Gestão Estratégica e Criação de Valor (GE)

Patrícia Rodrigues

E-mail: prodrigues@ucp.pt

Tel: (+351) 217 214 220

11ª edição: início a 23 de outubro de 2018

Calendário: download aqui

Horário: 3ª e 5ª feiras, 14h30-18h30

Duração do programa: 48 horas

candidaturas a decorrer

A criação de valor constitui o objetivo fulcral da Gestão. Os caminhos para a sua obtenção, maravilhando acionistas e satisfazendo clientes, fornecedores, colaboradores e demais stakeholders, revelam-se cada vez mais complexos e difíceis num Mundo caracterizado por frequentes e, por vezes, dramáticas mudanças (desde tecnológicas a sociais). Compete à gestão estratégica a definição desses caminhos para a criação de valor nas empresas. Neste Mundo em mudança, o desenvolvimento de competências em gestão estratégica afigura-se crucial para as empresas e para os gestores.

O GE é um programa com um formato inovador (ver Metodologia) que sintetiza o state-of-the-art da gestão estratégica, sendo baseado nos modelos e técnicas validados pela melhor investigação científica internacional (sem perder tempo com modas ou mitos) e, por outro lado, totalmente empenhado na aplicação prática e concreta dessas sólidas bases conceptuais. Grandes desenvolvimentos teóricos ocorreram nos últimos anos no domínio da Gestão Estratégica, tornando muitos modelos e frameworks tradicionais incompletos, senão mesmo obsoletos. O GE incorpora esses avanços notáveis da ciência. E fá-lo de modo verdadeiramente prático e simples, demonstrando, sessão a sessão, as implicações concretas de tais avanços através da discussão de casos empresariais notáveis e treinando os Participantes na aplicação dos conhecimentos adquiridos através de um sofisticado simulador de criação de valor.

Assim, beneficiando de um capital de experiência e de sucesso acumulado num elevado número de programas para Executivos, o GE proporciona, aula a aula, modelo a modelo, caso a caso, uma experiência única e inolvidável de aprendizagem dos novos caminhos da Gestão e da Estratégia, desde a determinação da orientação geral futura da Empresa à determinação do contributo de cada área funcional da Gestão (do Marketing à Gestão de Operações, de Finanças à Gestão de Recursos Humanos), para a criação de valor. Tal experiência é vivida, em todas as sessões, de forma simultaneamente profissional e divertida.

Principais Benefícios

• Uma visão integrada e de topo da gestão;
  • Compreensão aprofundada do processo de criação de valor;
  • O desenvolvimento da capacidade de formulação de estratégias competitivas;
  • A intensificação da capacidade de integração de diversas áreas funcionais da Gestão;
  • A consolidação das capacidades de persuasão e de trabalho em equipa.

Metodologia

O programa Gestão Estratégica e Criação de Valor visa desenvolver capacidades avançadas de criação de valor através de um formato totalmente inovador, intercalando sessões de tipo tradicional (exposição teórica, exercícios de aplicação, estudo de casos) com sessões envolvendo um sofisticado simulador de criação de valor (permitindo aos participantes a oportunidade imediata de aplicação dos conhecimentos adquiridos). O desejável equilíbrio entre teoria e prática é assegurado pela afetação de cerca de metade da duração do programa às atividades de treino desenvolvidas com o simulador, permitindo-se, assim, aos Participantes a consolidação das competências de forma sólida e (como tem sido sempre referido nas edições passadas) divertida. Todos os casos utilizados são relativos a empresas de cada notoriedade internacional e de enorme relevância atual, incluindo situações de sucesso e de fracasso.

O State-of-the-Art da Gestão Estratégica

• A Nova Lógica de Criação de Valor;
  • Corporate, Business e Functional Strategies;
  • Determinação das Core Competencies;
  • Dynamic Capabilities View;
  • I/O Model;
  • Opportunity Formation;
  • Resource-Based Theory;
  • Selection Theory;
  • Upper Echelons Theory;
  • Vantagem Competitiva: uma Nova Perspetiva.

Pedro Pedroso Rodrigues

Responsável de Planeamento e Controlo da Unidade de Gás Natural, Galp Energia
Gestão Estratégica e Criação de Valor
"A minha experiência neste curso foi extremamente gratificante..."