[Logo]Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais
Universidade Católica Portuguesa Católica Lisbon Business & Economics [Logo]Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais [Image]English Flag
Webmail|Login|Home
Programas de Executivos
Executive Masters
Mestrados
Licenciaturas
Virtual Tour
...a place of intellectual rigour and rightness... Luís Gravito, Senior Vice-President, Boston Consulting Group, Alumnus'81

Fui aluno num dos primeiros anos da Faculdade de Ciências Económicas Empresariais. A qualidade da formação que recebi na CATÓLICA-LISBON foi sempre decisiva ao longo da minha vida profissional.

A Faculdade é uma instituição extraordinária. Todos temos assistido à sua importância crescente na sociedade portuguesa, caracterizando-se sempre por elevados padrões de exigência e qualidade, influenciando fortemente as sucessivas gerações que tem formado, que hoje marcam significativamente, nas mais diversas instituições, a economia nacional

Alexandre Relvas, CEO, Logoplaste, Alumnus'81

Alexandre Relvas, CEO, Logoplaste, Alumnus'81

António Carrapatoso, Chairman, Vodafone Portugal, Alumnus'80

Presidente do Conselho de Administração da Vodafone Portugal e Presidente da Fundação Vodafone Portugal. É um dos principais promotores da iniciativa “Compromisso Portugal”. É membro do Conselho Estratégico da Universidade do Minho e da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa. É ainda Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Ulisses cujo projecto é o Lisbon MBA.

Foi anteriormente docente da Universidade Católica e membro do conselho directivo do Projecto “Aumentar a Competitividade de Portugal”, sob a direcção de Michael Porter.

Foi ainda fundador e primeiro presidente da Apritel.

António Carrapatoso é licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. Possui um MBA pela Universidade Nova de Lisboa.

António Carrapatoso, Chairman, Vodafone Portugal, Alumnus'80

António Horta Osório, CEO, Abbey Bank- London, Alumnus'87

António Horta Osório é licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica. No último ano do curso (1987) ingressa no Citibank. Em 1991, conclui o MBA no Insead, tendo ganho o prémio Henry Ford II, para o melhor aluno.

Terminado o MBA, é recrutado pela Goldman Sachs trabalhando em Nova Iorque e em Londres. Em 1993 o Grupo Santander convidou-o para criar de raiz o Banco Santander de Negócios Portugal (BSNP).

Em 1996, António Horta Osório é convidado para acumular as suas responsabilidades executivas em Portugal com a liderança das actividades do Grupo Santander no Brasil. Em 1997, António Horta Osório passa também a acumular, a partir de Dezembro desse ano, a presidência executiva do Banco Santander Portugal, o Banco de retalho do Grupo em Portugal.

António Horta Osório, CEO, Abbey Bank- London, Alumnus'87

Em 2000 e após o acordo entre António Champalimaud, o Santander e a Caixa Geral de Depósitos, o Grupo Santander passa a deter os Bancos Totta e Crédito Predial Português (para além do Santander de Negócios e do Santander Portugal). Inicia-se, assim, para António Horta Osório, um novo desafio de consolidação, gestão e liderança de todas estas actividades em Portugal, que se vem juntar à sua experiência diversificada de start-ups e turn-arounds, e de aquisições e de fusões, em diferentes mercados.

Em 2006 assumiu a presidência Executiva do Banco Abbey.

Carlos Melo Ribeiro, CEO, Siemens S.A., Alumnus'77

Licenciado em Economia na Universidade Técnica de Lisboa (I.S.E.); Licenciatura em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa e MBA no Boston College, E.U.A.

Iniciou a sua carreira em 1982 na Texas Instruments, em Dallas (EUA) e no Porto. Ingressou na Siemens em 1984, onde assumiu diversas responsabilidades nos campos do Marketing, Finanças e Direcção Geral Industrial em Portugal, Áustria e Alemanha. Em 1995, Carlos de Melo Ribeiro tornou-se o primeiro português a desempenhar funções de Administrador-Delegado da Siemens, S.A. em Portugal. A sua equipa obteve os mais altos reconhecimentos dentro do mundo Siemens e em 2003 Portugal foi eleita a melhor região, em função dos resultados consistentes alcançados.

Carlos Melo Ribeiro, CEO, Siemens S.A., Alumnus'77

Entre outras actividades é membro do Conselho Geral da AEP, membro fundador da COTEC e Membro do Conselho de Orientação Estratégica da UCP.

Em Junho 2004 foi galardoado pelo Presidente da Republica Portuguesa com o título honorário da Ordem de Mérito Industrial, enquanto que em 2002 obteve a medalha de mérito da República Federal da Alemanha.

Diogo Vaz Guedes, Chairman, GESPURA SGPS, Alumnus'86

Received graduated Católica with major in Business Administration. Started working during University in Somague Group as a trainee, and later held position of financial director at LOGOPLASTE, LDA. In 1992 he started working as a Director of Somague Group were he reached a CEO position in 1997 and a chairman position in 2000.

In 2003 played a maijor role in the merger of Somague Group and Sacyr Vallenhermoso and became VP of the Iberian Group and Chairman in Somague. In 2005 he started the development of his own activities in Gespura, creating new ventures in the tourism sector, renewables and urban rehabilitation.

Apart from its direct professional responsibility, Mr. Vaz Guedes has been Vice-President of the Portuguese Construction Association (ANEOP), Vice-President of the Management Association (Forum de Administradores de Empresas), member of the Consultative Board of Sporting Clube de Portugal and member of the Consultative Board of TELECEL.

Holds awarded the title of “Grande Oficial da Ordem de Mérito da República Portuguesa” of 1998.

Diogo Vaz Guedes, Chairman, GESPURA SGPS, Alumnus'86

Isabel Jonet, President, Banco Alimentar Contra a Fome, Alumna'82

Licenciou-se em Economia em 1982, na CATÓLICA-LISBON. Desde 1993 trabalha em regime de voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome, sendo actualmente Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa e Membro do Conselho de Administração da Federação Europeia dos Bancos Alimentares. Nessa qualidade apoiou a criação dos 11 Bancos Alimentares portugueses.

É fundadora e Presidente da ENTRAJUDA, instituição de apoio a instituições de solidariedade social numa óptica de gestão e organização.

Isabel Jonet, President, Banco Alimentar Contra a Fome, Alumna'82

Trabalhou no Comité Económico e Social das Comunidades Europeias, em Bruxelas, entre 1987 e Julho de 1993. Foi adjunta da Direcção Administrativo-Financeira da Sociedade Portuguesa de Seguros entre Março de 1983 e Dezembro de 1986 e da Direcção Financeira da Assurances Général de France em Bruxelas em 1987.

Deveremos ter sempre presente que o êxito deve ser simplesmente um resultado, e nunca um objectivo. O objectivo deve surgir determinando com precisão o que queremos fazer e derivando com rigor como fazê-lo da melhor forma possível. Devemos adicionar a isso uma grande vontade e sonho em lá chegar.

Depois é ter a disciplina, resiliência, capacidade de trabalho, flexibilidade e imaginação suficientes para não desistir e ir contornando os obstáculos inesperados em que a realidade é tão generosa – e nunca cortar atalhos – nunca fazer as coisas duma forma que não gostássemos de ver feitas a nós próprios. No final estará o tal êxito como resultado. E importa relativamente pouco em toda esta história...

Luís Gravito, Senior Vice-President, Boston Consulting Group, Alumnus'81

Como fazemos as coisas é muito mais importante do que os resultados que conseguimos. Isto é o que eu chamo rigor e seriedade no nosso dia-a-dia. O que faz pessoas que merecem a pena. A única forma de ter um êxito de que nos possamos orgulhar. Isto é o tipo de coisas que vamos aprendendo em escolas como a UCP.

Luís Gravito, Senior Vice-President, Boston Consulting Group, Alumnus'81

...Knowledge, Experience and Leadership are all central to business success. CATÓLICA-LISBON has some of the brightest researchers, consultants and instructors anywhere...

Luís Palha CEO, Grupo Jerónimo Martins, Alumnus'76

Luís Palha CEO, Grupo Jerónimo Martins, Alumnus'76

A melhor forma de construir uma carreira profissional com exito, é partir de fundações sólidas quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista ético. E nesse sentido, a Católica tem reconhecido mérito na capacidade de criar ano após ano, gerações de líderes que têm renovado e reconstruído não só o tecido empresarial das principais empresas nacionais como a de muitas multinacionais que nela procuram o melhor talento do país.

A Católica é sempre, para os seus estudantes, um marco incontornável na sua vida. São anos de grande exigência, de grande dinamismo, de criação de redes de contactos que ficarão para uma vida inteira e de amizades que servirão de enquadramento emocional para um crescimento pessoal e profissional que é sempre vertiginoso quando se termina uma licenciatura ou mesmo um mestrado.

Pedro Pina, Chairman, McCann–Ericsson Portugal, Alumnus'90

Pedro Pina, Chairman, McCann–Ericsson Portugal, Alumnus'90

Rita Torres Baptista, Director of Marketing and Communications, BES, Alumna'97

Directora Coordenadora de Marketing de Comunicação e Estudo do Consumidor do Banco Espírito Santo. Licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela FCCE-Católica, onde tem leccionado na área de Marketing. Fez o programa Inter Alpha: Management, Marketing and Finance do INSEAD, bem como o programa Marketing Distribuition and Food Retail da Cornell University. Foi directora do Pingo Doce.

Rita Torres Baptista, Director of Marketing and Communications, BES, Alumna'97