A Universidade Católica Portuguesa anuncia Nuno Fernandes, atualmente Professor de Finanças no IMD, como novo diretor da Católica Lisbon School of Business and Economics

Quarta, Maio 31, 2017 - 16:56

Nuno Fernandes, Professor Catedrático em Finanças no IMD, em Lausanne, na Suíça, especialista em finanças empresariais, corporate governance, e risco em mercados emergentes, vai ser o novo diretor da Católica Lisbon School of Business and Economics.

Com um percurso internacional ímpar, Nuno Fernandes é licenciado em Economia pela Universidade Católica e Doutorado em Gestão (Finanças) pela IESE Business School, em Espanha. É Professor Catedrático no IMD, em Lausanne, na Suíça, a Escola que ocupa o primeiro lugar no ranking de programas de executivos pelo Financial Times, onde dirige o programa Strategic Finance, entre outros programas customizados para empresas de referência internacional.

Antes de ingressar no IMD, foi Professor na CATÓLICA-LISBON, onde criou e dirigiu o Master in Finance (CFA Program Partner). Foi também Visiting Scholar na Columbia Business School, em Nova Iorque e membro do Advisory Committee do World Economic Forum.

O seu trabalho tem sido distinguido com vários prémios, tais como o prémio AEFIN, e uma bolsa do FDIC (o regulador americano para instituições financeiras). Em 2008 foi-lhe atribuída a Lamfalussy Fellowship, um galardão concedido pelo Banco Central Europeu aos melhores investigadores em finanças a nível mundial. Em 2015 recebeu o prémio do melhor paper do ano no Journal of Financial Intermediation.

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, destaca as razões da sua escolha para liderar a melhor Escola de Negócios portuguesa: “O perfil do novo diretor da Católica Lisbon School of Business and Economics reflete a estratégia da Universidade Católica Portuguesa em sustentar o seu desenvolvimento na atração de talento de elevado nível. Com um perfil notável na área de Finanças e com uma vastíssima experiência internacional na formação de executivos, na escola líder na Europa, o IMD (Suíça), o Professor Nuno Fernandes é o valor ideal para o momento de dinâmica que a Escola vive. Um líder ambicioso para um projeto único em Portugal e na Europa.”

Nuno Fernandes publica regularmente nos principais jornais académicos de referência, incluindo o Journal of Financial Economics, Review of Financial Studies, Journal of International Business Studies, Journal of Financial Intermediation, e Journal of Portfolio Management.

É, ainda, orador convidado em conferências na Ásia, Europa, Médio Oriente e América, e é um contribuinte regular para a imprensa mundial, onde se destacam o Financial Times e Wall Street Journal.

Nuno Fernandes toma posse em setembro.

Notícias relacionadas

Dez 10 2021
O Professor Ilídio Barreto, da CATÓLICA-LISBON, foi incluído no top mundial de cientistas mais influentes, elaborada pela Stanford University e publicada pela Elsevier. A lista abrange todas as principais áreas do conhecimento (da Física à Neurologia)...