Press News & Events

Tecnologia na inovação do comércio de moda e de luxo!

Segunda, Abril 30, 2018 - 01:00
Publicação
Jornal de Negócios

O comércio eletrónico é visto como uma ameaça às lojas físicas e o comércio tradicional está a atravessar momentos muitos difíceis, particularmente no setor da moda e do luxo.

Mercados, plataformas online, ofertas personalizadas, gabinetes de prova virtuais e outras inovações são exemplos da transformação digital do negócio de moda, no qual novos conceitos, "players" e modelos estão a surgir, num esforço determinado para combater a crise no setor. 

O comércio eletrónico é visto como uma ameaça às lojas físicas e o comércio tradicional está a atravessar momentos muitos difíceis, particularmente no setor da moda e do luxo. Contudo, a tecnologia não é apenas uma ameaça para o comércio, pois também proporciona oportunidades. Os "players" tradicionais estão a investir em comércio eletrónico para reforçar a sua oferta omnicanal: o WalMart adquiriu recentemente a ModCloth e a Bonobo. Além disso, a Amazon - líder nos Estados Unidos no comércio de roupa a retalho desde 2017 - está a reforçar o seu domínio no setor através da criação de oito linhas de produtos de marca própria, do lançamento da sua assistente pessoal Alexa (Echo) e dos investimentos em start-ups de tecnologia de moda. Ao mesmo tempo, têm surgido formatos muito inovadores, como é o exemplo da Farfetch, uma plataforma online que exibe lojas de luxo independentes e lhes dá acesso a um mercado global.

As vendas online de moda cresceram para níveis inesperadamente elevados, sobretudo tendo em conta as especificidades do setor (a necessidade de tocar e experimentar as roupas). Consequentemente, a ênfase tem sido colocada no desenvolvimento de soluções inovadoras que tornem os produtos apresentados no ecrã mais apelativos e limitem o número de devoluções. Várias start-ups investiram em desenvolvimentos como, por exemplo, o Easysize (uma tecnologia big data para definir tamanhos) ou o Fittizzy (uma solução baseada em modelos 3D), para facilitar a seleção de produtos sem ter de os provar fisicamente. 

Os limites que separam o comércio físico e o digital estão a tornar-se cada vez mais difusos, tal como ilustra a aquisição pela empreendedora Farfetch dos grandes armazéns londrinos Brown's em 2015, trabalhando com base no princípio de que uma compra de moda é muito uma experiência física. Além disso, a experiência de compra envolve muitas vezes uma combinação de fases que ocorrem online e numa loja física: ROPO (Research Online, Purchase Offline [pesquisar online, comprar offline]) ou "showrooming" (visitar lojas para comprar depois online).

Por último, a tecnologia está a desempenhar um papel cada vez mais importante nas lojas físicas, em que transforma a experiência do consumidor. Um exemplo de tecnologias inovadoras são os espelhos mágicos para provar roupas de maneira virtual, a realidade aumentada, os terminais "selfie" e as caixas de pagamento sem contacto, entre muitas outras tecnologias. Pouco a pouco, a loja física está a tornar-se mais num destino para experiências e menos num mero ponto de venda. As novas tecnologias desempenham um papel precioso a tornar a loja mais "user-friendly". O papel de aconselhamento está a tornar-se cada vez mais importante na experiência de consumo. Embora este papel seja desempenhado por uma pessoa física, é frequente ele ser orientado por conhecimento sobre o cliente, que resulta da análise de dados. A informação sobre o cliente que é recolhida e analisada pode igualmente ser usada para personalizar o produto em termos do seu estilo, tamanho e adequação geral. 

Este é um exemplo dos temas que em termos de ensino, "research" e investigação fazem parte das actividades  do Center for Technological Innovation and Entrepreneurship da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Católica Lisbon, a ser inaugurado no dia 8 de maio.

 Céline Abecassis-Moedas, Associate Professor na Católica Lisbon School of Business and Economics. 

Related Press News

03/01/2022 - 09:50
Observador
A história dos efeitos duma crise no emprego e no rendimento escreve-se olhando tanto para os empregos destruídos durante a crise como para os empregos criados durante a recuperação. Na passagem de ano comemos 12 passas e pedimos 12 desejos. Muitos...
28/12/2021 - 09:49
Jornal de Negócios
A conjuntura pandémica atual, que exibe um novo pico de infeções no final do mês de dezembro, mais as pressões inflacionistas que se sentem na Economia global são fontes importantes de preocupação e provavelmente serão tema de discussão na campanha para...