakeholders-chave e apoiar decisões informadas ao mais alto nível.
Se é certo que sem sustentabilidade económica dificilmente haverá sustentabilidade social e ambiental, é também cada vez mais certo que sem preocupações sociais e ambientais por parte das empresas, dificilmente poderão preservar a sua sustentabilidade económica. É nesta certeza que lançamos este curso, certos de que todos os participantes  compreenderão, no final do curso, de que “Não existem estratégias de sustentabilidade. Sustentabilidade é A estratégia”. 

Principais Benefícios:

Identificar e transformar riscos e oportunidades ESG em vantagens competitivas concretas.

Reforçar a capacidade de influência ao nível da gestão de topo, Conselho de Administração e investidores.

Compreender como integrar a sustentabilidade na estratégia central do negócio, alinhando impacto, desempenho económico e criação de valor a curto e longo prazo em todas as áreas de negócio, desde a estratégia, ao marketing e comunicação, departamento financeiro e de recursos humanos;

Posicionar-se como líder estratégico da transformação sustentável, preparado para desafios globais e decisões complexas.
Fortalecer o business case estratégico para decisões e investimentos em sustentabilidade, entendendo que o "business case" é inegável e "já não há outra forma" de estar no mercado para as empresas que almejam o sucesso.

​Testemunhos:

Estrutura do Programa

Descubra os módulos de aprendizagem e liberte todo o seu potencial.

keyboard_arrow_up I. Retreat imersivo: Os fundamentos de uma Estratégia Sustentável (13h)
1) Porquê a Sustentabilidade como Estratégia num mundo em mudança?  
2) A Estratégia: Fundamentos da vantagem competitiva sustentável
3) A Sustentabilidade como negócio: argumentos para os negócios de futuro
4) Do Purpose à liderança de mercado: Como definir uma estratégia alinhada com os stakeholders? 
5) O reporte de sustentabilidade e a diligência devida: estratégia ou compliance?
6) Como as finanças sustentáveis vão mudar o mundo dos negócios
keyboard_arrow_up Leadership expedition (2h)
A importância da Liderança Responsável num mundo fraturado
keyboard_arrow_up II. Sustentabilidade na prática: um plano de implementação para o meu negócio (11,5h)
1) Como definir uma estratégia sustentável vencedora
2) Estratégia sustentável: passo a passo - sessão de trabalho prático I & II
3) A Dupla Materialidade: como implementar?
4) Imersão na realidade: partilha de boas práticas ambientais corporativas
5) Imersão na realidade: partilha de boas práticas sociais corporativas
6) Como gerar negócio com a sustentabilidade? Aplicação na prática 
keyboard_arrow_up Leadership expedition (2h)
A Governance como pilar de um negócio Sustentável
keyboard_arrow_up III. Acelerar a sustentabilidade no meu negócio (3,5h)
1) Como "vender" a sustentabilidade internamente
2) Inovação, Sustentabilidade e AI
keyboard_arrow_up Leadership expedition (2h)
1) A Tecnologia e Sustentabilidade: Muito mais do que um mundo de Inteligência Artificial
keyboard_arrow_up Encerramento (2.5h)
Future trends and sustainability 

Diretor do Programa

Quer saber mais?

Contacte a program manager: