Investigadores da CATÓLICA-LISBON foram a Boston para a maior conferência de gestão do mundo

Segunda, Setembro 2, 2019 - 13:41

Este mês de agosto, a CATÓLICA-LISBON esteve bem representada no encontro anual da Academy of Management, que teve lugar em Boston, no estado norte-americano do Massachusetts. Uma dúzia de professores e investigadores atravessaram o Atlântico até Boston para participar na maior e mais prestigiosa conferência a juntar peritos em gestão, com mais de 11 mil participantes vindos de todo o mundo. 

O 79.º encontro da Academy of Management tinha como tema "Understanding the Inclusive Organization" ("Compreender a Organização Inclusiva"), uma área importante de trabalho dentro da comunidade de investigação do CUBE, em especial para aqueles que trabalham na área de Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos, incluindo o trabalho do diretor da unidade de investigação do CUBE, David Patient

David Patient organizou um workshop de desenvolvimento profissional para alcançar os membros casa vez mais internacionais (e de fora da América do Norte) da Academy of Management, intitulado “Thinking of a Position Outside the US? Dos and Don’ts of International Business Schools” ("A pensar numa posição fora dos EUA? Sins e nãos das escolas de gestão internacionais". O workshop foi um de vários com temática internacional que foram oferecidos pela divisão de Comportamento Organizacional - a maior da Academy of Management, com mais de 6 mil members - através do seu Comité Global, que David Patient fundou em 2014. 

A presença de David Patient no encontro anual da Academy of Management também incluiu a sua última participação nas reuniões do Conselho de Governadores, agora que o seu mandato de três anos neste painel de 15 membros está a terminar. Em particular, David afirma que irá ver o seu trabalho no Comité Especializado de Conferências do Conselho como uma oportunidade única para marcar a diferença, em especial para procurar internacionalizar a organização e adaptar os seus serviços aos membros internacionais. 

"O comité já organizou conferências no Surrey, Reino Unido, e em Telavive, Israel, as primeiras conferências da Academy of Management fora da América do Norte na sua história de quase 80 anos. Estão a ser finalizados mais eventos na Eslovénia e no México, com conversações a decorrer para levar a Academy of Management ainda mais ao terreno", explica David. "Talvez a Coreia, Taiwan ou a Índia se sigam, ou outro local onde possamos oferecer uma experiência diferente aos nossos membros, que seja consistente com a qualidade que aprenderam a esperar da Academy of Management. Veremos!" 

Céline Abecassis-Moedas, diretora da Formação de Executivos na CATÓLICA-LISBON, foi não só uma palestrante convidada no workshop organizado por David Patient como também co-organizou um outro workshop, juntamente com a investigadora visitante da CATÓLICA-LISBON Lucy Gilson, intitulado “Moving Up the Academic Ladder: It’s Time for More Women Full Professors” ("Subir na escada académica: Está na hora de mais mulheres serem professoras catedráticas"). 

A investigadora de pós-doutoramento Christina Bidmon e René Bohsack, Professor Auxiliar de Estratégia e Inovação, venceram um prémio de Melhor Artigo em conjunto. René apresentou três artigos no encontro deste ano da Academy of Management, "sobre path dependency digital, inovação de modelos de negócios, e a mudança de ideias dos CEOs da indústria automóvel alemã". Foi um artigo sobre este último tema que valeu a Christina e René o prémio de Melhor Artigo da Organizations and Natural Environment (ONE) Division da Academy of Management. Christina também aproveitou a conferência para convidar e ligar-se a possíveis participantes na conferência GRONEN 2020 sobre sustentabilidade na era digital, que será recebida pela CATÓLICA-LISBON em junho de 2020. 

Ainda na Academy of Management Annual Meeting, Francesco Sguera, da CATÓLICA-LISBON, recebeu um prémio Best Scholarly Paper atribuído pela divisão MSR da Academy of Management, pelo seu artigo "A Roadmap for State Mindfulness Research". Francesco Sguera co-autorou o artigo com dois antigos investigadores da CATÓLICA-LISBON, Andrew Hafenbrack e Samantha Sim. 

Notícias relacionadas

Out 26 2021
O Professor Auxiliar Nicolò Bertani, que se juntou ao corpo docente da CATÓLICA-LISBON este ano, viu o seu trabalho reconhecido pela Decision Analysis Society (DAS) da INFORMS. Nicolò, que obteve o seu Doutoramento em Decision Sciences no INSEAD, venceu...
Ago 27 2020
Omar El Nayal, professor e investigador da CATÓLICA-LISBON, foi distinguido pela Divisão de Gestão Internacional da Academy of Management (AOM) como um dos nomeados para o prémio de melhor dissertação de doutoramento. Esta nomeação prestigiada foi...